avanços tecnológicos na medicina

O poder da tecnologia aplicada à saúde

Os avanços da tecnologia aplicada à saúde têm trazido muitos benefícios para os profissionais da área.

Eles não se restringem somente a aparelhos eletrônicos e aplicativos digitais, mas também incluem tecnologias alternativas que têm o intuito de melhorar a vida das pessoas.

Para saber como aplicar a tecnologia na área da saúde, clique aqui.

Um bom exemplo é a área da medicina diagnóstica, em que a medicina e a tecnologia se unem para oferecer aquilo que há de melhor aos pacientes, reduzindo o tempo de recuperação, diminuindo a ocorrência de procedimentos invasivos e agilizando exames e resultados.

A tecnologia aplicada à saúde e à medicina tem revolucionado os processos de diagnóstico e o tratamento de doenças.

O objetivo é melhorar e prolongar a vida dos pacientes, além de facilitar o trabalho de profissionais da saúde.

Veja como a tecnologia tem influenciado – e melhorado – a área da saúde:

Avanços da tecnologia aplicada à saúde

Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e suas novas descobertas, a medicina diagnóstica evoluiu bastante favorecendo tanto pacientes quanto médicos, umas vez que exames, procedimentos e resultados tornaram-se mais simples, rápidos e seguros.

Além disso, a precisão dos diagnósticos melhorou bastante, diminuindo as chances de erros e possibilitando uma maior exatidão na escolha do tratamento mais adequado para determinada patologia.

tecnologia aplicada a saude tomografia

Prevenção

As novas formas de execução de exames são essenciais para prevenir doenças e agravamento de problemas.

O que anos atrás era praticamente impossível de detectar, hoje pode ser identificado em pouco tempo sem a necessidade de procedimentos invasivos, agressivos e dolorosos.

A ressonância magnética, a tomografia computadorizada e o PET-CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons ou, conforme a sigla em inglês, Positron Emission Tomography) são bons exemplos de como os avanços tecnológicos têm auxiliado a medicina.

A tecnologia médica permite identificar tumores com menos de dois milímetros em fase inicial, o que facilita o tratamento e aumenta significativamente as chances de cura.

Através de exames específicos, o médico pode mapear localização exata de tumores e das células cancerígenas, o que facilita a tomada da decisão correta quanto ao tipo de tratamento a ser adotado.

Gestão e eficiência

A tecnologia aplicada à saúde também é capaz de gerar benefícios indiretos aos pacientes e diretos ao profissional de saúde e sua equipe, tornando a prática médica muito mais eficiente e prazerosa.

Através da Tecnologia da Informação, sistemas de gestão tem ajudado os médicos a gerenciar seus consultórios e oferecer um atendimento com mais qualidade aos seus pacientes.

Esse tipo de sistema oferece mais tranquilidade e transparência ao profissional da saúde, pois organiza – e otimiza – todas as tarefas administrativas dentro da clínica ou do consultório.

Através dos preceitos da eficiência em gestão, estes sistemas organizam o agendamento das consultas, os prontuários eletrônicos e até gestão financeira da clínica, proporcionando muitos benefícios ao profissional de saúde e sua equipe nas tarefas do dia a dia da prática médica.

Utilizar um prontuário eletrônico garante a segurança dos seus dados e torna o atendimento mais fácil e eficiente. Veja aqui.

Teste Grátis: Conheça e experimente o iClinic por 14 dias gratuitamente. Clique aqui!

Empoderamento dos Pacientes

A popularização das tecnologias também atinge os pacientes.

Cada vez mais eles têm acesso a novos dispositivos, plataformas e meios de cuidar de sua saúde.

Um ótimo exemplo são os wearables. Esses dispositivos vestíveis podem ser utilizados para medir qualidade do sono, quantidade de calorias gastas por dia, número de passos e frequência cardíaca.

Os pacientes podem compartilhar todos esses dados capturados com seu médico e verificar o andamento de um tratamento.

Outra tecnologia que afeta diretamente os pacientes é a tecnologia mobile. Novos aparelhos, smartphones, e, principalmente, aplicativos, são desenvolvidos para a área da saúde.

Para se ter uma ideia, estudos verificaram que a utilização da tecnologia mobile por pacientes com doenças graves ajuda na melhora deles e na confiança com o sucesso do tratamento.

Isso sem falar da utilização das redes sociais para tirar dúvidas sobre saúde e a interação entre médicos e pacientes por meio de plataformas online.

Mapeamento genético

A combinação da tecnologia com a ciência médica também permite diversos diagnósticos por meio do mapeamento do DNA.

O mapeamento possibilita a identificação de alterações nos genes, que podem indicar tumores, doenças hereditárias e outras condições graves. Esse pode ser um grande avanço, afinal, será possível “prever o futuro” do paciente e já tomar medidas preventivas antes que uma doença o acometa.

Esse fator é imprescindível para escolher a melhor forma de tratamento a ser seguida, pois facilita e torna mais segura a tomada de decisões de especialistas antes mesmo do surgimento das patologias.

Tratamento dos pacientes

Os avanços em equipamentos e diagnósticos também permitem procedimentos mais precisos e seguros na maioria dos tratamentos.

Mesmo coisas simples, como uma sutura, pode ser melhorada com a tecnologia.

Por meio de equipamentos de última geração, o médico consegue visualizar todo o corpo humano em três dimensões e de maneira nítida, o que torna as intervenções rápidas e pontuais.

Por exemplo, hospital dos Estados Unidos estão utilizando a Realidade Aumentada e a tecnologia de imagens 3D na realização de cirurgias. Especialmente em regiões delicadas, como cérebro e olhos, essa ferramenta torna o trabalho dos médicos menos desconfortável e evitando que apenas microscópios sejam utilizados.

E na medida em que o tempo passa, a medicina torna-se mais acessível, permitindo que o que as novas tecnologias estejam ao alcance de todos.

Assim, aos poucos, ocorre uma melhora na vida de pacientes e familiares, reduzindo a demora com resultados, tratamentos, internações e, principalmente, na cura de diversas doenças.

Isso também permite o empoderamento dos pacientes, tornando-os responsáveis por seu estado de saúde e engajados com o tratamento prescrito pelo profissional de saúde.

Por mais que essas inovações pareçam distantes da sua realidade, é possível aplicar várias dessas tecnologias no cotidiano do seu consultório.

Seja uma simples mensagem enviada para os pacientes confirmando a consulta, uma interação por meio das redes sociais ou mesmo a informatização de todos os dados e processos da clínica, isso com certeza vai fazer a diferença para seu paciente.

Leia este livro sobre Tecnologia na Saúde e esteja sempre à frente na sua área!

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus