fidelização de pacientes

Entenda a importância do NPS para médicos

O trabalho de um médico é muito nobre e gratificante.

Depois de anos de prática a estudos infindáveis, atender os pacientes no consultório é muito recompensador.

Mas, como saber qual é a percepção dos pacientes sobre esse atendimento?

Para medir esse grau de satisfação dos pacientes, existe o NPS para médicos.

Desenvolvida no início dos anos 2000, essa ferramenta consiste em medir a satisfação das pessoas com apenas uma pergunta:

“Em uma escala de 0 a 10, quanto você indicaria nosso serviço para um amigo ou familiar?”

Acompanhe este artigo e descubra mais sobre o Net Promoter Score (NPS):

Como funciona o NPS para médicos?

Tudo baseia-se na pergunta-chave que mencionamos acima.

Pode não parecer, mas ela é muito importante, já que ninguém indicaria algo que não fosse bom para os amigos.

Dessa forma, o foco do NPS é melhorar a comunicação e avaliar, de maneira geral, toda a experiência de seus pacientes.

Após a nota ser dada, eles serão classificados da seguinte forma:

Notas de 0 a 6: pacientes detratores

Esses são os pacientes mais insatisfeitos com a experiência do serviço prestado ou com o local do seu consultório.

Pode não ter relação diretamente com o seu atendimento, mas alguma situação no consultório deixou o paciente muito desconfortável.

Notas de 7 a 8: pacientes neutros

Pacientes nessa faixa podem ser enquadrados como aqueles que só retornariam se realmente precisassem, ou seja, não são leais.

Caso uma clínica ou consultório concorrente ofereça melhores condições, ele vai optar pelo concorrente.

Esse paciente pode até indicar o local a um amigo, porém, possivelmente existirão ressalvas.

Notas de 9 a 10: pacientes promotores

São aqueles pacientes que passaram a ter uma vida melhor após se relacionarem com a sua clínica.

Essas pessoas ficaram realmente felizes com a experiência, serão leais, oferecerão feedbacks positivos e ajudarão no crescimento do negócio com suas indicações de novos pacientes.

NPS para médicos

Por que usar o NPS para médicos?

Todo consultório ou clínica que almeja crescer, poder atender mais pacientes e gerar mais demandas precisa saber o que seu público pensa sobre o local, quais são os pontos fortes e o que precisa ser melhorado.

Para isso, é preciso organização das informações e conhecimento da percepção dos pacientes sobre o local.
 

Afinal, tudo o que é feito no consultório deve levar em consideração as expectativas dos pacientes.

Além disso, essa ferramenta ajudará por ter algumas vantagens únicas, como:

Simples e rápida

Com apenas uma questão, você pode determinar o NPS.

Ao usar esse modelo de pesquisa, você não vai tomar muito tempo de seus pacientes. O que aumenta o número de respostas exponencialmente

Quantificável

Os gestores da clínica ou do consultório podem acompanhar o quanto o local está se saindo bem apenas com essa métrica.

Isso porque o NPS utiliza de terminologias bem comuns e que são muito fáceis de compreender.

Padronizado

Amplamente conhecido e utilizado como o melhor padrão para se medir e aprimorar os níveis de lealdade dos pacientes, o NPS é utilizado pelas principais marcas do mundo.

Comparável

Um dos mais valiosos benefícios dessa ferramenta é poder medir como sua clínica está se saindo com o passar do tempo.

Você pode fazer medições constantes do NPS e verificar se as ações visando a satisfação dos pacientes surtiram efeitos positivos.

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Planilha de Satisfação dos Pacientes Net Promote Score (NPS)

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