Controle Financeiro

Veja como melhorar o fluxo de caixa do consultório médico

Controlar e gerir as finanças do consultório médico deve fazer parte da sua rotina diária.

E utilizar, da melhor forma possível, ferramentas inteligentes e otimizadas pode lhe auxiliar nesta tarefa.

Neste post você vai compreender como melhorar o fluxo de caixa do consultório médico e usufruir de todos os benefícios de uma ferramenta para a sua gestão.

Utilize um bom software de gestão

Caso você já tenha implementado o fluxo de caixa e ainda não tenha observado todas as vantagens desta ferramenta, que tal utilizar um bom software de gestão?

Estas soluções, além de permitir um controle mais fácil e objetivo, podem reunir todas as suas informações financeiras em um só lugar.

De maneira prática e rápida você pode fazer o controle de despesas e de receitas.

Você sabe, isto é fundamental para seu planejamento financeiro futuro, mostrando não só as disponibilidades de caixa no momento, mas em outros períodos, permitindo uma visão antecipada de suas finanças.

Com um sistema de gestão que integre todas as informações da clínica você pode fazer os lançamentos financeiros em poucos cliques.

Por exemplo, ao final de uma consulta você já pode enviar os valores para o fluxo de caixa do consultório. Isso otimiza seu tempo e diminui a burocracia das suas atividades.

como melhorar o fluxo de caixa do consultório médico

Registre diariamente sua movimentação

Mesmo que a movimentação financeira de sua clínica não seja muito intensa, procure registrar diariamente as transações realizadas.

Isto é necessário para que você conheça em tempo real como está a saúde financeira de sua clínica e como estão as suas disponibilidades no momento.

Não esqueça também de conferir, de forma diária, os extratos e aplicações financeiras de curto prazo que também fazem parte da movimentação do fluxo de caixa do consultório.

Além de garantir o controle de suas finanças, você também evita erros e falhas na conferência de seus dados financeiros.

Crie categorias no fluxo de caixa do consultório

Agora que você já compreendeu a importância de soluções otimizadas para o fluxo de caixa do consultório, que tal categorizar as suas despesas e receitas?

Ao criar categorias em suas finanças, além de organizá-las você poderá entender onde está indo o dinheiro de sua clínica e também como são as suas entradas.

Com este tipo de informação você poderá pensar em formas de diminuir ou substituir determinados custos, saberá quais são os procedimentos de maior procura por seus pacientes e ainda terá outros dados estratégicos que poderão ser utilizados em seu processo decisório.

Fluxo de Caixa para clínicas e consultórios

Acompanhe as suas contas

Para uma boa gestão financeira é preciso estar de olho nas contas do seu consultório.

Com o auxílio do fluxo de caixa verifique, de forma constante, se não existem contas que estão em atraso ou que simplesmente não foram pagas, o que pode gerar além de outras preocupações, multas e juros com impacto negativo para sua clínica.

Além disso, caso você receba cheques pré-datados de seus pacientes fique atento ao prazo para depósito e, caso estes sejam devolvidos, procure entender junto aos seus pacientes a razão.

Esta ação também é importante para que você não fique sem dinheiro em seu caixa, comprometendo o pagamento de suas contas e a sua segurança financeira.

modulo financeiro iclinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

comments powered by Disqus