decoracao de clinicas

Como a decoração do consultório ajuda no atendimento aos pacientes?

Quando um paciente vai a um consultório médico, geralmente, ele e seus acompanhantes estão em um momento sensível, de ansiedade, de medo ou de certo desconforto.

Por isso, a clínica e seus profissionais devem prover segurança, confiança e uma solução para seus problemas de saúde. Clínicas desorganizadas e confusas podem não só transformar a recepção e a sala de espera em lugares desconfortáveis, como podem piorar o estado do paciente.

Por isso, a decoração do consultório médico precisa ser bem planejada e estruturada.

Um ambiente confortável e organizado pode ajudar e muito no relacionamento entre os profissionais da clínica e os pacientes.

Além disso, a decoração do consultório também influencia positivamente na satisfação dos seus pacientes, um aspecto muito importante para você garantir o sucesso do seu empreendimento.

O ambiente pode influenciar o comportamento dos pacientes

O ser humano é bombardeado o tempo inteiro por incontáveis tipos de informações sensoriais, principalmente visuais, auditivas e olfativas.

Embora as pessoas não processem conscientemente todas estas percepções, a maioria delas é detectada pelo seu subconsciente e, assim, podem provocar algum tipo de reação involuntária — positiva ou negativa — sobre o ambiente em que se encontram.

Dessa forma, a decoração do consultório médico deve ser pensada de forma a amenizar as aflições dos pacientes que ali estão, ao invés de aumentá-las ainda mais.

A premissa básica neste caso é evitar a sobrecarga sensorial: o ambiente deve estar limpo, organizado e harmonioso.

Antes de pensar em qualquer tipo de decoração estética, certifique-se que sua clínica não possui nenhum tipo de odor ou de visões desagradáveis, se não há algum ruído incômodo constante ou alto demais e, finalmente, se todo o espaço está devidamente bem organizado e sem sinais de sujeira.

Agora, os próximos passos podem ser planejados a fim de moldar as sensações de seus pacientes e assegurar que eles tenham uma boa percepção da clínica — o chamado marketing sensorial.

O marketing sensorial é uma estratégia que se vale dos sentidos para construir relacionamentos entre pessoas, ambientes e marcas, tudo com o objetivo de fidelizar as pessoas.

Os despertar os sentidos de uma maneira positiva, a marca estabelece uma relação sentimental com o público.

O meio termo entre o estéril e o excessivo

Ao considerar um ambiente voltado para a saúde, o espaço de uma clínica médica deve ser decorado de forma sutil e orgânica. Mas o que isso quer dizer?

Quando a decoração do consultório é fria e estéril demais (isto é, sem nenhum tipo de adorno ou embelezamento para “quebrar o gelo”) seu ambiente pode transmitir um aspecto muito “hospitalar” e até passar a impressão de distanciamento entre médicos e pacientes. Isso não é uma coisa boa, já que o paciente quer se sentir acolhido quando chega no ambiente da clínica.

Da mesma forma, se este espaço estiver cheio de objetos decorativos e sobrecarregado de cores e decorações impactantes, o paciente pode ser estimulado de forma negativa. Quanto mais informações ele tiver para processar, mais ansioso pode ficar antes da consulta. E isso pode prejudicar o atendimento.

Por isso, todas as escolhas estéticas devem ser suaves, funcionais e contidas.

Tudo isso, sem deixar de priorizar o conforto do paciente, com assentos, sofás ou poltronas de qualidade, acesso fácil a bebedouros e banheiros (que devem estar devidamente sinalizados). Você também precisa pensar na acessibilidade do ambiente, garantindo que pessoas com deficiência consigam circular facilmente.

Distrações simples como televisão, som ambiente e material de leitura são ótimas opções para acalmar pacientes e acompanhantes que estão aguardando a consulta.

Mas atenção também nesse ponto. A televisão não deve estar em canais com noticiários polêmicos, ou qualquer tipo de canal que possa ter programas desagradáveis. A música também deve ser adequada e tocar em um volume baixo. E as revistas ou jornais para leitura devem estar atualizados e bem ordenados na sala de espera.

A decoração do consultório pode tornar a consulta mais eficiente

O paciente que se encontra dentro de um consultório bem decorado, confortável e agradáveltende a sentir menos medo e ansiedade em relação ao seu quadro patológico ou ao possível tratamento médico que porventura venha a ser realizado.

Quando o paciente aguarda em um ambiente intimista e aconchegante ele chega na sala de consulta mais relaxado e confiante.

Isso facilita a comunicação entre médico e paciente e até pode deixá-lo mais tranquilo em relação ao diagnóstico.

Dessa forma, a* decoração do consultório médico influencia diretamente a estabilidade emocional dos pacientes* e aumenta, inconscientemente, a confiança que eles nutrem por sua clínica antes mesmo de serem abordados diretamente por um médico.

Essa preocupação com o ambiente e a decoração pode parecer supérflua, mas é importante ser levada em consideração para ajudar os pacientes e tornar o relacionamento mais próximo.

Uma maneira de aumentar a satisfação dos pacientes

A decoração do consultório também pode influenciar a satisfação do paciente.

Afinal, hoje em dia os paciente buscam mais do que apenas um atendimento de qualidade. Outros fatores como confiança, bem-estar e tranquilidade também são fundamentais para que eles retornem a um consultório médico.

E quando o paciente chega em uma recepção bem organizada e com a decoração impecável, ele se sente mais a vontade e percebe o cuidado que foi despendido até nos detalhes mais sutis.

Como você sabe, a satisfação dos pacientes é essencial para o sucesso da sua clínica ou consultório.

Quando o paciente está satisfeito ele tende a retornar mais vezes e indica o seu trabalho para outras pessoas, atraindo cada vez mais pacientes novos para seu consultório.

Cadastre-se e receba gratuitamente dicas exclusivas de Gestão em Saúde e Tecnologia:  

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus