10 dicas para médicos

Médicos experientes dão 10 dicas para médicos em início de carreira

A medicina é uma profissão desafiadora, e quem está recém-formado pode ter muitas dúvidas por onde começar.

Conciliar os horários da residência com os plantões, aprimorar o relacionamento com os pacientes, ter autoconfiança durante os atendimentos e aproveitar as oportunidades são alguns dos desafios enfrentados pelos novos médicos.

Pensando nisso, entrevistamos nossos clientes mais experientes e compilamos uma valiosa série de dicas para médicos em início de carreira, destacando tudo aquilo que pode ser útil na sua nova profissão. Confira:

1. Peça ajuda sempre que necessário

Durante o período de internato ou residência o médico passa a conhecer o dia a dia da profissão na prática. Neste período, as dúvidas são muitas, algo completamente normal e acontece com todos. Afinal, depois de vários anos dentro da sala de aula e estudando os livros, enfrentar casos reais pode ser impactante e bastante desafiador.

Médicos experientes lembram que erros resultam em responsabilização e podem causar danos irreparáveis aos pacientes e, exatamente por isso, é preciso pedir ajuda aos colegas sempre que tiver alguma dúvida.

Por isso, em qualquer dúvida, nunca hesite em pedir auxílio a um colega mais experiente.

2. Faça perguntas simples e objetivas ao paciente

Outra dica importante é, antes de examinar a um paciente, buscar as informações de que necessita através de conversas práticas e resumidas.

Investigue de maneira objetiva, tentando moldar suas perguntas e vocabulário de acordo com o grau de instrução do paciente.

É muito importante se adaptar ao que o paciente está acostumado para que ele forneça as informações que você precisa para fazer o diagnóstico. Principalmente em regiões mais carentes, é preciso ter esse cuidado com a linguagem e evitar termos científicos.

3. Seja engajado e tenha um bom relacionamento com o grupo

Esforce-se para fazer parte do grupo em que está desenvolvendo seu internato ou residência.

Aproveitar ao máximo de uma equipe multidisciplinar com outros profissionais de saúde é fundamental, portanto desenvolva um bom relacionamento com todos.

Essa sensibilidade é fundamental, pois uma equipe unida fará um bom trabalho ao seu lado.

4. Faça parte do jogo, retribua

Esteja atento e disposto a ajudar aqueles que também estiverem com dúvidas ou precisando de algum tipo de auxílio.

É compartilhando e fazendo parte da equipe que se adquire conhecimentos de valor incalculável e se descobre o prazer da colaboração entre todos do grupo.

5. Ofereça tratamento adequado ao paciente

Outra dica muito importante é assegurar-se de que o tratamento escolhido é o mais adequado à saúde e bem-estar do seu paciente.

Neste ponto, sejam um bom amigo da família e siga à risca o código de ética da profissão.

Também é importante alinhar as expectativas do seu paciente.

Se você diz que ele precisa ficar no hospital por sete dias e no quinto ele já recebe alta, ele vai dizer que você é o melhor médico que o atendeu. Mas, se você fala que a internação vai durar três dias, e, na verdade, leva cinco, seu paciente vai ficar frustrado.

Melhor ainda, utilize como parâmetro a evolução do quadro do paciente ao invés de tempo. Assim, o paciente já alinha as expectativas de acordo com a melhora do quadro.

dicas para medicos em inicio de carreira

6. Aproveite as oportunidades

Valorize e aproveite todas as oportunidades que estiverem ao seu alcance.

Dessa forma, o médico iniciante adquire conhecimentos e experiência inestimáveis, que farão grande diferença no futuro da sua carreira.

Aproveite a estrutura do hospital em que você está trabalhando, tire dúvidas com médicos mais experientes, conheça outros casos e troque informações com os demais profissionais da saúde.

Você vai adquirir muitos conhecimentos nessa vivência prática.

7. Atualize-se sempre

Principalmente para médicos em início de carreira, existem várias maneiras de adquirir mais conhecimentos em sua área e, com isso, conseguir destaque na profissão.

Cursos intensivos, seminários e congressos, por exemplo, são grandes oportunidades de estreitar relacionamentos e discutir as últimas descobertas e novidades do setor.

Quanto mais conhecimento for obtido, mais confiança o profissional da saúde terá para realizar diagnósticos e tratamentos precisos e, assim, conquistar o respeito e a admiração de colegas e pacientes.

8. Desfrute de seu internato e residência

Aproveite cada momento do seu período no hospital!

É um trabalho árduo, mas muito gratificante, que lhe oferecerá as bases para uma carreira sólida, feliz e bem sucedida na Medicina.

9. Tenha uma vida ativa e saudável fora do ambiente de trabalho

Essa é uma das dicas para médicos em início de carreira que fazem a diferença no futuro, daqui 20 anos de profissão.

Muitas vezes o excesso de trabalho e os acontecimentos ligados a ele ficam na mente. Procure conversar com a família, os amigos e ter uma vida social que lhe permita espairecer, para evitar sobrecargas.

Hobbies, esportes e atividades em grupo com amigos também ajudam a relaxar. O excesso de assuntos pairando na mente acaba levando coisas importantes ao esquecimento, segundo os médicos experientes.

10. Organize-se

Você sabe, o dia a dia de um médico é muito corrido. Vários compromissos em lugares diferentes, sem contar o tempo para estudar, ter uma vida pessoal e se dedicar à carreira.

Por isso, é essencial que você aprenda a se organizar desde muito cedo.

Conte com as ferramentas disponíveis para gerir sua agenda e não perder nenhum compromisso.

Quando você começar a pensar em abrir seu próprio consultório, é essencial procurar por softwares para gestão de consultórios e clínicas. Esse tipo de sistema o ajudará a simplificar tarefas, gerenciar seus pacientes de maneira mais efetiva para ganhar tempo e conquistar bons resultados no seu trabalho.

Teste Grátis: Conheça e experimente o iClinic por 14 dias gratuitamente. Clique aqui!

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

comments powered by Disqus