otimizar processos dentro da clínica

Entenda os riscos de não usar um software para clínica

Para que um consultório ou uma clínica prospere são necessárias pelo menos duas coisas: bons profissionais e gestão.

Prestar um bom atendimento aos pacientes faz parte do primeiro ponto, e é essencial. Mas existem uma série de processos por trás disso, que precisam ser organizados e gerenciados.

Quem decide fazer tudo no “papel”, ou até de maneira “improvisada” abre possibilidade para que imprevistos ocorram. Um dos principais riscos de não usar um software para clínica é se perder nos processos e deixar a clínica sem um “norte”.

Nesse sentido, o sistema contribui para a gestão de vários procedimentos, seja facilitando o trabalho dos profissionais envolvidos, seja ampliando o potencial de atendimento ou garantindo a satisfação dos pacientes.

Confira quais sãos os maiores riscos de não usar um software para clínica:

1. Todos os processos internos desconectados

Agenda no papel, planilha de gastos em um arquivo, valor pago de cada consulta com notas em papel que ficam trancadas na gaveta da recepção, prontuários em fichas no arquivo e prescrições “na cabeça”.

Essa é a realidade de quem ainda não usa um software de gestão em sua clínica ou consultório. Na era da comunicação em rede, é difícil imaginar o trabalho em qualquer profissional sem o auxílio da tecnologia.

A internet pode ser usada não só para “passar tempo”, mas principalmente para ganhar tempo.

Quando você tem uma ferramenta de gestão online e acessível de qualquer lugar, você pode gerir os processos internos do consultório de onde você estiver.

Se um paciente sofre um acidente você pode* verificar o prontuário dele para ver o histórico e alergias, por exemplo. 

Se alguma consulta é cancelada em cima da hora você recebe uma notificação e não precisa se apressar.

Os pacientes podem ser recepcionados de maneira mais amistosa, pois sua recepcionista não precisa passar o dia no telefone confirmando as consultas, isso é feito de forma automatizada direto na agenda.

Esses são alguns dos processos internos otimizados – e conectados – por um sistema de gestão.

2. Muito tempo gasto, pouco resultado

A grande vantagem de um sistema para clínica é deixar o médico livre para fazer o que realmente importa: cuidar das pessoas.

O software certo tem impacto positivo em várias etapas do trabalho, como os cadastros, o agendamento das consultas, a segurança no armazenamento das informações, a agilidade para acessar o histórico do tratamento, a emissão de receitas e, não menos importante, a gestão financeira.

Um dos principais riscos de não usar um software para clínicas e a falta de gerenciamento das finanças, que ficam esquecidas. Ou, no melhor dos casos, são feitas planilhas apenas para controle de contas pagas.

Controlar as finanças é muito positivo, e até necessário, para poder entender o fluxo de receitas e despesas e planejar novos investimentos.

riscos de não usar um software para clínica prontuario de papel

3. Armazenamento ineficaz dos dados

Muitos médicos ainda guardam o histórico de seus pacientes e uma série de outras informações importantes em papel.

São arquivos que precisam ser encontrados manualmente, consumindo um tempo que o profissional certamente não tem à disposição.

E não é só isso: organizar prontuários, manter relatórios e registrar o fluxo de caixa sem a ajuda de um sistema que possa reunir e processar o imenso volume de dados gerados diariamente no consultório é um método suscetível a erros frequentes.

Isso sem contar a vulnerabilidade que esses dados apresentam.

O registro em papel não é nem um pouco seguro e está suscetível a intempéries climáticas, acidentes e quebra de sigilo.

4. Passar a imagem de uma clínica que “parou no tempo”

Além de tornar o trabalho mais cansativo e ineficiente, um dos riscos de não usar um software para clínica é: contaminar a imagem do consultório com uma aparência de lentidão. Isso é muito ruim para a imagem profissional.

As pessoas não gostam de longas filas e salas de espera lotadas.

Logicamente, exitem imprevistos e dias fora do comum, mas quando isso se torna recorrente em todas as visitas do paciente no seu consultório, é preciso ficar atento.

Os pacientes que precisarem de um atendimento específico não abandonarão o consultório de uma hora para outra.

Mas aqueles menos fieis farão isso na primeira oportunidade, e pior: dirão a outras pessoas para evitar aquela clínica onde a espera parece nunca acabar.

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