Marketing Médico

Marketing digital para clínicas: estratégias para conquistar novos pacientes

Construir uma estratégia de marketing digital para clínicas requer atitudes diferenciadas, entre as quais a ética é pré-requisito.

Atuar na área de saúde requer muito conhecimento, e você deve aproveitar os canais digitais para demonstrar sua expertise. Estar presente na web é uma forma de estreitar o relacionamento de confiança com quem já é paciente e de conquistar novos.

Hoje, as pessoas já sabem muitas vezes que tipo de problemas elas podem ter, antes mesmo de procurar por um profissional, pois já estudaram todas as possibilidades realizando pesquisas no universo digital. Use sua expertise para ajudar quem tem dúvidas e assim estará criando oportunidades de atrair novos pacientes e novos negócios.

Sabemos que o marketing digital produz ótimos resultados para as empresas que utilizam esta ferramenta. Por isto nada melhor do que aliar essa força ao segmento da saúde.

Veja como construir essa confiança por meio de ações de marketing digital para clínicas de saúde:

Marketing digital para clínicas: atraia pacientes

O marketing digital gera ótimos resultados, e saber utilizar suas ferramentas e processos para a área da saúde irá elevar o número de contatos que sua clínica precisa.

Antes de iniciar as ações de marketing digital, é preciso conhecer todo o processo, avaliando cada passo a ser dado. Sabendo aplicar o marketing digital para clínicas, você terá resultados surpreendentes.

Conheça seu público

Para que as ações de marketing digital para clínicas sejam eficazes, você precisa definir e conhecer seu público, definir suas personas.

Há características comuns entre os potenciais pacientes, permitindo que você compreenda quais são os desafios, as dores do dia-a-dia e comportamentos.

Estabelecendo essas características, todas as ações do marketing digital serão direcionadas a cada tipo de persona, conseguindo assim atingir o paciente ideal, gerando muito mais resultados.

Para conhecer e definir sua persona, você precisa pesquisar, entrevistar, conhecer detalhadamente seu público, num paciente trabalho de investigação. Utilize sua base de pacientes, não só apenas os satisfeitos, mas também os insatisfeitos. Em ambos os casos você perceberá a visão do paciente em adquirir os seus serviços.

marketing digital para clinicas

Faça um planejamento

Antes de iniciar o plano de marketing digital para sua clínica, defina claramente quais são seus objetivos: qual o retorno esperado, quanto sua clínica pode investir, que serviços serão ofertados e explorados.

Definir todos esses pontos é primordial para definir um bom plano de marketing digital para clínicas.

Após os objetivos definidos e as estratégias de ações colocadas em prática, analise. As análises irão orientar seus próximos passos, otimizando os resultados.

Produza conteúdos relevantes

Planejamento e objetivos traçados, é hora de agir.

Produza conteúdos relevantes e que atraiam a atenção da sua persona, pensando sempre em como sua clínica de saúde pode ajudar a resolver problemas.

Não saia escrevendo ou colocando assuntos sem uma estratégia.

Defina um responsável ou contrate uma empresa especializada para produzir e definir o objetivo de cada conteúdo, sejam eBooks, posts no blog, infográficos ou estudos de casos.

É importante que sua clínica siga um cronograma, com datas definidas e quantidade de conteúdos para garantir periodicidade.

A produção de conteúdo constante dentro da estratégia estabelecida garante o posicionamento de sua clínica nos mecanismos de busca e a conquista de novos pacientes.

redes sociais para medicos e profissionais da saude

Promova seu conteúdo

Há diversas formas de promover conteúdo, dependendo da estratégia definida e de onde seu público se encontra.

Seu site é a porta de entrada e o centro de todas as informações para qualquer novo paciente.

Por isto, mantenha a home page atualizada, com informações claras e com “iscas” para o primeiro contato, como banners ou botões que direcionam o visitante para uma ação.

Utilize o recurso em vários pontos do seu site, para que você possa atrair esse contato e iniciar um relacionamento.

As redes sociais são grandes aliadas para promover o conteúdo, e se sua clínica de saúde ainda não as utiliza, é hora de se estruturar para isto, pois é por lá que circulam os potenciais pacientes.

Crie um resumo do seu conteúdo para cada mídia social, redija posts que divulguem e enriqueçam o conteúdo e esteja sempre atento para interagir com possíveis perguntas e dúvidas de seu contato.

Esses são alguns exemplos de como explorar seu conteúdo. Analise como explorar e faça isto constantemente.

Relacione-se

Após atrair interessados para sua base de contatos, relacionar-se será uma etapa fundamental para transformá-los em novos pacientes.

Forneça informações relevantes e conteúdos que possam ajudar no processo de decisão.

Filtre seus contatos, direcione informações para cada persona e para cada estágio de compra. Você pode utilizar vários canais, como email marketing, webinar ou eBook.

Crie confiança, pois é ela que ajuda a manter pacientes, fidelizando e criando relações duradouras.

Seus pacientes serão fortes aliados para indicar seus serviços, então não deixe que essa relação esfrie, continue em contato.

Veja como a Clínica Fertilizar, especializada em reprodução humana, melhorou seus resultados com o marketing digital: http://bit.ly/25JkukP

Sobre a autora:

Caroline Buss, especialista em Estratégia Competitiva para Empresas (Univali), graduada em Design Gráfico (Univille) e certificada em Inbound Marketing. Co-fundadora da Yannis Marketing Integrado, uma agência focada em planejamento de marketing aliado a ações de marketing digital e tradicional.

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