tecnologia na saúde

O que minha clínica ganha com imagens médicas na nuvem?

Para esta pergunta “O que minha clínica ganha com imagens médicas na nuvem?” há pelo menos 5 benefícios que conseguimos apontar, como: economia, organização, segurança, agilidade e flexibilidade.

Vamos detalhar melhor cada um deles para que você visualize o potencial da tecnologia em nuvem no gerenciamento de sua clínica.

Veja a seguir!

Economia

Manter os exames de imagens de seus pacientes na nuvem pode representar uma redução de custos significativa. E isto é uma prioridade para qualquer serviço de imagem.

Se você administra uma clínica e considera ter um servidor próprio, pense apenas no quanto irá gastar com hardware e com ar condicionado. Além do investimento inicial, há o custo recorrente com energia, que está longe de ser irrelevante.

Um outro detalhe é a possibilidade de eliminar o custo com impressoras, filmes, CDs, servidores locais ou outra forma de armazenamento mais antiga.

Serviços na nuvem são cobrados na medida da utilização e necessidade, evitando imobilização de capital.

A remessa e o recebimento de exames constituem uma outra frente de economia.

Levando em conta que não há mais a operação física, elimina-se um custo e todas as informações ficam registradas e disponíveis online. Aqui entramos em um segundo benefício: organização.

Organização

Armazenar exames impressos ou outro meio físico como CDs ou servidores locais pode representar um verdadeiro caos no dia a dia de uma clínica. Isso limita o crescimento e causa angústia e incertezas em gestores e médicos.

Dispor de uma rotina organizada, com padrões e processos, é um dos fatores que permite o crescimento de uma organização. E uma clínica segue exatamente o mesmo padrão.

Um fluxo de trabalho lógico e pensado para funcionar de forma estruturada é um dos atributos das soluções na nuvem. O gerenciamento de imagens médicas ou mesmo a administração das rotinas passam a ser muito mais previsíveis.

Com as informações armazenadas em um único sistema, que tenha controle sobre as etapas (realização do exame, laudo e liberação) e registros do processo, é possível expandir os negócios sem perder noites de sono com questões de tecnologia e sistemas.

E aqui já damos o passo para o terceiro benefício: segurança.

imagens médicas na nuvem

Segurança

Você é especializado em TI ou possui uma equipe dedicada à segurança da informação? Se a resposta for não, é bem provável que com uma solução na nuvem isto deixe de ser uma preocupação.

Como segurança é um aspecto crítico (estamos lidando com informações pessoais e sensíveis do paciente), esta é uma prioridade de qualquer sistema que administre informações de terceiros.  

É muito mais confiável contratar um serviço especializado, se comparado a manter um servidor local, que dificilmente terá um sistema e protocolo de proteção de dados no mesmo nível que uma solução especializada.

Banco de dados separados para armazenar as imagens e os dados pessoais dos pacientes e sistemas de backups são algumas das funcionalidades que podem garantir a confidencialidade e preservação dos dados. E, com isso, chegamos ao nosso quarto benefício: agilidade.

Agilidade

Manter as imagens médicas na nuvem garante o acesso rápido e prático para médicos e pacientes, independente de onde o exame for realizado.

Feito o upload, os exames passam a ficar disponíveis para as pessoas autorizadas a acessá-los. Basta uma conexão à  internet e um computador, tablet ou smartphone.

Exames de imagem complexos podem ser enviados ou compartilhados por diferentes profissionais, garantindo uma avaliação rápida ou mesmo uma segunda opinião médica.

A agilidade é um benefício para uma clínica, uma vez que proporciona uma capacidade de cuidado muito mais efetiva dos pacientes.

Mas também precisamos pensar no profissional de saúde, e o nosso quinto benefício fala exatamente disso: flexibilidade.

Flexibilidade

Já pensou na comodidade de poder acessar suas imagens sem sair de casa? Manter suas imagens médicas na nuvem evita deslocamentos desnecessários e está completamente em sintonia com a era dos dispositivos móveis.

Você pode acessar de qualquer lugar e a qualquer hora os exames de seus pacientes. É um grande diferencial para quem busca qualidade de vida e a comodidade de poder trabalhar em diferentes horários ou espaços físicos.

Há ambientes de trabalho que muitas vezes dificultam a concentração. Se for este o seu caso, escolha um lugar bem calmo, acesse seu computador e avalie o exame que quiser, no seu tempo e silêncio. Com certeza vai melhorar seu rendimento e sua concentração.

E você, já ouviu falar desse tipo de armazenamento ou conhece algum outro benefício que não mencionamos no post?

Comente e compartilhe sua opinião conosco!

Sobre os autores:

Dr. Gustavo Meirelles, radiologista, co-fundador da Ambra Saúde

Dr. Roberto Cury, cardiologista, especialista em imagem cardíaca, co-fundador da Ambra Saúde

Cadastre-se e receba gratuitamente dicas exclusivas de Gestão em Saúde e Tecnologia:  

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus