Ideias para reformar o consultório de forma rápida

Ideias para reformar o consultório de forma rápida e limpa

Principais tópicos

É possível reformar o consultório ou clínica sem quebra-quebra, sujeira nem transtornos à agenda de atendimento.

Não raro encontro médicos angustiados com o aspecto visual de seus consultórios. Alegam que o ambiente não corresponde à qualidade do atendimento que eles oferecem.

Por outro lado se sentem engessados pois acreditam não ser possível fazer reformas por conta de vários inconvenientes, como:

Sujeira e barulho

Pó, marretadas, cheiro de cimento e outros efeitos colaterais de uma obra são incompatíveis com atendimento médico.

Por isso, dentro de clínicas e consultórios precisam ser feitas reformas sem esses dois efeitos.

Chamamos esse tipo de de obras de “secas” ou “limpas”.

Interferência na agenda

Agendas lotadas e constantes “encaixes” de pacientes de última hora são rotina comum nos consultórios.

Portanto, torna-se impossível interromper o atendimento durante duas, ou três semanas.

Por isso as obras devem ser rápidas ou, como chamamos, “externas”, em que a maior parte dos trabalhos são feitos fora da clínica e depois instalados no ambiente em poucas horas.

Alterações no imóvel

Outro impedimento comum acontece quando a clínica está em um imóvel alugado, e o proprietário não autoriza mudanças ou se nega a participar dos custos da reforma.

Isso desanima qualquer investimentos num imóvel que poderá ser deixado depois.

Para isso, o ideal é utilizar recursos de construção e interiores que não sejam incorporados ao edifício, mas apenas sobrepostos.

Baixe grátis: eBook sobre decoração e arquitetura para clínicas e consultórios!

Soluções para reformar o consultório

Existem várias soluções no mercado que podem ser montadas fora da clínica e depois apenas instaladas nos espaços de forma rápida, limpa, seca e reversível.

Essas opções podem dar um “up” no espaço da clínica em pouco tempo, mas com efeitos surpreendentes.

Vejamos alguns exemplos:

Vidro leitoso ou colorido

Os painéis de vidro não transparentes são quase mágicos.

A superfície lisa, homogênea e quase brilhante do vidro atribui um ar de sofisticação e tecnologia ao ambiente de forma instantânea.

Podem ser aplicados sobre outras superfícies e podem constituir divisórias ou portas sozinhos. Numa manhã de domingo o ambiente muda de cara.

reformar o consultorio vidro

Espelhos

Assim como os vidros, o espelho pode ser aplicado sobre paredes e móveis, como bancadas e mesas, de forma muito rápida e limpa.

Ideais para ambientes pequenos, o espelho transmite uma sensação de amplitude e limpeza.

Por exemplo, pode-se cobrir uma parede de azulejos num lavabo, promovendo um salto incrível na percepção de qualidade do ambiente e de forma muito rápida!

reformar o consultorio espelhos

Painéis de madeira

Se a sensação a ser agregada ao ambiente é de acolhimento, recomendo materiais mais “quentes” e aconchegantes como a madeira.

Como os vidros, os painéis de madeira são confeccionados fora do consultório e rapidamente aplicados sobre paredes e móveis em poucas horas.

Se você preferir um material mais “lavável”, uma boa alternativa é revestir o painel de MDF com laminado melamínico (a popular “fórmica”). Existem padrões texturizados que imitam tecidos muito bem.

reformar o consultorio paineis de madeira

Piso sobre piso

Se o problema é o piso, há duas formas de aplicar pisos novos sem precisar remover o existente.

A opção mais rápida é o piso laminado, de madeira processada. Esse piso é aplicado sobre uma manta sintética e as peças são encaixadas uma na outra.

Em menos de um dia pode ser aplicado sobre todo o consultório, sem sujeira. Outra vantagem é que se o imóvel não for seu, ao deixá-lo, você pode levar seu piso com você.

Mas, se for um ambiente que exige lavagens mais intensas do piso, esta opção pode não ser a mais adequada.

Ainda assim, é possível aplicar porcelanato diretamente sobre o piso existente, quase tão rápido quanto o laminado.

Os principais inconvenientes do porcelanato são: a aplicação faz mais sujeira (atenção para marcas nas paredes), é preciso aguardar um tempo para voltar a apoiar os móveis e nos dias subsequentes você poderá sentir aquele cheiro de cimento dentro do consultório, que pode desagradar seus pacientes.

Para os dois casos, fica aqui uma advertência: certifique-se antes se as portas não precisarão ser recortadas embaixo, para poder abrir sobre o piso que agora é mais alto.

reformar o consultorio piso sobre piso

Vale a pena investir

O ambiente em que você recebe e atende seus pacientes tem muita influência sobre a percepção que ele tem dos seus serviços.

Materiais de acabamento, móveis e seus estados de conservação e limpeza, provocam sensações que são associadas a você e à qualidade de seus serviços, mesmo que de forma inconsciente.

Você perceberá isso facilmente ao responder a uma simples pergunta: por que você se veste bem, com roupas limpas e se preocupa em ter uma aparência asseada quando vai atender seus pacientes? Pois é: com os espaços acontece o mesmo.

A boa notícia é que é sim possível dar um belo “up” no seu consultório sem medo disso interferir na sua rotina de atendimento.

Vale a pena investir e melhorar ainda mais a satisfação de seus pacientes!

Sobre o autor:

Arquiteta Ellen Hardy, pós-graduada em Administração Hospitalar, se realiza profissionalmente ajudando hospitais e clínicas a incrementarem a funcionalidade, o humanismo e a sustentabilidade de seus edifícios.

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online