Administração e Gestão

Evite esses 4 erros ao contratar secretárias!

Quando você pensa em um consultório médico, o que imagina ser essencial para que ele funcione? Se você respondeu que a peça fundamental é o médico, com certeza acertou.

Porém, existe um outro protagonista de extrema importância para o funcionamento de uma clínica e que, muitas vezes, é esquecido: trata-se da(o) secretária(o).

Este profissional atua de maneira a organizar as consultas, alinhar a agenda dos médicos e, ainda, receber os pacientes e representantes comerciais.

Sem um bom profissional na recepção, o consultório pode passar por maus bocados.

Por isso, antes de fazer uma contratação, é importante conhecer – e evitar – os principais erros ao contratar secretárias.

Acompanhe o artigo para saber mais!

Não observar a postura do profissional

Ao entrar em um consultório, a primeira visão do paciente é o atendente que está na recepção. Isso significa que este profissional precisa causar uma boa impressão.

Para isso, é preciso contar com dois fatores: a educação e a postura.

Fique atento, pois não se trata de um processo seletivo para modelos!

Quando se fala em postura, é preciso levar em conta os valores da sua empresa e o perfil do funcionário que você procura contratar.

O objetivo é ter uma pessoa bem alinhada, capaz de responder com educação às dúvidas dos pacientes e se portar bem diante das mais diversas situações, sejam elas cotidianas ou adversas – como um paciente insatisfeito ou crianças correndo pela recepção.

Não checar as recomendações e informações do currículo

Com os altos índices de desemprego no país, algumas pessoas podem fazer de tudo para conseguir um trabalho – inclusive tomar atitudes questionáveis, como mascarar o currículo ou forjar recomendações.

Caso um candidato(a) se apresente para ocupar a vaga de recepcionista, entre em contato com os antigos chefes, procure referências das empresas citadas e não deixe de testar algumas habilidades descritas no CV.

Se o currículo apontar domínio de outra língua, programa de computador ou alguma habilidade específica, por exemplo, faça um pequeno teste antes mesmo da fase de entrevistas.

erros ao contratar recepcionistas para clínicas

Subestimar o valor do trabalho dos secretários

Um erro que muitos administradores de consultórios cometem é subestimar a atuação dos profissionais da recepção.

Muitas vezes reduzido ao atendimento de telefonemas e à anotação de recados, o profissional da secretaria organiza todas as consultas, distribui os pacientes na agenda de cada médico, remarca consultas, aloca novos pacientes em horários vagos, enfim, uma atuação muito complexa e que exige profissionais capacitados, disciplinados e muito organizados.

É muito importante respeitar e valorizar esse trabalho – afinal, sem eles cada médico teria que se desdobrar para cuidar de sua agenda com eficiência.

Quem não dá o devido valor ao trabalho dos outros corre o risco de encontrar profissionais pouco capacitados ou que não possuem o perfil adequado para a função.

Além disso, um trabalho bem feito tem seu preço, por isso é importante respeitar a média salarial da classe.

Definir o valor do salário pode ser desafiante, mas você pode seguir algumas dicas simples nesse artigo.

Ter baixo rigor no processo seletivo

Não deixe de avaliar cuidadosamente quem vai trabalhar com você na sua clínica.

O processo seletivo é um momento no qual os candidatos podem apresentar melhor suas perspectivas e capacidades, além de ser uma oportunidade única de testar a interação do candidato com o restante da equipe.

Faça o processo seletivo de forma rigorosa: é ele quem vai lhe entregar os profissionais mais capacitados.

Esses são alguns erros ao contratar secretárias que podem minar a escolha de um profissional qualificado para sua clínica médica.

eBook Gratuito sobre Gestão de Clínicas e Consultórios

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

comments powered by Disqus