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Cursos para recepcionista de clínica: saiba como crescer na profissão!

Quem trabalha em clínicas ou consultórios médicos sabe que se relacionar bem com pessoas é de extrema importância. Por isso, cursos para recepcionista de clínicas podem ser um grande diferencial na carreira de quem atua nessa área.

Neste artigo vamos ajudar você com 4 maneiras de tornar o seu trabalho mais eficiente e propor caminhos para alavancar sua carreira. Lembre-se que a recepção tem um papel central na clínica onde trabalha e é fundamental manter-se constantemente informado!

1. Conheça a importância de um curso para recepcionista

O que não faltam hoje são opções diversas para dar continuidade aos estudos. Existem cursos de rápida duração que podem ser bastante úteis para quem trabalha como recepcionista.

Além do mais, um currículo pautado não só na prática e na experiência, mas também no conhecimento, é sempre atrativo para uma clínica médica.

Pense também que o número de profissionais que hoje estão buscando melhor qualificação é bastante grande — e só tem aumentado. A variedade de ofertas de cursos, os preços e as condições variadas de financiamento que são oferecidas têm feito com que o acesso a uma boa formação esteja mais fácil.

Procure saber, por exemplo, a nomenclatura de certas doenças e problemas que podem ser relatadas a você diariamente. Assim ficará mais fácil repassar as informações necessárias ao médico quando ele não puder atender naquele momento.

O importante é não se acomodar e considerar a possibilidade de aprimorar os seus conhecimentos fazendo cursos para recepcionista muitas vezes disponíveis gratuitamente na internet.

2. Esteja atento à sua imagem

Quando um paciente chega a um consultório, você é a primeira pessoa com quem ele terá contato. Pense que a forma como você se apresenta faz toda a diferença na recepção.

Essa questão vai muito além da roupa que você veste e de um bom temperamento para lidar com as diversas pessoas no seu dia a dia. Veja algumas questões que podem passar despercebidas e que você pode melhorar:

  • evite dar respostas negativas, pois o paciente está lá para ser ajudado;

  • entenda da forma mais completa possível o funcionamento da clínica;

  • valorize discrição — isso vai desde a roupa e o perfume até o corte de cabelo;

  • saiba se comunicar apropriadamente com o médico e com os pacientes;

  • Pratique o  atendimento humanizado.

Dica: Aplique técnicas de comunicação muito recomendadas para um bom relacionamento interpessoal em um ambiente de trabalho: conheça as técnicas aqui.

Se você é prestativo com os pacientes, proativo com as demandas que o médico lhe pede e está sempre apresentável no ambiente de trabalho, já está no caminho certo para dar uma guinada na sua carreira.

3. Saiba lidar com diferentes tarefas

O objetivo final de receber bem quem chega à clínica é tornar a relação médico-paciente a mais eficiente e proveitosa possível.

Saber lidar com o cadastro de pacientes, com a organização de horários, com agendamentos, requisitos pessoais do médico e outras questões relativas a isso faz parte da rotina de quem trabalha como recepcionista de clínica médica.

A capacidade de trabalhar com foco, presteza e organização faz toda a diferença. Sabemos que existem momentos de pico e aquelas horas em que você está mais tranquilo para poder organizar tudo o que está pendente. Aproveite as oscilações na sua rotina para equilibrar as tarefas diárias.

Dica: Siga essas técnicas de organização para consultório e clínica médica.

4. Use softwares médicos

software-medico

Conforme explicitado ao longo deste artigo, o trabalho de recepcionista envolve interesse, paciência e bom gerenciamento. Juntar essas três características e mantê-las em ordem nem sempre é uma tarefa fácil.

Existem hoje alguns softwares médicos online que podem ser de grande valia para a clínica ou para o consultório em que você trabalha. Se o seu chefe ainda não conhece nenhum sistema, vale a pena apresentá-lo a esse tipo de serviço, pois facilitará a sua vida, a dele e a dos pacientes.

Se você somar as habilidades que vai desenvolver fazendo um curso de recepcionista com o uso de sistemas de gestão específicos para consultórios médicos, certamente você estará sempre preparado e informado sobre as possibilidades de inovação nesta área.

Dica: Antes de propor alguma contratação de sistema médico, é importante que você pesquise e entenda, primeiro, qual a maior necessidade da clínica que você trabalha? Organização de agenda? Diminuir o uso excessivo de papel? Organização de prontuário e arquivo? Fluxo de caixa? Entenda os problemas e escolha o sistema ideal nesta checklist:

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Abordar o universo da profissão de recepcionista envolve várias outras questões que não se resumem a um único artigo. Por isso, confira também algumas dicas que separamos para você sobre o que fazer e o que não fazer na sala de espera!

mini curso para recepcionistas gratuito

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