Conquiste mais produtividade utilizando um software para consultórios

Software para consultórios

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Ao contar com um software para consultórios completo, é possível ter mais produtividade, organização e automação de processos no dia a dia.

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Entregar resultados e fazer um excelente trabalho não significa mais trabalhar até tarde e abrir mão da vida pessoal. Hoje, um colaborador produtivo consegue entregar mais, em menos tempo.

Com a ajuda da tecnologia, é possível otimizar processos, gerar relatórios e obter a confirmação de consultas em poucos cliques.

A secretária Lucicleide, por exemplo, elevou o nível da qualidade do seu trabalho com a ajuda de um sistema médico.

“Me adaptei muito rápido com o sistema e facilitou muito o dia a dia. Antes, tinha que realizar a parte financeira por meio de uma planilha no excel. Sou uma secretária executiva que faz tudo, quando um cliente liga, eu pego o celular, paro o carro e já realizo o agendamento do paciente.”

Continue a leitura e descubra como você também pode aumentar sua produtividade!

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7 formas de ter mais produtividade com um software para consultórios

Você sente que não tem tempo suficiente para realizar todas as suas tarefas?

Esse é um sentimento comum em profissionais de saúde, recepcionistas, secretárias, ou seja, qualquer colaborador de clínicas e consultórios médicos.

Por isso, é essencial contar com a ajuda da tecnologia para conseguir focar no atendimento aos pacientes, sem deixar de lado outras responsabilidades importantes.

Veja como a Dra. Paula Yume Sato usou a tecnologia ao seu favor:

“Com o iClinic posso gerenciar tudo a partir do meu computador ou celular. Consigo organizar meus horários, atendimentos, não dependo de outras pessoas para realizar as atividades do consultório. Digitar é mais rápido do que escrever, torna o atendimento mais fluido, você dedica mais tempo para o paciente.”

Veja a seguir 7 principais funcionalidades de um software para consultórios que aumentam sua produtividade e, caso queira conhecer eles na prática, faça um teste grátis:

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1. Agenda médica organizada

É impossível ser produtivo sem ter organização. Com uma agenda médica visualmente fácil de entender, como é o caso das agendas de softwares médicos, você gerencia o seu tempo com mais eficiência.

Dê uma olhada no vídeo abaixo para ver como essa funcionalidade funciona na prática.

A agenda do iClinic, por exemplo, tem personalização de cores por procedimento, lista de espera com todos os pacientes que estão aguardando por um horário livre, e uma lista de pacientes do dia.

Diferenciais como bloqueio de horários te ajudam a entender quais são os espaços livres na agenda, e essa organização visual permite que você bata o olho e entenda como está a semana.

Outra ferramenta essencial para que você possa aumentar sua produtividade são os lembretes de consulta. Ao serem enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp, você obtém confirmações de consulta automáticas.

Assim, ao invés de perder tempo ligando para cada paciente, você automatiza um trabalho repetitivo e consegue focar em atividades mais relevantes, como recepcionar os pacientes que chegam no consultório.

Outra vantagem do software é o agendamento online.

Por meio dele, os pacientes conseguem marcar consultas via internet a qualquer hora e de qualquer lugar, sem precisar entrar em contato com a recepção.

E como todo o processo de agendamento acontece de forma integrada à agenda do sistema, você alcança mais produtividade porque não precisa se preocupar com as marcações em duplicidade, por exemplo.

2. Gerenciamento de convênios

Você precisa lidar com o faturamento de convênios? Registra as informações de diferentes convênios em várias planilhas e papéis, sem ter a centralização dos dados?

O gerenciamento de convênios é um desafio para muitos profissionais.

Com um software para consultórios, você consegue cadastrar todos os convênios atendidos, adicionar o período de carência, planos e quais profissionais atendem cada convênio.

Alguns sistemas também oferecem guias de consulta no padrão TISS, e ao registrar todas as movimentações financeiras, é possível saber todas as receitas pendentes, inclusive as de convênios.

Uma ótima forma de organizar os processos burocráticos dos planos de saúde, não concorda?

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3. Cadastro de pacientes

Quanto tempo você perde escrevendo as informações dos pacientes em fichas de papel que são facilmente perdidas, ou em um sistema que não atende mais suas necessidades?

O maior problema da ausência de digitalização de um consultório é a descentralização de informações.

Enquanto um médico tem um prontuário do paciente, uma sala de arquivos possui o cadastro, e o histórico não fica completo em nenhum momento.

Você já passou pela situação desconfortável de não encontrar rapidamente uma informação importante?

Com um software para consultórios esse problema é facilmente solucionado, pois você consegue ter um cadastro completo em um único local, além da integração com o prontuário eletrônico.

Além disso, com a possibilidade de digitar ao invés de escrever, você consegue preencher a ficha do paciente em menos tempo, e entrega um atendimento humanizado focado no paciente.

4. Relatórios gerenciais automáticos

A maior vantagem de um software médico para alguém que quer aumentar sua produtividade é a automatização, principalmente quando falamos de relatórios e gráficos gerenciais.

Um fato inegável para qualquer empresa é que, para ter uma boa gestão, é preciso separar um tempo valioso para produzir relatórios, analisá-los e traçar planos de ação.

Entretanto, isso significa que horas da sua semana podem ser gastas para produzir relatórios que podem ser gerados em menos de um minuto com um software para consultórios.

Ao registrar os dados da empresa no sistema, você consegue gerar relatórios e gráficos completos, o que permite uma análise mais assertiva em menos tempo.

Incrível, não acha? Para entender mais sobre como funcionam os relatórios de um sistema, assista ao vídeo abaixo:

5. Acesso e atendimento de qualquer lugar

Você consegue ter uma visualização do seu dia antes de sair de casa? Sua organização depende da sua presença física no consultório?

Uma das dicas mais usadas para o aumento de produtividade é o planejamento de atividades e a consistência de uma boa organização.

Ou seja, é essencial ter acesso aos dados de qualquer lugar.

Imagine que você tenha um software para consultórios que armazene todas as informações na nuvem em um servidor seguro, que pode ser acessado por qualquer dispositivo conectado à internet.

Você pode olhar a agenda da empresa de sua casa, no caminho até o trabalho, e realizar alterações sempre que for necessário.

Caso algum paciente entre em contato com uma dúvida, você pode checar os registros para dar uma resposta mais assertiva, ou enviar uma mensagem pelo chat interno para algum profissional.

Dessa forma, você se organiza com antecedência, entende quais são as prioridades do dia, e quais tarefas podem ser realizadas sem urgência.

Além disso, também é possível realizar atendimentos médicos de forma segura e de qualquer lugar do mundo com uma ferramenta de Teleconsulta.

Assim, você leva sua assistência aos pacientes mesmo se eles estiverem em outra cidade ou impossibilitados de saírem de casa.

Tudo isso é feito de forma prática dentro do sistema, pois você só precisa gerar um link que será enviado a seus pacientes e pronto. Depois é só atender de forma online com segurança e praticidade.

Bem legal, não acha?

Saiba mais sobre a Teleconsulta iClinic:

Teleconsulta iClinic: atenda seus pacientes a distância de forma segura

6. Chat interno

As comunicações do consultório ficam espalhadas em diferentes canais, como WhatsApp, Telegram, Messenger e e-mail?

Qualquer empresa precisa disponibilizar diferentes meios de contato para seus clientes, mas isso não significa que a comunicação interna deve ser descentralizada.

Inclusive, esse é um erro comum em diversos consultórios.

Se uma recepcionista comunica uma dúvida de um paciente pelo WhatsApp, depois envia os exames pelo e-mail, e assim por diante, o médico não consegue ter um histórico de dúvidas e dados completos.

É essencial que uma única ferramenta seja utilizada, pelo menos, para as informações sensíveis e relevantes. O chat interno é uma excelente opção para consultórios que prezam pela privacidade e organização.

Descubra como essa ferramenta funciona no vídeo abaixo:

7. Prontuário personalizável e prescrição eletrônica

Ao usar um prontuário de papel, o trabalho aumenta consideravelmente para todos os colaboradores do consultório, sejam profissionais de saúde, ou recepcionistas e secretárias.

Além de exigirem um espaço físico para armazenamento, como uma sala de arquivos, eles também dificultam a segurança de dados, exigida pelo CFM e pela LGPD, já que podem ser lidos facilmente por qualquer pessoa.

Se a empresa usa um sistema engessado e ultrapassado, a dificuldade é quase a mesma, porque o tempo é perdido com processos lentos e não modernizados.

Um prontuário eletrônico tem diferenciais como personalização, prescrição de medicamentos, modelos pré-programados de solicitação de exames e receitas, integração com Teleconsulta e anexos de arquivos.

Ao ser personalizado de acordo com seus atendimentos, você consegue preencher todas as informações sem esquecer de nenhum detalhe, além de ter mais tempo para conversar com o paciente.

Essa agilidade também ajuda profissionais da recepção em situações como solução de dúvidas de pacientes.

Se um paciente tem uma dúvida específica, ao invés da recepcionista precisar ir até a sala do médico, ela envia uma mensagem pelo chat, e o profissional é notificado sobre o questionamento.

Assim, ele consegue olhar o prontuário eletrônico e enviar um e-mail para o paciente com suas respostas.

Viu como é possível ter mais produtividade com um software para consultórios? Com a opção certa para o seu dia a dia, você automatiza processos com um sistema completo e fácil de usar.

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