Dicas para fazer seu consultório sobreviver à crise

Como fazer seu consultório sobreviver à crise

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Crises são naturais no processo da economia, por isso é preciso estar preparado para ter um negócio bem estruturado e que não ceda aos primeiros sinais de uma situação negativa.

Você está pronto para fazer seu consultório sobreviver à crise?

Confira como alguns passos básicos podem ser decisivos para proteger seu consultório e fazer com que ele prospere por muitos anos.

Controle das finanças do consultório

Talvez essa seja a dica mais óbvia, e também a mais importante. Mas, nem pense em corte de gastos, a palavra chave aqui é controle.

O ponto essencial é controlar o Fluxo de Caixa do consultório de maneira correta.

Só assim, você poderá entender quais são os principais custos e receitas de um determinado mês.

Ao ter uma ideia da saúde financeira da clínica nos meses seguintes, você pode se preparar para situações de caixa negativo, evitando ser obrigado a deixar as contas vencerem ou, até pior, pedir empréstimos.

Mesmo com as finanças bem organizadas, é claro que podem surgir dificuldades financeiras. Neste caso é necessário ter, antes de mais nada, paciência e capacidade de se colocar no lugar dos pacientes.

O corte de gastos pode ser muito prejudicial em alguns casos, e pode causar certa insatisfação dos seus pacientes. Portanto, faça uma análise de todos os seus custos mensais e verifique aqueles que são realmente supérfluos e quais opções mais em conta você tem para substituí-los.

Uma boa opção para garantir que as contas estejam sempre e dia e evitar surpresas negativas é utilizar a receita do mês corrente para pagar as contas do mês seguinte.

Outra medida extremamente necessária para garantir a saúde financeira e fazer seu consultório sobreviver à crise é: separar suas contas pessoais das contas da clínica.

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Gestão de processos internos

Organização e planejamento são essenciais no controle financeiro e também em todo o gerenciamento do seu consultório.

Diminuir a burocracia, automatizar processos e utilizar ferramentas de gestão que facilitem seu dia a dia também pode te ajudar em um momento de crise.

Quando você não precisa se preocupar em procurar documentos, encontrar as contas que foram pagas ou então anotar os recebimentos um a um, você consegue focar em tarefas mais importantes e estratégicas.

A informatização do consultório é muito importante para essa gestão.

Um bom sistema de prontuário eletrônico, por exemplo, permite que você tenha acesso a todas as informações do seu consultório de qualquer lugar, e usando qualquer dispositivo. Claro, procure um sistema com armazenamento em nuvem, que garante a segurança e sigilo de todos os dados dos seus pacientes.

Você não pode perder tempo com processos burocráticos. Ao informatizar o seu consultório, você tem mais organização e acessibilidade, o que agiliza a tomada de decisões e permite que seu consultório seja mais eficiente.

Marketing médico

Você precisa aparecer!

O marketing médico é uma ótima estratégia para driblar a crise e conquistar novos pacientes.

Faça um site, tenha uma página atualizada no Facebook, escreva artigos para blogs e revistas, participe de eventos e se torne referência na sua área.

Tudo isso ajuda a criar a sua marca pessoal e atrai atenção para seu consultório.

Hoje a internet oferece várias possibilidades para você se relacionar com pacientes e futuros pacientes com um custo quase irrisório.

Por exemplo, ao colocar o consultório no Google Maps você deixa os pacientes te encontrarem e também de criar uma marca online. Essa é uma estratégia simples e muito eficiente.

Mas cuidado, esteja sempre atento às determinações do CFM. Se informe sobre essa determinações e faça uma divulgação de forma ética.

Satisfação dos pacientes atuais

Essa também é uma estratégia de marketing médico, mas é tão importante que merece uma discussão só para ela.

É muito mais fácil – e barato – manter um paciente satisfeito do que conquistar um novo paciente.

Por isso é essencial se preocupar em garantir a satisfação dos seus pacientes. E por dois motivos:

  • Os pacientes fieis tendem a confiar mais no seu trabalho, voltam mais vezes, e estão mais abertos a aderir a novos tratamentos;
  • Um paciente satisfeito fala bem de você e indica o seu trabalho para amigos e familiares.

Portanto, pense sempre na satisfação dos seus pacientes e na experiência deles no seu consultório.

Não só durante a sua consulta, mas também no tempo em que ele aguarda na sala de espera, no contato que ele tem com a recepcionista, até mesmo a decoração do consultório pode influenciar a percepção que o paciente tem do seu trabalho.

Essas são algumas dicas básicas que podem te ajudar em um momento de dificuldades financeiras.

Falar sobre isso não é fácil, mas é necessário para evitar que situação se agrave.

Com certeza, ao se atentar nesses pontos, você vai fazer seu consultório sobreviver à crise atual e vai garantir o sucesso do seu negócio por muitos e muitos anos.

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