Como o uso de dados na área da saúde auxilia na tomada de decisão

Como o uso de dados na área da saúde auxilia a tomada de decisão?

Principais tópicos

O uso de dados na área da saúde é fundamental para aumentar a assertividade de tudo o que é feito nas instituições de saúde, seja decisões sobre investimento ou diagnósticos.

O uso de recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) contribui para uma boa gestão dos atendimentos médicos, desde o conhecimento do fluxo de pacientes até o controle da entrada e da saída de materiais.

6 impactos do uso de dados na área da saúde

1. Aumenta a eficiência na tomada de decisões

Imagine uma clínica que possui praticamente todos os documentos no papel: agenda, prontuários, livro caixa e fichas de cadastro dos pacientes.

Cada informação fica espalhada em diferentes locais, que podem ser facilmente acessados ou prejudicados por acidentes como derramamento de líquidos.

Isso significa que a instituição não consegue saber, com praticidade, quantos agendamentos estão marcados para o mês ou o caixa atual (lucro líquido, que considera todas as despesas).

Ao ter um software médico, todos os dados ficam centralizados em uma única plataforma e os relatórios podem ser gerados automaticamente, seja sobre finanças ou atendimentos.

Dessa maneira, a análise dos dados ficará mais minuciosa, contribuindo para tomadas de decisões mais assertivas. As perdas se reduzirão consideravelmente, assim como possíveis falhas operacionais.

2. Permite diagnósticos precisos

Com os dados pessoais e o histórico de consultas de cada paciente no seu banco de dados, será mais fácil realizar os diagnósticos de acordo com as queixas de cada pessoa.

Isso porque o sistema possibilita otimizar o tempo, já que o médico consegue configurar procedimentos, questionários e outras personalizações no prontuário eletrônico

Todas essas informações de consultas estarão salvas em bancos de dados com garantia de segurança, se o sistema for na nuvem, o que também permite o acesso de qualquer lugar. Em outras palavras, o médico terá um recurso extra.

Os dados confiáveis ainda auxiliam no pedido de exames, evitando desperdícios quando solicitações acontecem de forma equivocada. 

Ou seja, tanto o médico quanto o paciente saem beneficiados.

3. Propicia uma gestão financeira mais eficaz

As ferramentas de TIC englobam os dados de todos os setores da sua clínica em um mesmo banco de informações, melhorando a administração financeira e otimizando o seu tempo.

Dessa forma, os gestores saberão:

  • quais são os planos médicos que lideram os atendimentos através de relatórios financeiros;
  • os resultados do fluxo de caixa mensal;
  • qual a quantidade de dinheiro despendido com impostos, salários e custos fixos (água, energia, aluguel etc.) através do controle de receitas e despesas.

Tudo isso traz mais controle financeiro e segurança administrativa.

Ao contar com dados confiáveis, o setor administrativo poderá traçar metas e planejamentos para futuras melhorias ou tomadas de decisões, como a compra de um novo equipamento ou a oferta de um atendimento diferenciado.

4. Agiliza o agendamento de consultas

Os dados de uma agenda médica online melhora o agendamento das consultas, tanto na organização quanto em relatórios sobre tempo médio das consultas e perfil de paciente mais atendido.

A agenda também deve enviar lembretes automáticos de consulta, o que evita faltas e reduz o tempo de espera.

Além disso, a clínica sempre terá os dados de cada pessoa, podendo manter uma estratégia de relacionamento mais próximo até mesmo no pós consulta

Isso contribui para estreitar a relação entre a clínica e os pacientes — algo fundamental no processo de fidelização.

Uma alternativa bastante eficiente para manter o paciente em contato com sua clínica é o envio de email para aniversariantes. Uma atitude simples, mas que potencializa a fidelização.

5. Aumenta a eficiência da equipe

Qual o impacto de uma instituição de saúde não ter total controle sobre o direcionamento de recursos valiosos, como  o time?

Os efeitos da gestão não otimizada do time são diversos:

  • aumento na média de permanência na instituição;
  • aumento dos custos relacionados ao tratamento do paciente;
  • eventos  adversos ocasionados pelo não direcionamento de um cuidado eficaz;

Ainda, esse cenário tem o potencial de aumentar os custos de internação.

A boa notícia é que: com o uso da tecnologia e de dados na saúde, é possível direcionar melhor o tempo da equipe!

Para que as tarefas e pendências com maior grau de prioridade sejam atendidas de forma ágil, e que o paciente receba o melhor cuidado possível.

Além de proporcionar cuidado de qualidade, o uso de dados na saúde veio para aumentar a produtividade do time, pois é possível automatizar algumas tarefas, e assim, uma mesma equipe consegue atender mais pacientes.

6. Reduz custos

De acordo com um estudo realizado pelo IESS, 20% dos custos de internação de saúde suplementar são desnecessários.

Ainda, há uma projeção de que os gastos das operadoras de planos de saúde com internações até 2030 será na média de R$ 383,5 bilhões.

Esses gastos podem ser causados pela realização de exames sem necessidade, prescrição de medicamentos e até o direcionamento de tratamentos inadequados.

Também podem ser causados pela não realização de processos de auditoria em saúde na instituição.

Com uso de dados na saúde é possível direcionar ações pertinentes ao cuidado prestado ao paciente, para que ele tenha uma melhoria do seu quadro clínico, e se recupere de forma rápida e satisfatória.

Isso reduz os custos da instituição de saúde com o paciente, proporcionando mais acesso à população aos serviços de saúde.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de compartilhá-lo com seus colegas! 

Para saber mais sobre como melhorar o uso de dados em instituições como hospitais, visite o site da Carefy, software de auditoria em saúde.

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online