tecnologia na saúde

Gestão na área de saúde é transformada pela tecnologia

Novos tratamentos, técnicas e descobertas no campo da saúde propiciam constantemente uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Porém, os avanços na medicina não se restringem às descobertas científicas e às melhorias na qualificação dos profissionais.

A tecnologia também vem transformando a gestão da saúde, reduzindo o número de erros e possibilitando diagnósticos mais assertivos, além de otimizar as consultas com atendimentos mais eficientes nos consultórios e nas emergências.

Para oferecer um bom atendimento aos pacientes, não basta que os profissionais sejam qualificados. Um serviço de qualidade é a união de diversos fatores, como agilidade, precisão, conectividade e acesso rápido a informações, além de gentileza e proatividade.

O prontuário eletrônico é um bom exemplo de técnicas que otimizam o atendimento. Ele reúne todas as informações dos pacientes em uma única plataforma, permitindo acesso rápido e evitando a perda de dados. Além disso, o desperdício de tempo com busca de dados e escrita é reduzido.

O prontuário eletrônico aumenta a produtividade e a assertividade dos médicos.

O registro digital está em alta na comunidade médica do Brasil. A consultoria Accenture realizou uma pesquisa com 500 médicos e constatou que 70% deles aumentaram a proficiência no uso de prontuários eletrônicos, sabendo mais agora do que sabiam há dois anos. Além disso, 63% relatam que o tempo de consulta foi reduzido por meio da implementação de Tecnologia de Informação (TI).

A tecnologia amplia a visão dos médicos

O prontuário eletrônico é o primeiro passo para a digitalização da informação na área da saúde. Mas existem muitas outras funcionalidades que softwares e tecnologias podem fornecer para as clínicas e consultórios. Sistemas de gestão de dados, por exemplo, automatizam os processos dos profissionais de saúde nas áreas assistenciais e apoiam o processo de decisão.

Os sistemas em nuvem são os mais modernos e práticos, já que possibilitam ao médico acesso de qualquer lugar e em qualquer aparelho eletrônico, como computadores, tablets e smartphones.

Investir em tecnologia traz benefícios para o profissional e para o paciente, uma vez que o sistema consegue cruzar em seu banco de dados milhares de informações que não caberiam na memória de uma pessoa.

Ou seja, os softwares vem para potencializar o trabalho do médico!

Ao ter todo o histórico de doenças, medicamentos usados e alergias de um paciente, por exemplo, o médico tem uma visão ampliada do quadro dele e pode trabalhar com programas de prevenção, tratamentos mais abrangentes e evitar internações ou solicitação de exames desnecessários.

Gestão na área da saúde

O impacto no dia a dia

Os médicos brasileiros também já observam as facilidades trazidas pelos sistemas de informação para a gestão hospitalar ou de clínicas e consultórios. O levantamento feito pela Accenture mostra que 61% dos profissionais brasileiros usam ferramentas de TI para observação dos pacientes e para otimizar o tempo da consulta, enquanto 38% utilizam procedimentos eletrônicos para administração.

Os sistemas de informação agem como facilitadores do dia a dia dos profissionais da saúde. Eles oferecem módulos de finanças, de agendamento e contato direto com o paciente, banco de dados, chat para a comunicação interna da equipe, arquivamento de imagens e exames e muitas outras funcionalidades.

Essas ferramentas são muito vantajosas para os médicos, pois, além de atuarem na medicina diretamente, eles precisam ser gestores de seus consultórios, finanças, pacientes e principalmente de seu tempo, que hoje é tão escasso. A pesquisa da Accenture indica que 6 em cada dez dizem que o uso da TI na saúde diminuiu o tempo de contato direto com os pacientes.

Os médicos precisam organizar sua rotina de trabalho, pois tempo é um bem muito valioso!

Caso de sucesso

A Doutor Hérnia é uma franquia que segue um protocolo de atendimento para tratar patologias na coluna vertebral, como hérnia de disco lombar ou cervical. Ela surgiu quando os fisioterapeutas, Dr. André Pêgas de Oliveira e Dr. Laudelino Risso, notaram que havia uma grande demanda de clínicas especializadas na área e sabendo do potencial do atendimento que faziam há mais de 15 anos, decidiram empreender.

Logo quando começaram o negócio, os gestores buscaram por um sistema que integrasse agenda, prontuário eletrônico e controle financeiro e consideraram até mesmo desenvolver um sistema próprio para a rede de franquias.

Mas, analisando as opções, concluíram que o mais prático e seguro seria utilizar um sistema de gestão online. Com a indicação de um de seus fornecedores, decidiram fazer o teste do iClinic e encontraram nele a solução mais adequada para o que a franquia necessitava.

“Nós precisávamos de um sistema de gestão que oferecesse transparência. Ou seja, para que a matriz pudesse ajudar os franqueados a identificar qualquer problema, principalmente na gestão de recursos financeiros”, explica o Dr. André Pêgas.

Outra vantagem detectada no sistema em nuvem é a flexibilidade. Como os dados não estão em um local físico, é possível acessá-los de qualquer lugar.

“A mobilidade é fundamental para nosso modelo de gestão. Como temos unidades em várias regiões do Brasil, é inviável fazer o controle no mesmo nível de frequência e detalhamento que temos atualmente se não tivéssemos um sistema em nuvem e acessível de qualquer lugar”, completa o fisioterapeuta.

A utilização de TI é o melhor canal de modernização e aprimoramento na gestão da saúde e o atendimento ao paciente.

Os médicos, pesquisadores e demais profissionais da área estão convencidos e esperançosos de que o uso de sistemas de informação na saúde é o caminho que deve ser seguido para o avanço na medicina. Afinal, eles vem para agregar no trabalho dos médicos e trazer melhores resultados.

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