fidelização de pacientes

Marcação de consultas médicas online: uma maneira de se conectar com seus pacientes

Nos dias de hoje, a facilidade e a comodidade na prestação de serviços mandam no mercado. Ter uma página na internet, no Facebook e em versão mobile, pode significar o sucesso ou fracasso de uma empresa. Além disso, a satisfação do cliente está sempre em primeiro lugar, independentemente da área de negócios.

Claro, os serviços relacionados à saúde precisam acompanhar essas transformações do mercado e não podem deixar-se cair no tradicionalismo e ficarem ultrapassados.

Já passou a época em que os clientes aceitavam tudo sem reclamar das empresas, em que recebiam produtos imperfeitos e se contentavam com isto. Um passado em que não se tinha muita voz quando se queria exigir seus direitos de consumidor.

Hoje, qualquer negócio que não queira ouvir o que seus clientes têm a dizer, pessoalmente ou na internet, estará caminhando em direção ao provável fracasso.

O que muitos médicos e clínicas não estão enxergando é que eles também fazem parte desse grupo.

Pacientes são clientes. E clientes querem exigir seus direitos. Quanto antes os profissionais de saúde entenderem isso, mais rápido poderão ter um retorno.

E como se apresenta este retorno? Ora, as pessoas passarão a recomendar o serviço! O médico atende na hora? É um diferencial. O médico é cuidadoso? O paciente se sente tratado de forma especial. O médico de fato tira um tempo para explicar o que causou o problema do paciente ou sua doença? O paciente terá mais conhecimento sobre sua condição e acatará as decisões médicas mais facilmente.

Tudo isso fará com que o serviço daquele médico seja mais divulgado pelo boca-a-boca das pessoas.

Marcação de consultas médicas online: uma tendência

Aproveitando este ensejo, um tipo de serviço que têm crescido no Brasil e no mundo é a consulta “on demand”, representado por empresas como o Doutor Já, que oferecem a marcação de consultas médicas online.

Através de uma plataforma – site e aplicativo – são oferecidos para pacientes na internet, os horários disponíveis de médicos de todas as especialidades em diferentes lugares, permitindo assim a marcação de consultas médicas online.

Isso ressalta o conceito de comodidade e facilidade citados anteriormente.

Ao invés do paciente ligar para o consultório, esperar a secretária acabar de atender alguém, perguntar quais horários têm disponíveis e aguardar a conferência da agenda do médico, para finalmente, solicitar a marcação da consulta, ele poderia simplesmente navegar por um catálogo online, procurar o médico mais próximo dele, o valor mais acessível ao seu bolso e marcar a consulta. Simples assim.

Segundo dados do Doutor Já, existe sim uma quantidade razoável de pessoas dispostas a apostar nesse tipo de marcação de consultas médicas online, tanto médicos quanto pacientes.

Já possuímos cerca de 4.900 médicos e 36.000 pacientes cadastrados em 21 estados do país mais o Distrito Federal, números que crescem todo mês.

agendar consultas médicas online

As principais vantagens oferecidas aos médicos que usam nossa plataforma são a redução no índice de absenteísmo, a menor dependência dos planos de saúde (uma vez que as consultas marcadas são apenas particulares), maior rentabilização, maior facilidade no controle dos horários dos médicos (pois é oferecida uma agenda online) e maior retenção dos pacientes.

Isto vindo através do cadastro dos horários disponíveis e do local de atendimento do profissional, apenas.

Cada vez mais surgem novos aplicativos e sites que visam facilitar a experiência de marcação de consultas para os pacientes. E ainda mais: aqueles que buscam oferecer consultas com preços acessíveis!

Afinal, não é novidade para ninguém que a situação financeira da maior parte da população do país não é muito boa. Isso quer dizer que se um determinado médico oferecer consultas mais baratas pode representar um diferencial na escolha de um paciente sobre com qual médico se consultar.

Sobre a autora:

Karina Matta é formanda em publicidade pela ESPM-Rio e estagiária em mídias sociais na Doutor Já, uma plataforma que promove o acesso à saúde, permitindo a marcação de consultas online. Co-autor: Brenno Eudes, publicitário e co-fundador do Doutor Já.

Nos dias de hoje, a facilidade e a comodidade na prestação de serviços mandam no mercado. Ter uma página na internet, no Facebook e em versão mobile, pode significar o sucesso ou fracasso de uma empresa. Além disso, a satisfação do cliente está sempre em primeiro lugar, independentemente da área de negócios.

Claro, os serviços relacionados à saúde precisam acompanhar essas transformações do mercado e não podem deixar-se cair no tradicionalismo e ficarem ultrapassados.

Já passou a época em que os clientes aceitavam tudo sem reclamar das empresas, em que recebiam produtos imperfeitos e se contentavam com isto. Um passado em que não se tinha muita voz quando se queria exigir seus direitos de consumidor.

Hoje, qualquer negócio que não queira ouvir o que seus clientes têm a dizer, pessoalmente ou na internet, estará caminhando em direção ao provável fracasso.

O que muitos médicos e clínicas não estão enxergando é que eles também fazem parte desse grupo.

Pacientes são clientes. E clientes querem exigir seus direitos. Quanto antes os profissionais de saúde entenderem isso, mais rápido poderão ter um retorno.

E como se apresenta este retorno? Ora, as pessoas passarão a recomendar o serviço! O médico atende na hora? É um diferencial. O médico é cuidadoso? O paciente se sente tratado de forma especial. O médico de fato tira um tempo para explicar o que causou o problema do paciente ou sua doença? O paciente terá mais conhecimento sobre sua condição e acatará as decisões médicas mais facilmente.

Tudo isso fará com que o serviço daquele médico seja mais divulgado pelo boca-a-boca das pessoas.

Marcação de consultas médicas online: uma tendência

Aproveitando este ensejo, um tipo de serviço que têm crescido no Brasil e no mundo é a consulta “on demand”, representado por empresas como o Doutor Já, que oferecem a marcação de consultas médicas online.

Através de uma plataforma – site e aplicativo – são oferecidos para pacientes na internet, os horários disponíveis de médicos de todas as especialidades em diferentes lugares, permitindo assim a marcação de consultas médicas online.

Isso ressalta o conceito de comodidade e facilidade citados anteriormente.

Ao invés do paciente ligar para o consultório, esperar a secretária acabar de atender alguém, perguntar quais horários têm disponíveis e aguardar a conferência da agenda do médico, para finalmente, solicitar a marcação da consulta, ele poderia simplesmente navegar por um catálogo online, procurar o médico mais próximo dele, o valor mais acessível ao seu bolso e marcar a consulta. Simples assim.

Segundo dados do Doutor Já, existe sim uma quantidade razoável de pessoas dispostas a apostar nesse tipo de marcação de consultas médicas online, tanto médicos quanto pacientes.

Já possuímos cerca de 4.900 médicos e 36.000 pacientes cadastrados em 21 estados do país mais o Distrito Federal, números que crescem todo mês.

agendar consultas médicas online

As principais vantagens oferecidas aos médicos que usam nossa plataforma são a redução no índice de absenteísmo, a menor dependência dos planos de saúde (uma vez que as consultas marcadas são apenas particulares), maior rentabilização, maior facilidade no controle dos horários dos médicos (pois é oferecida uma agenda online) e maior retenção dos pacientes.

Isto vindo através do cadastro dos horários disponíveis e do local de atendimento do profissional, apenas.

Cada vez mais surgem novos aplicativos e sites que visam facilitar a experiência de marcação de consultas para os pacientes. E ainda mais: aqueles que buscam oferecer consultas com preços acessíveis!

Afinal, não é novidade para ninguém que a situação financeira da maior parte da população do país não é muito boa. Isso quer dizer que se um determinado médico oferecer consultas mais baratas pode representar um diferencial na escolha de um paciente sobre com qual médico se consultar.

Sobre a autora:

Karina Matta é formanda em publicidade pela ESPM-Rio e estagiária em mídias sociais na Doutor Já, uma plataforma que promove o acesso à saúde, permitindo a marcação de consultas online. Co-autor: Brenno Eudes, publicitário e co-fundador do Doutor Já.

Cadastro na newsletter

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

comments powered by Disqus