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Conheça 16 passos importantes para montar seu consultório médico

Aprenda a fazer um bom planejamento estratégico para clínica médica

Para montar seu consultório médico, é preciso aprender sobre regularização, escolha do local e imóvel, gestão financeira, administração, marketing médico e, em alguns casos, gestão de pessoas.

É comum que profissionais que concluíram há pouco a residência queiram montar seu próprio consultório, pois esse fornece mais autonomia e uma boa oportunidade para se destacar em sua especialidade médica.

Ainda, segundo o Censo de Demografia Médica de 2020 do CFM, aproximadamente 81,7% dos médicos no Brasil que realizam consultas médicas, o fazem em consultórios privados.

Porém, é importante enfatizar que a abertura de um consultório não é uma tarefa simples, principalmente porque os cursos de medicina não costumam oferecer matérias sobre gestão e administração.

A partir do momento que você decide montar um negócio, você deixa de ser apenas um médico e também se torna um médico empreendedor. É como ganhar um super poder: com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades.

É preciso muita dedicação e planejamento para conseguir abrir um negócio e mantê-lo no mercado.

Pensando em facilitar esse processo, nós elaboramos este artigo com um passo a passo detalhado com tudo o que você precisa saber para finalmente abrir seu próprio consultório.

Neste artigo você aprenderá sobre:

Continue lendo para saber mais!

Como montar um consultório médico?

Para montar um consultório médico da forma correta, é preciso saber alguns fatores básicos. Entre esses fatores estão ligados tanto à burocracia para abrir um estabelecimento de saúde quanto aos custos envolvidos.

Além disso, definir qual será o modelo de negócio e as formas de atendimento prestados são itens fundamentais na hora de iniciar o planejamento.

 Quais as principais dificuldades de abrir um consultório?

Começar um negócio do zero sempre traz inúmeros desafios em qualquer ramo. Quando estamos falando do mercado da saúde, fica ainda mais complicado.

Por estarmos lidando com algo tão sério como a saúde de nossos pacientes, é natural que esse tipo de estabelecimento demande algumas burocracias extras com relação a outros tipos de serviço ou comércio de mercadorias.

Nesse sentido, ao iniciar a abertura de um negócio, é provável que o empreendedor se depare com os seguintes desafios:

Por isso, o médico empreendedor deve buscar conhecimento e cercar-se de sócios ou parceiros que o ajudem a ultrapassar essa barreira.

Além de todas as responsabilidades e riscos que o empreendedor assume ao começar um negócio, não há um histórico que permita saber qual é o perfil que realmente fará diferença no atendimento.

Isso faz com que nenhuma das tarefas seja feita de forma eficiente – nem as administrativas, nem as médicas. Controlar e saber delegar algumas dessas tarefas é fundamental desde o princípio.

No Brasil, as despesas com os impostos ainda vêm atreladas ao difícil regime tributário, onde há uma variedade de tributos a serem pagos para diferentes entes.

Por isso, um dos primeiros passos é organizar a gestão financeira do negócio e fazer o planejamento tributário junto a uma empresa de contabilidade.

Conheça um passo a passo de como montar seu consultório do zero!

Para conseguir se destacar em um mercado tão concorrido como a medicina, não basta apenas ser um excelente médico, você também precisa ser um ótimo administrador e saber divulgar seu diferencial.

Neste artigo vamos falar sobre as principais decisões que você precisará tomar para montar seu consultório e ter seu próprio local de trabalho, dando algumas dicas sobre como fazer isso da melhor forma possível.

Continue a leitura!

1. Escolha o melhor local possível

Você sabe qual é o melhor local para montar seu consultório?

A escolha do local é um dos fatores mais decisivos para a abertura do seu consultório, isso porque  mudar a localização física do seu consultório exigirá um investimento alto. Por isso, é fundamental garantir que você faça uma boa escolha.

Pense se a localização que você está considerando é de fácil acesso, se há espaço para um estacionamento, e considere um espaço que possa ser ampliado, pois, caso seu consultório cresça, não será preciso mudar de endereço.

Outros pontos que devem ser considerados durante a escolha do local, é lembrar qual é o perfil dos pacientes que você deseja atrair.

Caso seu principal objetivo seja fidelizar pacientes que você atende por meio de convênio, por exemplo, montar seu consultório perto de postos de saúde pode ser uma boa opção.

Porém, se você está focando em atrair pacientes particulares, focar em regiões frequentadas pelas classes A e B pode ser mais vantajoso.

Não se esqueça de observar se há outros estabelecimentos médicos com o mesmo perfil do seu consultório instalados na região, pois isso pode ser um sinal de que os serviços de saúde já são suficientes naquela área.

2. Defina os serviços médicos que irá oferecer

Para definir os serviços médicos que irá oferecer em seu consultório, você deve buscar entender quais são as demandas em sua região e se já há alguém oferecendo-os.

Muitos médicos-empreendedores em início de carreira não pensam na concorrência ou simplesmente a subestimam. No entanto, ao iniciar um consultório, o ideal é que você consiga abraçar os tipos de serviço que outros profissionais e estabelecimentos não oferecem.

Além disso, é necessário analisar os custos de determinados serviços médicos. Se você está em busca de oferecer apenas consultas, deve fazer a cotação de preços dos mobiliários e equipamentos da sua especialidade.

Se fizer outros tipos de procedimento deve fazer a cotação dos equipamentos e também do valor-hora dos profissionais necessários nesse tipo de atendimento.

É comum que alguns enfermeiros, técnicos de enfermagem e anestesistas façam trabalhos em regime freelancer, recebendo por hora ou por procedimento.

3. Faça uma boa escolha do imóvel

Escolher um bom imóvel é tão importante quanto fazer uma boa escolha do local, afinal, a estrutura do consultório é um dos investimentos que normalmente mais pesam na hora da abertura do negócio.

A estrutura básica de um estabelecimento médico normalmente conta com uma recepção, banheiros, salas de atendimento e, dependendo da sua especialidade, uma sala exclusiva para exames.

Antigamente, as clínicas e consultórios médicos precisavam reservar uma sala apenas para o armazenamento de documentos como fichas de pacientes, relatórios físicos, agendas e outros.

Porém, hoje esse desperdício de espaço não é mais necessário. Com a ajuda de ferramentas digitais como os softwares médicos, todas as informações podem ser centralizadas em uma única plataforma.

Ou seja, o ideal é não precisar reservar uma sala para guardar papel, pois hoje em dia é muito mais eficiente ter tudo digitalizado. Você desperdiça menos dinheiro, além de abrir espaço para outras atividades que você deseja ter na clínica.

Se for possível, escolha um imóvel que permita criação de espaços como uma copa para sua equipe de colaboradores ou, caso seu negócio venda produtos de saúde, um local para armazenar seu estoque, pois assim seu consultório pode ficar mais organizado e dinâmico.

Outra questão importante, que normalmente uma boa parte dos administradores acabam deixando de lado, é garantir acessibilidade para todas as pessoas, inclusive aquelas com deficiências, idosos, entre outros.

Não se esqueça de verificar se a estrutura do imóvel segue as normas exigidas por órgãos como a ANVISA.

Uma ótima dica é optar por ter um consultório sustentável, no qual a estrutura do seu imóvel pode te ajudar a economizar recursos e ainda aumentar a qualidade de vida de todos ao seu redor.

4. Avalie quais equipamentos são necessários para seu trabalho

Cada médico e cada especialidade tem as suas necessidades específicas para o trabalho.

Como você sabe, um consultório de clínico geral, por exemplo, demanda muito menos mobiliário e equipamento do que um consultório oftalmológico.

Por outro lado, mesmo que a sua especialidade requeira alguns tipos de mobiliário e ferramentas especiais, organize as compras por prioridades.

É muito tentador já começar com o “pé direito” e querer todos os equipamentos disponíveis desde o primeiro momento. No entanto, isso não é indicado por dois motivos principais:

Busque analisar se você utilizava aquele equipamento em pelo menos 60% dos seus atendimentos e se ele é fundamental para a qualidade dos seus diagnósticos.

Muitas vezes os equipamentos são um “plus” para o seu consultório, mas nunca devem substituir ou ter mais importância que o ferramental humano.

5. Avalie o quanto de dinheiro você planeja investir

Antes de iniciar o planejamento estratégico do seu consultório, você deve ter em mente quanto de dinheiro tem disponível para concretizar este objetivo.

O dinheiro não precisa ser gasto todo de uma vez, mas é importante que você já tenha pelo menos uma previsão da quantidade total a ser gasta.

Além disso, um dos primeiros pontos que um empreendedor deve saber é separar o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa. Por isso, as finanças pessoais não devem ser comprometidas com o negócio, mesmo que este seja o sonho da sua vida.

Nesse sentido, o investimento deve ser visto como um dinheiro que irá retornar. O prazo para isso também deve estar bem estabelecido – normalmente, investimentos em empresas tem o seu retorno em até 5 anos.

Também é importante que o dinheiro comprometido para a abertura do consultório saia de uma “poupança” para este fim. Jamais comprometa as reservas de emergência pessoais ou de sua família para abrir um negócio.

6. Faça um planejamento financeiro

Como dissemos, um dos calcanhares de aquiles para qualquer negócio é o planejamento financeiro. O empreendedor deve se organizar para que o negócio funcione de forma sustentável – isso é, com receitas maiores que as despesas.

Isso permitirá com que o negócio se sustente sozinho, não sendo necessário por parte do empreendedor realizar novos aportes financeiros em questões como controle do fluxo de caixa.

É importante também que esse planejamento financeiro seja feito pensando não só no presente, mas também no futuro a médio e longo prazo.

Faça a organização das finanças de forma a planejar pelo menos os próximos 3 anos, levando em consideração o aumento do número de pacientes/atendimentos e também o aumento de custos e novos investimentos em mobiliário e equipamento.

7. Monte seu plano de negócio

Montar um plano de negócios organizado e realista fará com que o empreendedor saiba exatamente para que lado ele deve ir.

De acordo com pesquisas do SEBRAE, não realizar um plano de negócios da maneira correta (ou simplesmente ignorar essa etapa) é um dos principais motivos que levam as empresas a fecharem nos três primeiros anos de funcionamento.

O plano de negócios para um consultório médico deve conter itens como:

8. Crie um CNPJ e abra uma conta bancária

Toda empresa cujo endereço fiscal seja em território brasileiro deve contar com um CNPJ.

No caso dos consultórios, é muito comum que as empresas comecem como microempresas. Os CNPJs a serem abertos para um consultório médico podem ter as seguintes configurações:

A abertura de uma conta Pessoa Jurídica com o CNPJ da empresa também é importante, mesmo que você não tenha sócios.

Ao centralizar todas as receitas e despesas numa só conta bancária, você facilita a gestão financeira do seu negócio, com a compreensão rápida apenas por um extrato.

Além disso, evita que o patrimônio pessoal e o patrimônio da empresa se confundam, o que pode trazer dores de cabeça em ambos os âmbitos.

Se o consultório tiver outros sócios, é importante que todos eles tenham acesso à conta, porém com limites de operação iguais a todos.

Isso traz mais transparência à operação financeira do negócio e ao mesmo tempo impõe limites, evitando que haja qualquer tipo de vantagem a algum deles.

É fundamental que esses pontos estejam descritos no contrato social da empresa.

9. Conheça as exigências legais e sanitaristas

Conhecer as exigências mínimas para abrir um consultório é parte essencial do trabalho do empreendedor. Falaremos mais a respeito em outro tópico deste artigo, mas em resumo:

10. Organize sua agenda de trabalho

A agenda de trabalho do médico empreendedor deve ser bem organizada, levando em consideração todas as tarefas que ele deve cumprir.

Se você é o dono de um consultório com o seu nome, mesmo que outros profissionais sejam contratados, é importante que você faça atendimentos – afinal, é pelo seu nome que muitos estão indo até o seu estabelecimento.

Por outro lado, o médico empreendedor não deve deixar de lado as obrigações administrativas do negócio.

Para isso, é importante que o médico separe algumas horas do seu dia (ou da semana) para cada uma das funções.

Outro ponto fundamental na gestão de um negócio é entender que a organização também envolve o tempo que gastamos em cada uma das tarefas que precisamos fazer.

Nesse sentido, softwares médicos como o iClinic facilitam a organização da agenda, pois permite que as recepcionistas marquem os seus atendimentos apenas nos horários que estão disponíveis para isso.

11. Invista na decoração do local

A decoração de um consultório médico deve ao mesmo tempo ser elegante e sóbria, mas com algumas pitadas que revelam a personalidade do médico.

Sabemos que o branco é a cor predominante nesse tipo de ambiente, sobretudo nas paredes.

Porém, na sala de recepção, você pode adicionar elementos decorativos como quadros, esculturas e móveis que tirem do paciente um pouco da tensão que um atendimento médico causa.

Outro ponto de bastante relevância na hora de decorar o consultório é na escolha do mobiliário.

As cadeiras e poltronas devem aliar a beleza com o conforto, pois isso permite aos pacientes se sentirem mais tranquilos enquanto esperam por um atendimento.

12. Escolha a categoria do seu atendimento

Quando falamos sobre a categoria do seu atendimento, não estamos falando apenas das especialidades que você irá oferecer. O mais importante nesse momento é descobrir ou escolher com qual nicho você irá trabalhar.

Pacientes das classes A e B, por exemplo, demandam fatores diferentes no atendimento do que pacientes de classes mais pobres.

Isso não quer dizer que um paciente deve ser melhor tratado por ter mais dinheiro que o outro, mas haver uma preparação para que os atendimentos estejam direcionados para as necessidades de cada um. A qualidade e humanização do atendimento devem sempre ser as mesmas.

No caso das classes C, D e E, por exemplo, há uma valorização muito maior com relação ao preço do procedimento. Afinal, o dinheiro nem sempre está disponível na vida destas pessoas e uma consulta médica pode tirar parte do orçamento familiar delas.

Por outro lado, pessoas de classes mais ricas tendem a buscar atendimentos médicos com mais frequência e desejam um local diferenciado, que supere suas expectativas.

Normalmente são pessoas que não gostam (ou não estão preparadas) para perder tempo e que estão dispostas a pagar mais caro por um atendimento em localizações mais privilegiadas e menor espera para serem atendidos.

O mobiliário escolhido também deve refletir essa escolha. Um público mais selecionado tende a valorizar mais o uso de obras de arte na decoração, bem como poltronas e cadeiras confortáveis.

Por fim, na categoria também é necessário entender o modelo dos atendimentos. Qual será a sua prioridade – atender junto a convênios médicos, individualmente ou prestar serviços em parceria com outros médicos?

Todos esses fatores farão a diferença na hora de captar e manter os clientes dentro da sua clínica ou consultório.

13. Faça um bom gerenciamento de custos

O gerenciamento de custos é fundamental em qualquer estabelecimento, independentemente de qual seja o seu ramo de atuação. Num mercado tão concorrido como as clínicas e consultórios médicos, isso faz ainda mais diferença.

Isso porque, quando os custos estão bem controlados e “na ponta do lápis”, o planejamento financeiro da empresa como um todo fica muito mais fácil.

Assim, pode-se entender melhor quais são os pontos que carecem de mais atenção e investimento, ou até mesmo proporcionar aos pacientes preços que sejam mais competitivos com relação à concorrência.

Vale citar que o gerenciamento de custos só é realmente eficaz se considerar todas as variáveis que tiram dinheiro do seu caixa. Muitos empreendedores em começo de carreira avaliam só os custos fixos e os custos para oferecer o serviço.

Quando se leva apenas em consideração esses custos “mais óbvios” e que estão na nossa cara, a empresa pode estar sobrevalorizando o valor necessário para que ela opere de forma saudável e sustentável.

Para isso, é importante considerar:

Há uma série de fatores que podem complicar na hora de realizar a gestão financeira do seu negócio. Se um empreendedor utiliza planilhas para contabilizar cada entrada e saída, pode parecer positivo na organização num primeiro momento, mas não é.

A melhor forma de gerenciar os custos, fluxo de caixa e capital de giro da sua empresa, é por meio de um software. No iClinic há uma funcionalidade específica para isso chamada gestão financeira.

Nessa parte, você pode verificar quais são as provisões de entradas e saídas do seu caixa, bem como registrar as movimentações realizadas.

Isso facilita não só a gestão interna, mas também a documentação contábil e o pagamento de impostos, que terão os seus cálculos feitos de forma automatizada.

14. Divulgue o seu consultório

A divulgação do consultório é uma das principais coisas com que você deverá se preocupar durante a abertura do seu negócio.

Muitos esbarram na falta de conhecimento técnico em marketing e isso é normal para quem está abrindo o seu primeiro negócio.

Se você for atender sozinho, é provável que a primeira divulgação fique restrita aos seus amigos e familiares mais próximos.

No entanto, é importante furar essa “bolha”, levando ao conhecimento das pessoas do bairro ou região de que há um novo consultório médico por ali.

Você pode atuar na divulgação em duas frentes: uma pessoalmente e outra por meio das redes sociais.

No primeiro caso, você pode confeccionar panfletos ou cartões de visitas para que as pessoas tenham pelo menos a consciência de onde está localizado o seu consultório e quais tipos de atendimento você fornece.

Caso você tenha algum tipo de especialidade, por exemplo, você deve deixá-la clara no seu cartão. Se você prestar algum tipo de serviço ou tratamento específico, também utilize isso a seu favor.

Já nas redes sociais, vale a pena realizar um primeiro investimento em tráfego pago.

Se você não entende nada disso, o ideal é contratar um profissional da área de marketing e explicar a ele quais são as suas necessidades e desejos com relação à divulgação do seu consultório.

Com isso em mãos, ele poderá definir públicos com relação à idade, interesses, gênero e local de moradia e assim, proporcionar melhores resultados para a sua divulgação.

No entanto, não se esqueça que a divulgação do seu consultório deve ser feita em conformidade com as orientações e normativas do Conselho Federal de Medicina.

Há uma série de regras que não permitem anúncios muito chamativos ou a utilização de determinados tipos de nomenclatura para procedimentos ou especialidades.

Ficar atento a isso é o primeiro passo para que o seu estabelecimento esteja funcionando de forma legal e ética.

15. Construa relacionamentos!

Poucas coisas podem ser levadas como “verdade absoluta” na abertura de um estabelecimento.

Porém, uma das maiores verdades quando falamos de captação de clientes é: “é muito mais barato manter um cliente do que conquistar outro.”

Prova disso é a fala de Philip Kotler (um dos principais nomes da história do marketing), que dizia que conquistar novos clientes custa pelo menos entre 5 e 7 vezes mais dinheiro do que manter clientes já existentes.

Por isso, a retenção de pacientes deve ser algo essencial dentro da empresa. Se um paciente ficar satisfeito com o seu atendimento desde o início, não haverá motivos para que ele troque de médico. Concorda?

Por isso, realizar diagnósticos e atendimentos médicos corretos não basta. É importante que o profissional e sua equipe de recepção estejam treinados e preparados para entregar aos pacientes um serviço realmente diferenciado.

É importante que na consciência desse paciente esteja um sentimento como “por que vou procurar outro lugar se já fui bem atendido lá?”.

16. Conte com um software de gestão médica

Apesar de estar no item 16, contar com um software de gestão médica é um dos passos mais importantes para uma boa gestão e andamento dos processos no seu consultório.

Por meio desse tipo de ferramenta, você pode ter acesso a funcionalidades como:

Agenda médica: não saber gerenciar o tempo é um dos problemas que médicos-empreendedores podem enfrentar no começo do seu negócio.

Uma agenda médica automatizada e eletrônica pode fazer com que erros de comunicação entre sua recepcionista e você sejam evitados, além de trazer a praticidade de consultá-la com poucos cliques.

Prontuário eletrônico: prontuários eletrônicos são essenciais na hora de realizar um atendimento médico.

Por meio dessa versão digital dos antigos prontuários feitos à mão, é possível configurar a tela para verificar o histórico e a evolução do paciente por meio de gráficos.

Além disso, a documentação fica disponível em nuvem, garantindo a segurança e a privacidade dos dados do paciente, de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Marketing médico: cultivar e manter um bom nível de relacionamento com os pacientes é um problema para boa parte dos consultórios.

Ao contar com esse tipo de ferramenta, o consultório poderá enviar lembretes e mensagens automáticas para os seus pacientes, fazendo com que eles não esqueçam do atendimento no seu estabelecimento.

Com isso, o aumento da recorrência se faz presente, gerando um ciclo virtuoso no consultório.

Gestão financeira: automatizar os processos da gestão financeira do negócio pode evitar muita dor de cabeça aos empreendedores.

Com um sistema automático como o do iClinic, o pessoal administrativo poderá registrar as entradas e saídas do caixa da empresa, organizando tanto o fluxo quanto os cálculos de taxas e impostos devidos.

Além disso, contar com as provisões de entradas e saídas para os próximos dias ou meses dará uma margem ainda melhor para a tomada de decisões.

Teleconsulta: a Teleconsulta é uma das ferramentas que você pode ter para alavancar os números do seu consultório.

Por meio de plataformas de comunicação, seus pacientes podem realizar consultas com os médicos do consultório para tirar dúvidas ou fazer diagnósticos simples.

Embora esse tipo de atendimento tenha se popularizado nos últimos anos, a Teleconsulta ainda tem muita margem para crescer.

Por meio do iClinic você pode profissionalizar ainda mais esse atendimento, estando em uma plataforma exclusiva para atendimentos médicos.

Com ela, você pode compartilhar na tela do seu paciente os principais dados e informações do prontuário eletrônico.

Além disso, o sistema de áudio e vídeo exclusivos para esse fim garantem maior privacidade, evitando vazamentos que podem ocorrer em outros softwares não dedicados à atividade médica.

Agendamento online: o agendamento online pode trazer ainda mais pessoas para dentro do seu consultório. A maioria das pessoas não quer mais ter de passar por uma ligação ou conversar com uma secretária/recepcionista

Por meio de todas essas ferramentas, o consultório deverá ganhar eficiência e reduzir as tarefas, sobretudo do pessoal administrativo. Imagine realizar todas estas tarefas de forma manual ou por meio de planilhas?

Se você já teve que fazer isso, certamente sabe o quanto isso pode ser problemático.

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Como montar um consultório médico com profissionais de outras especialidades?

Uma das formas de expandir a atuação do seu consultório é por meio da abertura de consultórios de múltiplas especialidades. Se você está no início da sua carreira, é improvável que você consiga realizar parcerias prolíficas com outros profissionais.

Normalmente, os médicos que já têm experiência para atender em consultórios já tem a sua própria clientela e mudar de consultório nem sempre é algo que está dentro dos seus planos.

Por isso, para convencê-los, você deve verificar antes quais são os gargalos ou os problemas existentes na concorrência.

Com esses dados e queixas mapeadas, você saberá o que precisa ser resolvido e poderá fazer uma proposta que realmente atenda a esses profissionais e os convença a mudar para o seu consultório.

Outro item fundamental é deixar bem explicado quais são os seus planos a curto, médio e longo prazo.

Explicar como será o funcionamento (inclusive com a apresentação de partes do plano de negócio) poderá fazer com que o profissional sinta-se seduzido pelo projeto.

Se a sua ideia é oferecer sociedade para médicos de outras especialidades, verifique a possibilidade de acordo com o regime contábil escolhido para a empresa.

Além disso, lembre-se que nem todos os interessados numa sociedade estarão dispostos a arcar com os compromissos financeiros e de tempo num novo negócio como você está.

Nesse sentido, oferecer participações societárias no seu consultório só é uma opção caso você conheça bem a pessoa. Você deve estar certo de que ele pode agregar em clientela e na solução de problemas para o seu negócio.

Como legalizar um consultório médico?

Um dos pontos fundamentais na abertura de um estabelecimento de saúde é garantir que ele esteja legalizado e autorizado a exercer as atividades as quais se propõe.

Nesse sentido, o médico empreendedor deve providenciar documentos como:

Como tirar alvará para consultório médico?

O alvará de funcionamento deve ser solicitado junto à prefeitura do município onde o negócio está instalado.

O local escolhido para o funcionamento do consultório médico deve ser aprovado pela prefeitura, que pode utilizar determinações do plano diretor ou averiguar as estruturas do edifício ou da casa para abrigar a atividade.

Para obter o alvará de funcionamento, você deve estar com os seguintes documentos em mãos:

O que a Vigilância Sanitária exige para consultório médico?

 

As normas da ANVISA para consultórios médicos estão descritas na resolução RDC 153/2017.

Entre as definições trazidas por esta legislação está o fato de que o estabelecimento terá de receber a visita de uma autoridade sanitária do município.

Essa autoridade (normalmente um servidor público que atua como fiscal) deverá fazer a conferência do estado de conservação do local em que o consultório atuará, bem como condições de higiene e riscos de contaminação.

A conferência deve ser feita baseada no CNAE escolhido para o consultório.

Esse CNAE terá um grau de risco sanitário, que mede o risco potencial de causar danos à integridade física, à saúde humana e ao meio ambiente por meio da execução de atividade econômica.

Nesse sentido, locais onde há a realização de procedimentos cirúrgicos têm exigências maiores para serem autorizados a atuar, se comparados a um local onde se faz apenas consultas.

Conclusão

Neste artigo, você estudou alguns dos pontos mais importantes na hora de abrir um consultório.

O primeiro consultório de um médico envolve muitos desafios, que vão desde a captação dos primeiros pacientes quanto com as burocracias existentes para a legalização do negócio.

No entanto, abrir um consultório médico é uma excelente oportunidade profissional.

Além do aumento de ganhos financeiros trabalhando por conta própria, ter um consultório com sua própria marca ou nome, traz também uma reputação maior.

Para ter a certeza de que este é o caminho certo pelo qual você deve seguir, você pode pensar em quais são os médicos mais famosos da sua cidade ou região.

É bem provável que os mais conhecidos sejam os donos de estabelecimentos, concorda?

Ao começar o seu empreendimento na área da saúde, você deve estar completamente preparado para os desafios. Além dos desafios médicos, que já são muitos, você deve conhecer sobre a gestão e o planejamento do seu consultório.

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