como prescrever receituario de controle especial

Como prescrever utilizando receituário eletrônico de controle especial?

É de senso comum entre todos os profissionais de saúde que a prescrição é um ponto de crucial para se alcançar o sucesso terapêutico.

Devido à grande importância deste ato, é imprescindível que profissionais de saúde  conheçam todas as regras e limites éticos impostos à prescrição.

Segundo Roberto Luiz d’Avila, presidente do CFM:

“Ao observar as regras e os limites éticos impostos à prescrição, o médico transmite a devida segurança ao seu paciente, evitando o risco desnecessário, preservando sua credibilidade e confirmando sua competência. Por isso, manter-se em dia com relação ao tema é peça-chave para o bom desempenho na profissão”.

Esta preocupação levou o Conselho Federal de Medicina (CFM), em conjunto com  Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-Pb) a elaborar o Manual de orientações básicas para prescrição médica, já em sua segunda revisão, publicado em 2011.

O documento oferece aos profissionais acesso a orientações e medidas que dispõem sobre o uso de fármacos e que têm como meta a proteção do paciente.

Receituários de controle especial

No Brasil, a prescrição de drogas é normatizada pelas leis federais 5.991/73 e 9.787/99 e pela Resolução 357/01 do Conselho Federal de Farmácia.

Medicamentos de tarja vermelha, com os dizeres “venda sob prescrição médica – só pode ser vendido com retenção da receita”, como imunossupressores, antirretrovirais,  anabolizantes, antidepressivos ou quaisquer outras substâncias presentes nas listas de substâncias e medicamentos C1, C4, C5, são substâncias sujeitas a controle especial.

Estas drogas devem ser prescritas em um modelo de receituário específico, diferente de prescrições normais, como pode se observar no exemplo abaixo:

[![sistema_prescricao_receituario_controle_especial](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/iclinic-mkt/blog/2014/07/sistema_prescricao_receituario_controle_especial1.jpg)](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/iclinic-mkt/blog/2014/07/sistema_prescricao_receituario_controle_especial1.jpg)
Os dados contidos na prescrição são fictícios, utilizados apenas para exemplo.
 

Automatizando a prescrição de receituários de controle especial

O software para clínicas e consultórios iClinic há tempos já oferece um módulo de receituário eletrônico, para automatização e impressão de prescrições tradicionais.

Entretanto, atendendo a pedidos de vários clientes, desenvolvemos recentemente um módulo para** impressão de formulários especiais.**

Os benefícios são muitos.

Além de agilizar a prescrição, pois é possível salvar previamente aquelas prescrições que mais utiliza, evitando redigitação, a prescrição impressa permite uma melhor interpretação dos pacientes e farmacêuticos uma vez que elimina textos escritos à mão e ainda reduz custos com material gráfico, pois não é necessário mais comprar estes formulários.

Para gerar um receituário de controle especial no sistema é muito simples, bastando apenas checar a opção “Receituário controle especial”, destacada abaixo em vermelho:

software_prescricao_eletronica_receita_uso_especial

Clicando no botão “Imprimir”, o receituário será gerado automaticamente com os dados informados e pronto para ser impresso:

impressao_receituario_controle_especial_iclinic

Você pode testar o sistema para prescrição de receituários de controle especial do iClinic gratuitamente:

Conheça e experimente o iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

comments powered by Disqus