Controle Financeiro

Entenda a importância do fluxo de caixa de um consultório

Você sabia que, para a boa saúde de uma clínica ou consultório médico, é preciso ficar de olho nas finanças e que o fluxo de caixa é uma das ferramentas ideais para auxiliar nessa tarefa?

Neste post, você vai entender a importância do fluxo de caixa de um consultório, como elaborá-lo e os principais cuidados e vantagens de sua utilização.

Fluxo de Caixa para clínicas e consultórios

O que é o fluxo de caixa

O fluxo de caixa de um consultório, a exemplo do que acontece em qualquer tipo de negócio, deverá levar em consideração não só os valores em caixa, ou seja, em dinheiro, mas também aqueles que estão nas contas-correntes e nas aplicações de curto prazo, também conhecidas como equivalentes de caixa.

Além desses valores, deverão ser relacionadas todas entradas e saídas, tanto de recebimentos, por exemplo, valores pagos por pacientes e planos de saúde, quanto de pagamentos feitos a fornecedores de materiais hospitalares, secretárias, contadores e outros gastos para a manutenção de suas atividades.

Como elaborar o fluxo de caixa

Para elaborar o fluxo de caixa de um consultório, é preciso definir uma data de corte, representada pelo início do registro de todas as atividades financeiras.

Feito isso, devem ser registrados os saldos iniciais de caixa e equivalentes, preferencialmente com o uso de um bom software de gestão.

A partir daí, toda a movimentação deverá ser contabilizada.

Ao realizar a comparação entre esses saldos iniciais de disponibilidades e o valor das receitas e despesas no final do período, será obtido o fluxo de caixa do período.

Aqui, entra a importância maior do fluxo de caixa, que é a de representar o valor que o consultório possui disponível para gastar conforme suas necessidades.

importancia do fluxo de caixa

Cuidados com o fluxo de caixa

Para que o fluxo de caixa reflita a realidade do consultório ou clínica e seja uma ferramenta importante, é preciso tomar alguns cuidados em sua elaboração.

O primeiro deles é a atualização diária, ou seja, será necessário conferir a movimentação financeira diariamente, incluindo o fluxo de caixa, extratos, além de relatórios de recebimentos e pagamentos.

É preciso detalhar o máximo possível o histórico das entradas e saídas, já que este poderá ajudar no caso de dúvidas sobre algum lançamento.

Outro cuidado essencial deve ser feito com relação aos cheques pré-datados, tanto emitidos quanto recebidos, e que só deverão fazer parte do fluxo de caixa quando forem efetivamente descontados.

A importância do fluxo de caixa em um consultório

Além de permitir a organização das finanças, otimizando, assim, a gestão financeira, o fluxo de caixa de um consultório ainda permite a criação e a análise de categorias de gastos, o que possibilitará saber para onde o dinheiro do consultório está indo.

Com base nesses dados, podem ser feitas substituições, cortes ou diminuições nos gastos do consultório e uma consequente melhoria nos resultados.

Outro grande benefício é a projeção de resultados, que permite conhecer, de forma antecipada, como estará o caixa da clínica no futuro.

Caso seja necessário, possibilita a compra de equipamentos, aumento de instalações ou outro tipo de investimento no consultório.

A projeção do fluxo de caixa também permite a obtenção dos melhores empréstimos e financiamentos, já que pode antecipar futuras necessidades de capital.

Neste post, você viu que o fluxo de caixa de um consultório é ferramenta essencial para uma boa gestão financeira.

Além disso, compreendeu que sua elaboração é simples, mas que requer, preferencialmente, o uso de um bom software de gestão. Este poderá ser utilizado não somente para organizar as finanças, mas para o gerenciamento de gastos e projeção de resultados.

modulo financeiro iclinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus