Consultórios pay per use: o início de uma nova relação entre os profissionais de saúde e seus consultórios

Consultórios pay per use: o início de uma nova relação entre os profissionais de saúde e seus consultórios

Principais tópicos

Está sem tempo para ler o conteúdo? Escute o áudio a seguir clicando no play abaixo:

Em meio ao cenário de recuperação econômica no Brasil, manter um consultório próprio requer fôlego financeiro e dedicação por anos. No entanto, nem todos os profissionais da saúde no país conseguem arcar com os custos dessa estrutura.

Felizmente, a economia tem acompanhado a mudança de comportamento dos profissionais dos mais diversos setores e, com isso, soluções que facilitam a vida das pessoas têm ganhado cada vez mais destaque.

Consultório do futuro: conheça o modelo pay per use

Uma dessas inovações é o modelo pay per use, que consiste em pagar somente pelos minutos que um estabelecimento é usado.

A novidade chegou ao setor da saúde e hoje é possível que os profissionais da área atendam em consultórios flexíveis que adotam este modelo de negócio, proporcionando ao paciente a mesma experiência de estar em uma sala particular.

consultorio alugar por hora

Em São Paulo, em uma região em que estão concentrados os principais hospitais do país, os profissionais da saúde ganharam a opção de atuar em consultórios flexíveis, no modelo pay per use.

A capital paulistana foi a primeira cidade no Brasil a receber uma plataforma de consultórios que tem como missão empoderar profissionais que não utilizam o consultório em tempo integral, possibilitando maior autonomia, flexibilidade e mobilidade.

Profissionais de 23 especialidades já vivem essa realidade, oferecendo horários sem limitação de períodos, dispondo de tecnologia para que o paciente tenha conforto desde o agendamento até o pagamento das consultas e com o custo reduzido aos minutos de utilização do consultório – tudo pago em um app como já fazemos hoje em dia com as corridas de carros particulares, por exemplo.

A necessidade de reinvenção do consultório é um tema presente na maioria dos fóruns que discutem o futuro na saúde.

Este modelo de negócios deu mais um passo em direção ao consultório do futuro e comprova que soluções de economia compartilhada estão tão avançadas para saúde como nos mercados de mobilidade urbana e hotelaria.

Montar consultório em sociedade com amigos, alugar períodos em clínicas ou trabalhar no consultório de alguém renomado foram o início da caminhada na busca por um modelo capaz de dar aos profissionais da saúde condições de exercerem suas especialidades da melhor forma possível com um resultado financeiro razoável.

Mas o mundo atual, pede soluções que atendam a uma sociedade que busca prevenção ao invés de diagnóstico tardio, ambientes que transmitam um sentimento de acolhimento e não de locais frios e assépticos, acessibilidade em todos os sentidos, uso inteligente da tecnologia e mobilidade.

coworking para medicos

Os profissionais de saúde, por sua vez, além de terem que estar atentos aos anseios da sociedade, lidam com um volume crescente de informação técnica e aparecimento de novas tecnologias que demandam estudo constante, pressões de custos crescentes e remuneração incompatível com este crescimento.

Esta combinação de fatores está gerando frustrações e ansiedade nos profissionais e impactando negativamente na relação com seus pacientes e nos custos e resultados dos tratamentos.

Iniciativas que visam aliviar a rotina dos profissionais de saúde de tudo o que desvia o foco ao paciente, devem ser fortalecidas se quisermos criar valor ao sistema como um todo, tornando-o mais equilibrado e sustentável. Felizmente, os profissionais estão cada vez mais atentos às inovações e dispostos a adotá-las de forma proativa, ágil e otimista.

Sobre o autor:

Fábio Medaglia Soccol é formado em Medicina na Faculdade de Medicina do ABC, especialista em oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e possui MBA em Gestão de Serviços de Saúde pela UNIFESP. Com mais de 15 anos de experiência em Medicina e Health-Tech, patenteou dispositivos médicos na área de Oftalmologia, foi Medical Consultant da Intersystems Corporation e é Co-fundador da Livance Consultórios Inteligentes.

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online