como divulgar clínica

Como divulgar sua clínica no Facebook?

O Facebook é utilizado por mais de 90 milhões de brasileiros, e pode ser uma excelente ferramenta de divulgar sua clínica para novos pacientes.

A rede social tem funcionalidades excepcionais para atrair novos pacientes, além de aproximar o contato com pacientes que já frequentam sua clínica.

* *

Qual a diferença entre perfil e página?

No geral, existem duas maneiras diferentes de fazer parte do Facebook: criando um perfil ou administrando uma página. Cada uma tem objetivos e funcionalidades diferentes.

O perfil estabelece um limite para a quantidade de amigos e permite selecionar se suas postagens serão públicas ou se estarão disponíveis apenas para os seus contatos.

Além disso, as configurações dos perfis não permitem a utilização de outro nome que não seja o seu de cadastro na rede social — afinal, o objetivo é promover o contato entre você e seus amigos.

Enquanto isso, a página (ou fanpage) é utilizada por empresas e organizações para ser um meio de comunicação direta com o seu público-alvo.

Não há limites de pessoas para curtir a sua página e todo o conteúdo publicado é aberto, ou seja, qualquer um pode acessar — curtindo ou não a página.

redes sociais para medicos e profissionais da saude*

Como criar uma página?

Para adotar o Facebook como um canal ativo de comunicação, o ideal é criar uma página do seu consultório e não um perfil.

É melhor deixar seu perfil pessoal para interagir com seus amigos, colegas, familiares e para apenas gerenciar o que acontece na sua fanpage.

É muito fácil criar uma fanpage. Basta entrar no Facebook  e fazer o seu login. Depois, basta acessar esse link, para começar a criar a página: https://www.facebook.com/pages/create.php.

Lá você vai seguir o passo a passo para configurar o nome, inserir as imagens de perfil e de capa, e inserir o endereço e telefone de sua clínica.

Esses últimos foram autorizados pelo CFM na última resolução sobre publicidade médica.

divulgar sua clinica no facebook tamanho imagens

Lembrando que é preciso se ater à marca que você já usa, portanto fotos e logos devem ser padronizados com os que você já utiliza.

Após a criação da página, você pode – e deve – convidar todos seus amigos na rede social para também curtirem a página do seu consultório.

A página no Facebook permite que você se comunique diretamente com seu público de forma dinâmica.

Para facilitar ainda mais esse contato, o próprio Facebook oferece métricas extremamente funcionais para a análise de engajamento, de interesse e de atividade de todas as interações.

Esses números mostram, por exemplo, quais posts foram mais curtidos e compartilhados. Com isso você pode ver que tipo de conteúdo é mais interessante para os seus seguidores.

O Facebook é um excelente canal para que você se firme como autoridade na sua área de atuação, gere conteúdo e interaja com seu público sobre assuntos relacionados à saúde.

* *

Como divulgar sua clínica no Facebook com conteúdos de qualidade?

É muito interessante utilizar as redes sociais, e o Facebook, para se posicionar como um profissional relevante na sua área de atuação.

Por meio de conteúdo original e de qualidade você pode mostrar para outras pessoas sua especialidade e competência.

A melhor forma de transformar a sua clínica em autoridade no seu segmento é compartilhando conteúdo próprio. Você pode escrever regularmente em um blog, ou até mesmo compartilhar notícias e novidades da área em sua página no Facebook.

Para ajudar a começar essa produção de conteúdo, você pode pensar nas principais dúvidas que seus pacientes possuem e como você pode respondê-las.

Essa é uma maneira simples de começar a escrever artigos. Depois de um tempo, você passa a entender quais os temas são para interessantes para o público.

como_criar_um_site_para_seu_consultorio*

Quais os limites para este tipo de divulgação?

As funcionalidades do Facebook são versáteis e de fácil utilização, é preciso ter em mente que seu conteúdo deve ser adequado às normas definidas pelo Conselho Federal de Medicina.

As regras limitam a exposição dos serviços de saúde e evita peças publicitárias de má fé, ou que prometem resultados garantidos.

Por exemplo, não se pode publicar fotos dos pacientes, nem imagens de “antes e depois”.

De acordo com as regras do Conselho Federal de Medicina, é possível divulgar os equipamentos disponíveis e tratamentos oferecidos na sua clínica.

* *

Criar uma página no Facebook pode ser um passo muito importante para divulgar seus trabalhos e ajudar pacientes e futuros pacientes a estabelecerem um relacionamento com você fora da sala de consultas.

É uma oportunidade de se deixar conhecer e criar conteúdos relevantes para quem precisa.

marketing médico

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus