Como o marketing sensorial na clínica influencia a percepção do paciente?

Como o marketing sensorial na clínica influencia a percepção do paciente?

Principais tópicos

O marketing sensorial permite criar um elo emocional com os seus pacientes. Veja como implementá-lo na sua clínica agora mesmo

Não está com tempo para ler o conteúdo? Que tal escutar o artigo no formato de áudio? Experimente aqui:

O marketing sensorial é uma ferramenta muito utilizada por marcas e produtos para criar um elo emocional com os seus consumidores.

  • Você já sentiu um perfume que te fez relembrar determinada loja de roupas?
  • Já sentiu um gosto que é peculiar a algum alimento?
  • Já associou cores específicas a uma marca?

Todas essas são ferramentas do marketing sensorial e você também pode implementar essa estratégia na sua clínica para conquistar cada vez mais pacientes.

O que é e para quê serve o marketing sensorial?

O marketing sensorial é uma técnica que se utiliza dos sentidos para a construção de relacionamentos entre as pessoas, as coisas e os ambientes que os cercam, com o objetivo de expandir a experiência sobre uma marca, produto ou serviço.

Também chamado de Brandsense, é uma vertente do Branding e tem como principal finalidade estabelecer uma relação sentimental com o seu público, a partir do afloramento dos sentidos.

A propaganda em torno do que se vende vai além da funcionalidade, da qualidade e das características normais dos produtos ou serviços.

No geral, são estimulados os cinco sentidos mais reconhecidos do organismo humano: visão, audição, olfato, paladar e tato.

Por que adotar o marketing sensorial na clínica?

Hoje os pacientes não só procuram um atendimento técnico de qualidade por um preço justo. Eles buscam também bem-estar, segurança, tranquilidade e confiança ao serem atendidos por um profissional da saúde.

O marketing sensorial vai atuar exatamente na construção dessas sensações nos pacientes, através de estímulos emocionais gerados por objetos, cores, aromas e sons do ambiente.

Com ele, os pacientes se sentirão mais seguros, confortáveis e tranquilos e terão maior interesse em retornar ao seu consultório.

marketing sensorial na clinica medica

Como aplicar o marketing sensorial no consultório?

O objetivo do marketing sensorial na clínica ou no consultório médico é também desmistificar a ideia da ida ao médico como uma situação de desconforto e de ansiedade.

O que pode ser explorado, logo na recepção ou na sala de espera, é a organização dos elementos ali inseridos e a utilização de tons neutros, evitando que o aguardar para ser atendido seja desconfortável ou piore o estado emocional do paciente.

Caso a sua clínica tenha um logotipo, é interessante que ele seja a primeira imagem com a qual os pacientes estabeleçam contato visual. Desta forma ela estará diretamente relacionada à experiência e será possível fortalecer a ligação sensorial do paciente com o consultório.

Outro ponto a ser explorado para a sala de espera é oferecer de distrações como televisão, som ambiente, revistas e jornais para leitura.

Nos demais ambientes, a regra se mantém. Principalmente na organização do material que será utilizado durante a consulta, pois o paciente costuma associar a aparência e a distribuição de tais utensílios com a qualidade de seu atendimento.

Para contribuir com a sensação de segurança e confiança, é essencial que todos os ambientes do consultório estejam limpos e bem organizados

A sugestão é que a decoração da clínica (móveis planejados, sofás e poltronas confortáveis) seja escolhida de modo a facilitar o livre acesso dos pacientes.

A iluminação também é importante e deve estar funcionando perfeitamente. Uma luz queimada ou mal conectada também pode causar má impressão.

A tranquilidade e o bem-estar também são proporcionados pela quantidade adequada de adornos e objetos de decoração, de forma a evitar excessivo estímulo visual.

Mas é preciso equilíbrio para não passar a impressão de frieza e esterilidade: vale acrescentar alguns detalhes que aproximem o médico do paciente, como quadros, esculturas e arranjos de flores, todos com cores mais neutras, como amarelo claro, bege e branco.

Por fim, evite também maus odores no consultório e procure sempre aromatizá-lo com essências suaves e agradáveis ao olfato. Você pode até desenvolver uma essência personalizada para seu consultório, com certeza os paciente vão perceber esse cuidado.

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online