Para Secretárias

O que considerar ao contratar um software de gestão de consultório?

Uma gestão de consultório eficiente preza pela organização de seus processos, atendimento de qualidade aos pacientes e avaliação contínua das rotinas implantadas.

Nesse sentido, a escolha de um software de gestão clínica deve atender às principais demandas gerenciais, ser de fácil entendimento e propiciar relatórios de acompanhamento das atividades.

Por isso, é importante ter em mente quais informações serão necessárias ao contratar um software de gestão de consultório.

Continue a leitura deste post e conheça os principais requisitos no momento de informatizar o seu consultório!

Prontuário de pacientes de fácil acesso

Para agilizar o atendimento dos pacientes, é imprescindível a implantação do prontuário eletrônico e que ele esteja inserido dentro da plataforma de informática. A acessibilidade aos dados do paciente também é um ponto a ser avaliado.

Se o acesso for dificultado pelo grande número de janelas para se ter acesso ao prontuário, você deve repensar essa contratação. Em geral, os profissionais clínicos ficam satisfeitos quando necessitam de poucos cliques para executar o que é desejado. O acesso pela internet é imprescindível, pois só assim você consegue consultar os dados dos pacientes de onde estiver e assim tirar dúvidas ou se preparar para a consulta.

Além disso, deve-se sempre considerar a integração dos dados clínicos e medicamentosos dos pacientes para garantir agilidade no atendimento e aumentar o tempo dedicado à escuta dos problemas de saúde.

Possibilidade de backup das informações

A segurança na inserção e transmissão de dados é uma premissa que deve ser bem detalhada pelos consultores do software. O acesso deve ser limitado por senhas, as informações, criptografadas, e as medidas em caso de pane elétrica devem ser bem detalhadas.

Ademais, verifique como é realizado o backup das informações do sistema. Considerando que o Conselho Federal de Medicina preconiza que o armazenamento de dados seja maior que cinco anos, os recursos tecnológicos para tal finalidade devem ser eficazes.

Contratar software de gestão de consultório

Emissão de relatórios importantes

Um software para gestão de consultório precisa fazer levantamentos dos processos, custos e receitas da instituição. Para tanto, é imprescindível que na hora de escolher seu sistema ideal o gestor avalie os tipos de relatórios e as formas de alimentação do sistema.

Informações sobre o número de atendimentos, frequência de absenteísmo, percentual de glosa dos convênios, dentre outras demandas, devem ser discutidas junto ao analista do serviço de informática.

Assim também a possibilidade de inserir dados da equipe de colaboradores, previsão de férias, controle de solicitação para exames periódicos e outras informações pertinentes para o bom funcionamento do consultório.

A emissão de relatórios é crucial para acompanhar o crescimento do seu consultório.

Suporte contínuo da empresa de software

Uma empresa de software para gestão clínica deve prover consultoria antes, durante e após o processo de implantação. No primeiro momento, os consultores irão analisar a implantação e readequar, quando possível, às necessidades da sua clínica.

Em um segundo momento serão levantados os problemas inerentes à implantação, treinamento dos funcionários e acompanhamento das metas propostas conforme negociação em contrato.

É igualmente crucial que os consultores sejam sempre acionados e estejam dispostos em casos de falha não prevista ou mudanças nas configurações que implicam novos treinamentos.

A gestão de consultório, quando realizada corretamente, garante produtividade da empresa e assistência clínica de qualidade. Assim, a implantação de um software que organiza todos esses processos é uma estratégia que diferencia positivamente no mercado as clínicas que optam por essa ferramenta.

Para que a implantação seja eficiente, é preciso que o gestor atente para os requisitos que poderão indicar a melhor plataforma, como acesso fácil aos prontuários, possibilidade de backups, emissão de relatórios, além de suporte contínuo da empresa.

Agora que já entendeu os requisitos necessários para a implantação de um software de gestão de consultório, entre em contato conosco e conheça nossa plataforma gratuitamente!

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