como montar clínica

Devo ter um sócio? Como montar seu consultório em sociedade

Iniciar as atividades médicas em um consultório pode significar maior retorno financeiro e reconhecimento do seu trabalho, mas também envolve mais responsabilidades.

Se você optar ainda por compartilhar a clínica com um ou mais sócios, montar seu consultório em sociedade pode trazer algumas atribuições que não são apenas de cunho médico.

Há contratações, planejamento, atendimento, finanças, parcerias e uma série de outras decisões importantes que deverão ser compartilhadas *- tudo para fazer com que o consultório possa ter suas *atividades administradas de forma sustentável.

Listamos 5 pontos mais importantes a serem considerados no momento de abrir um consultório médico em sociedade para que você considere antes de tomar decisões precipitadas:

5. Quais as suas responsabilidades?

É importante discutir a definição específica das atividades e responsabilidades de cada sócio.

ants_teamwork

Assim como em uma empresa e em qualquer negócio, sua clínica é feita de um time de pessoas.

Todos terão a mesma carga horária disponível para desempenhar as atividades profissionais? Com relação às finanças, alguém não será definido como administrador da sociedade? O administrador tem autorização legal estabelecida para autorizar pagamentos, dentre outras prerrogativas de gestão.

Isso deve ficar muito claro e bem estabelecido com todos os futuros sócios: como será o quinhão de cada um, não somente financeiro,* mas também de tempo e de disponibilidade para a sociedade.*

4. O melhor regime de tributação e tipo de sociedade

É necessários entender e buscar a maneira mais viável para seu consultório ser enquadrado com relação ao pagamento de impostos.

Essa escolha pode ser revista pelo menos uma vez por ano, haja visto o cenário político legal brasileiro, o que requer muita atenção e projeções futuras.

Lembre-se de que o não pagamento de impostos, independentemente da razão, leva o consultório ao pagamento de multas que podem até mesmo inviabilizar as atividades futuras e, dependendo da Natureza Jurídica da sua clínica, os seus bens podem ser atingidos quando da contração de dívidas.

Vale a pena neste aspecto contratar a assessoria de um contador ou advogado para explorar melhor as oportunidades de economia e de acordos entre os sócios.

3. Divulgação do seu atendimento

Uma questão relevante para as atividades médicas está ligada a restrições publicitárias e à veiculação de propagandas sobre os serviços médicos oferecidos.

phisician_mask

No início das atividades, se optarem por atendimento particular,  ainda não terão uma grande quantidade de pacientes, o que fará com que mais recursos financeiros sejam necessários para a manutenção da estrutura da sociedade.

Se optarem por atender planos de saúde, apesar do alto volume de pacientes, é importante saber como trabalhar a imagem do consultório e sua eficiência.

2. Onde montar seu consultório?

Uma decisão importante e que pode gerar desentendimentos é a escolha do local para a instalação da futura clínica.

Muitas vezes, um bairro pode ser muito bom para um ou dois sócios,* mas alguém poderá ficar insatisfeito com a escolha dele.*

Pense que, no final das contas, uma sociedade é como um casamento e nunca todos estarão plenamente satisfeitos. Sempre se terá de abrir mão de algo para se conseguir outra coisa.

Portanto, muitas vezes, você não terá o melhor bairro escolhido para um ou para outro sócio, mas a região será a melhor para o conjunto da sociedade ou porque possui uma maior possibilidade de deslocamento de seus pacientes ou porque traz mais valor agregado para a sociedade.

1. Transparência na Gestão

Por mais que a relação com seu sócio e funcionários seja sólida, é importante manter todos os processos da clínica registrados para um maior controle.

transparency

Seja na agenda ou no controle das finanças, o ser humano comete erros ou, infelizmente, alguém de sua equipe pode agir de má fé e, por exemplo, apagar o registro de uma determinada conta paga por um paciente, ou agendar mais de um paciente no mesmo horário.

Como o médico ou administrador da clínica poderá averiguar esta situação sem um registro? Ou ainda, se este registro for em papel, como acessá-lo no caso de perdas ou má fé?

Na busca por um consultório mais organizado, transparente e fácil de ser gerido, a tecnologia pode ser uma grande aliada.

Um sistema de gestão para sua clínica pode ser colocados em prática desde o início das atividades de seu consultório, fazendo com que a *relação com seus pacientes, sócios e secretárias *fique mais fácil de ser gerenciada, além de controlar todas as atividades, inclusive as finanças de seu consultório.

Entre outros benefícios, os sistemas oferecem mais transparência nos processos da clínica, pois toda a atividade dos usuários fica registrada.

Um consultório médico em sociedade não é algo que você planeje para ser alterado em 4 ou 5 anos.

É uma tarefa de longo prazo e quanto mais bem pensada for a sua concepção, mais a clínica terá chances de ser perene e fazer com que todos os sócios permaneçam satisfeitos.

Por fim, o mais importante nesta relação é a* buscar SEMPRE ser franco com seus futuros sócios e parceiros*. O resultado certamente será a uma relação de confiança mútua e respeito.

Caso você ainda tenha alguma dúvida quanto ao tema, fique à vontade para deixar sua pergunta nos comentários abaixo.

Qual a natureza jurídica do meu consultório?

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus