tecnologia na saúde

Como os médicos usam dispositivos móveis no cenário clínico

Atualmente, médicos vêm utilizando dispositivos móveis em consultórios e hospitais como um auxílio, ferramenta ou mesmo acesso a informações privilegiadas para sua área de trabalho. Recentemente, uma pesquisa foi realizada para explorar e entender como os profissionais de saúde usam dispositivos móveis no cenário clínico.

O estudo foi realizado com 109 médicos e mostrou que 91% possuíam um smartphone e 88% usavam seus aparelhos móveis com frequência no cenário clínico.

A maioria dos médicos (84/109; 77%) possuía um iPhone em vez de um smartphone Android e a maioria (96/109; 88%) usava seu dispositivo móvel com frequência no ambiente de trabalho. Mais de um quarto (29/109; 27%) usou dois ou mais dispositivos no cenário clínico.

Os participantes relataram ter recebido comentários de pacientes, estudantes médicos e colegas de trabalho sobre o uso do dispositivo móvel. Apenas 10% reportaram comentário negativo de um paciente.

Os médicos usam dispositivos móveis, como softwares de gestão, aplicativos de fotografia e ferramentas de comunicação, para aumentar a eficiência no local de trabalho. No ambiente atual, os médicos estão tomando suas próprias decisões com base no equilíbrio entre os riscos e benefícios do uso desses dispositivos no cenário clínico. Há necessidade de diretrizes sobre o uso aceitável e ético centrado no paciente e sua privacidade.

Cuidados com as publicações em redes sociais

As redes sociais podem ser uma ferramenta importante para aumentar a conscientização sobre os cuidados com a saúde e envolver pacientes. No entanto, médicos devem ter cuidado com o tipo de conteúdo publicado tanto em suas páginas pessoais, quanto profissionais.

Uma dica é buscar um equilíbrio para proteger a privacidade do paciente e evitar erros de relações públicas. Esse equilíbrio também exige conhecer sua equipe e fazer esforços para mostrar o orgulho em trabalhar em determinada instituição de saúde.

Uma boa política de mídia social pode levar a uma experiência mais positiva para os médicos e seus pacientes.

Por isso, as instituições devem manter as orientações simples ao desenvolver uma política para o uso de redes sociais. Idealmente, a mídia pode melhorar a imagem profissional e ajudar a garantir que o local de trabalho é produtivo e focado!

Agora veja como utilizar a tecnologia também na sua clínica:

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Sobre o autor:
Esse texto foi produzido pela equipe PEBmed. "Temos como principal objetivo ser um facilitador na vida do profissional de saúde e estudante de medicina, hoje já são mais de 60 mil usuários, sendo a principal ponte entre a informação e o consumidor, tudo isso de forma gratuita."

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus