Produtividade

Gestão de tarefas para médicos: como investir em soluções mais precisas?

Quando optam por montar seu próprio consultório, muitos médicos e profissionais enfrentam certa dificuldade.

Realizar a gestão de uma clínica, cuidar da parte administrativa, otimizar a agenda e organizar o tempo para conseguir cumprir todos os compromissos são grandes desafios a serem superados.

Apresentamos algumas dicas essenciais de gestão de tarefas para médicos, para você coordenar a sua rotina e adotar algumas atitudes simples para conseguir bons resultados e gerenciar muito bem seus compromissos.

Organize a agenda

Ter uma agenda organizada é fundamental para dar conta de toda a demanda de atividades, seja profissional ou pessoal. Separe o tempo de trabalho e o tempo de lazer.

Na hora do trabalho, reserve um período adequado para cada consulta, planejando-se para atender um número determinado de pessoas por dia.

Hoje já existem aplicativos que permitem controlar toda a agenda e receber notificações toda vez que uma consulta for agendada.

Tenha uma equipe preparada

Sua clínica, mesmo que não seja muito grande, precisará de outros profissionais que ajudem na realização das tarefas do dia a dia.

Ter uma recepcionista é fundamental para a gestão de tarefas para médicos, afinal, ela será o primeiro contato com os pacientes e também ajudará na organização da agenda e do consultório como um todo.

Já quando a clínica é grande, necessitará de profissionais que cuidem da rotina administrativa, da limpeza e de outras demandas. Em todos os casos, é preciso selecionar bem os colaboradores para que exerçam bem as suas tarefas.

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Gestão de tarefas para médicos: aprenda a delegar

O médico não pode tomar para si todos os encargos de sua clínica.

Por isso, é preciso delegar as tarefas para as pessoas certas. As atribuições devem ser distribuídas de forma uniforme entre todos os colaboradores, e cada um deve ficar com as que correspondem às suas atividades.

Caso seja preciso passar tarefas atípicas, sempre explique o porquê de isso estar sendo feito.

Delegar consiste em confiar a tarefa a outra pessoa, porém o acompanhamento do processo deve ser feito para analisar o seu andamento e evitar possíveis erros.

Faça pausas

Não adianta querer marcar uma consulta seguida de outra se não tiver tempo para almoçar ou tirar uma folga durante o dia.

O ideal é estabelecer horários para as pausas, não agendando pacientes durante esses períodos para que eles não fiquem esperando.

Outro ponto importante é fazer algumas pausas no decorrer do dia para que possa se alimentar, ir ao banheiro, resolver problemas administrativos e até mesmo espairecer.

Inclua essas informações em sua agenda para que sejam seguidas por qualquer pessoa que seja responsável pelos agendamentos no seu consultório.

Invista em tecnologia

A tecnologia pode ajudar de diferentes maneiras. Ao informatizar as atividades, elas dispensam o uso do papel e são feitas de maneira mais ágil.

uso da tecnologia também pode auxiliar na gestão de tarefas, permitindo o acesso a informações a qualquer hora e a partir de qualquer lugar, por meio de computadores e smartphones.

É possível, por exemplo, consultar todos os dados do paciente a um clique e com imagens e acompanhar as atualizações na agenda em tempo real, entre outras facilidades.

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