Conheça o Figure 1, o Instagram para médicos

Conheça o Figure 1, o Instagram para os médicos

Principais tópicos

Poder contar com o auxílio de um colega mais experiente agrega ainda mais precisão ao diagnóstico e tratamento oferecido ao paciente, não é mesmo?

Agora, imagine o que você poderia fazer se tivesse milhares de profissionais da saúde para te ajudarem na tomada de decisão. Essa é a ideia do Figure!

Com mais de três anos no mercado, esse aplicativo surgiu com a promessa de aproximar profissionais das mais diversas especialidades e experiências em um único ambiente de consulta médica em escala global.

Mas será que isso é possível? Como um aplicativo pode ajudar a cuidar da saúde dos pacientes?

Essas e outras perguntas serão respondidas neste artigo. Confira!

O que é o Figure 1?

Uma das características que melhor definem a comunidade médica é a troca de conhecimento.

Por mais experiente que um profissional seja, em algum momento, haverá aquele caso tão complexo que despertará a necessidade de consultar alguém que já tenha tratado um paciente com sintomas similares.

Se na Medicina a gestão de tempo é primordial, como encontrar esse profissional com agilidade, para não colocar em risco a vida do paciente? É aí que entra o aplicativo Figure 1.

Criado pelos médicos canadenses Joshua Landy, Richard Penner e Gregory Levey, em maio de 2013, esse aplicativo visa construir uma enorme rede global em que médicos, enfermeiros, estudantes de Medicina, entre outros profissionais possam compartilhar casos clínicos e seu know-how na área.

figure 1 o instagram para médicos

Como utilizar o app?

Após fazer seu cadastro, cuja veracidade da licença médica é verificada com as autoridades locais, você pode fazer o upload de imagens dos casos clínicos atendidos e comentar nas publicações de colegas.

Não é à toa que essa rede é conhecida como o “Instagram para os médicos”: a estrutura é bem semelhante à do aplicativo de fotos de Mark Zuckerberg.

A principal vantagem do Figure 1 é: a privacidade do paciente é preservada.

O Figure 1 conta com recursos de edição que ajudam a cobrir as informações confidenciais.

Assim, você pode consultar os colegas da medicina sem prejudicar a confiança mútua entre você e seus pacientes.

Quais são os benefícios de usar o Figure 1?

A união entre a velocidade da internet e a facilidade de um aplicativo pode ser muito poderosa na melhoria do atendimento ao paciente.

Imagine que você precisa esclarecer uma informação muito importante para finalizar um diagnóstico urgente, mas já passa da meia-noite e você não tem a quem recorrer.

Com o Figure 1, não haverá esse problema: o fuso horário garantirá um profissional sempre disponível, independentemente do horário.

Outra vantagem da rede está na possibilidade de auxiliar um número de pacientes que extrapola os limites da sua clínica.

Ou seja: quando aparecer um caso clínico que você já tratou, sua expertise poderá salvar uma, duas ou milhares de vidas ao redor do mundo.

A tecnologia vem alterando significativamente a maneira como as pessoas lidam com a saúde.

Aplicativos como o Figure 1 mostram que a intensificação dessa mistura pode dar um resultado homogêneo, abrindo caminhos para uma Medicina mais conectada e eficaz.

Aproveite que o Figure 1 é gratuito e está disponível tanto para iOS quanto para Android, e usufrua dessa Medicina integrada e colaborativa!

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online