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Marketing digital para médicos e clínicas: 5 dicas para o sucesso

Prestadores de serviço têm na qualidade do seu trabalho um dos argumentos para conquistar pacientes. Mas de nada adianta oferecer um excelente serviço se as pessoas não conhecerem a sua clínica ou consultório, não é? É por isso que o marketing digital para médicos é importante hoje.

A internet hoje é um dos principais meio de buscar informação. Na hora de contratar um serviço, é na web que as pessoas pesquisam, inclusive quando buscam consultas médicas. Ficar fora dessa rede é limitar suas opções de atuação e deixar terreno livre para que seus concorrentes ganhem mercado.

Ao contrário do que pode parecer, o marketing digital para médicos pode ser iniciado a partir de ações simples, de baixo custo e com grande potencial de retorno. Veja a seguir algumas dicas indispensáveis para montar uma estratégia de sucesso para a sua clínica ou consultório:

1. Conheça seu público-alvo

Geralmente, quando falamos de “paciente” temos a impressão de um termo que engloba todo mundo. Porém, tratando-se de um consultório ou clínica médica, é necessário pensar em segmentação. E no meio médico isso é bastante plausível de se fazer.

Afinal, pode-se criar um centro de tratamento com preços populares ou uma unidade em que as ofertas de serviços levam à cobrança de consultas mais caras. Só nesse caso temos dois públicos diferentes. E você pode ir além: tratar idosos, cuidar de crianças, lidar apenas com fraturas ósseas, etc.

Nesse aspecto, é importante conhecer quem é o público-alvo da sua clínica ou consultório para que possa criar uma estratégia de marketing direcionada às pessoas com quem pretende se relacionar. O seu trabalho será mais eficiente e com maior chance de sucesso.

2. Crie um blog

Muitos médicos veem o Google como uma dor de cabeça: várias pessoas consultam informações lá e passam a se achar especialistas em medicina. Mas o buscador pode ser um grande aliado da sua clínica ou consultório.

Para se achar um médico, a pessoa precisa de informações – e buscar  por elas. Então, o Google  se torna a fonte desses dados. Monte um blog e passe a oferecer conteúdos relevantes, como dicas de saúde, análises e até curiosidades médicas que podem ser usadas no marketing de sua clínica.

Além de contribuir com a circulação de boas informações, também passa a ser visto como uma autoridade sobre os assuntos da sua área.

3. Aposte no e-mail marketing

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O e-mail está presente na vida das pessoas desde os primórdios da internet e até hoje não perdeu a sua força. Pelo contrário, ainda é uma ferramenta de comunicação bastante utilizada diariamente. Por isso, é um recurso bastante usado no marketing digital.

Com uma estratégia bem definida e uma newsletter elaborada e personalizada, é possível aproximar essa relação, oferecer textos exclusivos e gerar ainda mais interesse, fator que contribui para a conquista de novos pacientes.

4. Cuide do seu site

O site da sua clínica ou consultório deve ser usado sempre como uma extensão das suas ações para se ter mais pacientes. Ele deve ser preparado para ser lido nos diferentes formatos de tela – computador, notebook, smartphone, tablet, etc.

Além disso, tenha links para o seu blog, perfis nas redes sociais, dados sobre os tratamentos e consultas oferecidos, canais de contato e endereço. Se uma pessoa chegou ao seu site é porque existe interesse em seus serviços. Facilite para que ela o encontre.

Dica: Tenho 5 boas práticas para criar e manter um site médico, tudo detalhado neste artigo:  ler artigo.

5. Invista nas redes sociais

Já não existe a opção ficar de fora das redes sociais. Os seus pacientes estão lá e fazem comentários sobre o seu consultório e os serviços oferecidos por você. Criar um perfil nessas mídias é uma excelente forma de se aproximar das pessoas e se relacionar com elas.

Ofereça o conteúdo do seu blog, divulgue o seu site, apresente dicas exclusivas e trabalhe a imagem institucional da sua clínica ou consultório.

Dica: Aproveite este passo a passo para colocar sua clínica na Internet.

Gostou deste artigo sobre marketing digital para médicos? Então compartilhe esse conhecimento nas redes sociais e ajude seus colegas de profissão a desenvolver um bom relacionamento online!

Sobre a autora

Bruna Rezende é co-fundadora da E-saúde Marketing, agência de marketing especializada na área da saúde. Idealizadora e organizadora do evento E-saúde Marketing Experience. Economista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com especialização pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestranda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em administração com foco em gestão em saúde.

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