Conheça 5 dicas básicas de controle financeiro de clínicas

Conheça 5 dicas básicas de controle financeiro de clínicas

Principais tópicos

A saúde financeira da sua clínica impacta no bom atendimento aos pacientes. E o controle financeiro de clínicas pode ser mantido a partir de alguns procedimentos básicos, que exigem dedicação e busca pela perfeição.

No post de hoje, elencamos os principais procedimentos a serem tomados para ter um bom gerenciamento das finanças. Continue com a leitura e confira:

1. Registre a movimentação financeira

É fundamental que o fluxo de caixa da clínica seja devidamente registrado. Ou seja, tome nota, em uma planilha organizada, de todas as despesas gastas e de todo o recurso que entra na clínica.

É possível fazer esse controle no próprio Excel ou, para ter ainda menos trabalho e otimizar o armazenamento de dados,  por meio de um software de gestão.

Use a tecnologia a seu favor!

2. Controle as entradas e saídas

Organize os dados de maneira clara e separe o que são recursos a receber e despesas a pagar. Especifique as datas de entrada e saída dos recursos.

Tenha certeza das datas de pagamento e recebimento e evite o atraso nas contas.

Assim você não pagará juros, por exemplo, e vai conseguir manter as finanças da clínica saudáveis.

3. Tenha um fundo de reserva

É preciso sempre estar atento às flutuações da economia, que podem fazer com que, em determinado momento, o fluxo de pacientes seja menor do que em outros, diminuindo substancialmente as receitas da clínica.

Além disso, é sempre possível ser pego pela necessidade de um gasto — para o conserto emergencial de um equipamento, por exemplo —, ou ter que arcar com ajustes de trabalhistas em caso de demissão de funcionários.

Por essas e outras coisas, é fundamental ter um fundo de reserva que possa cobrir esses gastos.

Tente se planejar para alimentar mensalmente esse fundo, com um percentual fixo do lucro da clínica.

controle financeiro de clínicas

4. Separe as contas pessoais das contas da clínica

Cuidado! Uma das principais causas de falência de empresas, principalmente as de pequeno porte, está na mistura das contas pessoais do proprietário com as do seu estabelecimento.

Por isso, evite ao máximo misturar as contas pessoais do dono com as da clínica.

Separe a remuneração do proprietário, que deve cuidar do pagamento das suas despesas, do lucro bruto da clínica, que precisa honrar os seus compromissos.

Lembre-se de que eles são pessoas com responsabilidades contábeis distintas, ainda que relacionadas — um é pessoa física, outro, a jurídica!

5. Planejar sempre!

A partir das suas planilhas de despesas e receitas, faça projeções para períodos preestabelecidos — como trimestres, semestres e anos.

Tenha em mente quais períodos do ano terão maior incidência de gastos. Já deixe os recursos para aquelas despesas separados de antemão ou vá separando recursos para quitá-los.

É possível saber que em dezembro haverá, por exemplo, a chegada da conta do IPTU e o pagamento do 13º salário dos funcionários. Ou seja, lembre-se de que planejamento é fundamental.

Essas dicas vão te ajudar a acertar as  movimentações financeiras essenciais do seu consultório para não perder dinheiro. Mas além desse controle básico,  outros fundamentos para gestão financeira de uma clínica médica devem ser levados em conta  para manter seu negócio sempre organizado e rentável.

Está preocupado com o controle financeiro da sua clínica? Que tal fazer o teste grátis do Módulo Financeiro iClinic?”

Não se esqueça de considerar sempre a dinâmica do seu consultório! Reorganize suas finanças tendo em mente que manter registro dos custos, fluxo de caixa e planejamento são dicas importantes para manter a saúde financeira do seu consultório médico.

modulo financeiro iclinic

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online