desafios da medicina

Dia do Médico: Desafios da profissão

Em dias não tão conturbados, são cerca de 30 pacientes para um médico que assumiu uma posição em um posto de saúde.

Isso significa 15 minutos de atendimento para cada paciente em um expediente de 8 horas ininterruptas de trabalho.

Exagero? Não, é apenas um dos desafios que os médicos enfrentam no dia a dia.

Ainda assim, a Medicina é uma carreira que tem se mantido firme em nosso país, com um ingresso regular de alunos nos quase 200 cursos de graduação em universidades brasileiras.

Dentre os motivos que fazem com que os jovens queiram exercer a profissão estão o ideal de ajudar as pessoas, salvar vidas e transformar o mundo por meio de descobertas inéditas.

O retorno às origens

Parece contraditório que os desafios sejam tantos e que mesmo assim as pessoas continuem sonhando em ser médicos.

Contudo, a Medicina deixou de ser uma área técnica para ser também relacional, já que boa parte das enfermidades da população mundial está atrelada ao comportamento e às emoções.

Sendo assim, campos da Medicina que até pouco tempo eram secundários voltam a despertar o interesse de novos profissionais.

É o caso da saúde da família, em que além de tratar o estado físico dos pacientes, é preciso também compreender e envolver os aspectos social e econômico. É outro desafio, amplo e complexo, mas que atrai jovens médicos entusiasmados em participar da vida de comunidades que estavam abandonadas pela saúde pública.

O apoio tecnológico

Frente a tantos desafios, o médico tem ainda que cumprir um rigoroso protocolo de acompanhamento, onde deve relatar todo o histórico do paciente, prestar contas, gerir um consultório e por vezes uma clínica inteira – e ainda dar conta da vida pessoal.

Tanto trabalho pode hoje ser facilitado pela utilização de softwares para gestão de consultórios e clínicas, preparados para atender as demandas mais emergentes de qualquer profissional da área, agilizando a sua performance e possibilitando um acompanhamento mais próximo de cada caso atendido.

Com simples exemplos, podemos ter uma noção da abrangência que a carreira traz, da responsabilidade de um médico recém-formado e da necessidade de adaptação de profissionais mais experientes.

Cada vez mais a Medicina vem se aproximando das ciências humanas para compreender e atuar de forma diferenciada junto aos pacientes, visando a uma nova visão da profissão, muito mais responsável e participativa.

É por isso que no* Dia do Médico* não podemos deixar de prestar nossa homenagem a este profissional que se dedica a curar nossas enfermidades físicas e emocionais com o maior dom que uma pessoa pode ter: o de salvar vidas!

## Receba as dicas de gestão em saúde e tecnologia do iClinic em seu e-mail:  

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus