dicas de gestão em saúde

Dicas de som ambiente para sala de espera em consultórios

Para um paciente, a sala de espera de um consultório médico já pressupõe, na maioria das vezes, um encontro com o desconhecido, certa angústia, algum mal estar e muita ansiedade.

Mesmo quando o diagnóstico não é grave, questões sobre a saúde e o bem estar podem deixar o paciente fora da sua zona de conforto.

Para “quebrar o gelo” e deixar seus pacientes mais à vontade, você pode criar uma atmosfera mais agradável e aconchegante enquanto eles esperam pela consulta na recepção ou na sala de espera.

Além do trabalho da recepcionista, que é fundamental para acolher seus pacientes, a decoração, o ambiente e a sonorização também podem ajudar a deixar o paciente mais tranquilo.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de som ambiente para sala de espera de consultórios e clínicas médicas.

Tipo de música para a sala de espera

Uma boa alternativa é investir na sonorização certa. Ouvir música de qualidade dá uma dose a mais de ânimo, melhorando o humor do paciente e deixando-o mais receptivo e calmo na hora de entrar na sala de consulta.

Pesquisadores descobriram que a música relaxante promove a liberação de endorfinas e imunoglobulinas. Muitos ouvintes se sentem relaxados quando ouvem músicas com um ritmo lento e estável, com volume baixo e timbre suave.

Essa é um informação muito importante na hora que você for escolher o som ambiente para sala de espera.

Opte por músicas clássicas, calmas, harmoniosas e até aquelas que reproduzam sons da natureza.

Para te ajudar nesses primeiros passos, elaboramos uma lista de músicas que podem se adequar muito bem em clínicas e consultórios médicos. Para ouvir – e se inspirar – basta acessar no Spotify:

##

O conceito de som ambiente para sala de espera  já vai além da simples e entediante “música de elevador”.

Hoje em dia já existe uma tendência de elaborar identidades sonoras de acordo com o ambiente e com a marca da empresa.

Existem empresas que se dedicam a criar programações musicais personalizadas, com as músicas certas e também com alguns informativos sobre a clínica e os procedimentos.

Essa também é uma boa estratégia de marketing, já que o paciente recebe informações sobre o seu consultório no momento em que está lá. Isso pode trazer bons retornos, principalmente na fidelização deles.

Variedade musical

O segredo para ter uma boa seleção musical na sua sala de espera é apostar na variedade de músicas, ritmos e estilos.

Nem todas as pessoas são ecléticas, portanto não gostam de ouvir todo e qualquer ritmo musical.

Muitas têm predileção por certos artistas e gêneros, por isso nossa sugestão é recorrer a uma seleção de canções que varie bastante, mas sempre seguindo a lógica da primeira dica, ou seja, nada muito agitado ou que deixe o paciente ainda mais ansioso.

Sons da natureza

Esse tipo de música se adequa muito bem como som ambiente para sala de espera de consultórios.

Barulho de chuva caindo e escorrendo por entre pedras, ecos da floresta, som de uma cascata a fluir: todos são excelentes para acalmar os ânimos dos pacientes mais ansiosos.

Sons instrumentais e de meditação também se mostram bastante eficazes em equilibrar corpo e mente e preparar o paciente para a consulta.

Confira algumas dicas para deixar sua sala de espera mais aconchegante com uma boa seleção musical.

Projeto de sonorização da sala de espera

Vale a pena investir em equipamentos de qualidade, como amplificadores e caixas acústicas, que vão ajudar muito em termos de propagação do som e diminuição de ruídos.

Com um projeto de sonorização feito por especialistas e adequado aos moldes do seu consultório e da sua sala de espera,  vai ficar fácil transmitir músicas de relaxamento, que vão animar e acalmar seus pacientes enquanto eles aguardam na sala de espera.

Para isso, não são necessárias grandes mudanças no desenho interno da sala de espera, nem investimentos vultuosos em equipamentos musicais.

Apostar em um projeto de sonorização e em uma seleção musical vão deixar o ambiente do seu consultório muito mais agradável e seus pacientes mais satisfeitos.

## Cadastre-se e receba gratuitamente dicas exclusivas de Gestão em Saúde e Tecnologia:

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus