Vantagens de utilizar um sistema médico na nuvem na sua clínica

Vantagens de utilizar um sistema médico na nuvem na sua clínica

Principais tópicos

Um sistema médico na nuvem pode descomplicar sua rotina e torná-la ainda mais rentável? Confira aqui suas principais vantagens e como ele pode tornar seu consultório em uma verdadeira referência em sua área.

Escute o áudio do artigo clicando no player aqui embaixo:

O uso da tecnologia na área da saúde está trazendo diversas inovações, que ajudam não apenas os médicos, mas principalmente os pacientes, garantindo mais segurança e diagnósticos realmente precisos.

Uma dessas inovações é o sistema médico na nuvem.

Apesar de ainda não ter ganhado força no Brasil, cada vez mais os pacientes julgam importante ter um atendimento digital, como mostra o estudo realizado pela Accenture.

“Os sistemas de saúde americanos passaram a adotar ferramentas digitais de auto agendamento para se diferenciar da concorrência, melhorar a eficiência e aumentar o engajamento e satisfação dos pacientes.”

Com um sistema médico na nuvem diversas áreas do seu consultório podem ser otimizadas, desde o agendamento via telefone, até aqueles processos repetitivos que ocupam um tempo desnecessário na sua rotina.

Quer saber como como isso acontece na prática? Confira este artigo. E boa leitura!

[crp]

Por que utilizar um sistema médico na nuvem?

Diferente dos sistemas médicos instalados, que exigem máquinas com configurações específicas, grande capacidade dos servidores e um longo período para instalação, os sistemas na nuvem são muito mais práticos.

Pense em como você faz para acessar sua conta no Youtube, por exemplo. Você instala o programa no seu computador, junto com todos aqueles vídeos?

Não, até porque o dispositivo precisaria ser muito potente para aguentar todo aquele armazenamento. Mas então, como você consegue ter acesso a todos aqueles dados sem tornar seu computador lento?

É nessa hora que a tecnologia de um sistema na nuvem entra. Todos os dados ficam em uma plataforma na nuvem, e basta que você acesse através de login e senha, utilizando qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet.

Além de ter acesso a atualizações de forma praticamente instantânea, sem precisar pagar nada por isso, caso alguma situação como furto do seu smartphone aconteça, nada acontecerá com seus dados médicos.

Continue a leitura e entenda como um software médico funciona na prática!

Como um sistema médico na nuvem funciona?

Assim como mencionamos no exemplo acima, um sistema na nuvem não é instalado em seu dispositivo, mas fica realmente “na nuvem” da internet.

Isso significa que o sistema para clínicas pode ser acessado em qualquer momento e de qualquer lugar que você precisar. Vamos supor que no seu consultório há quatro computadores e seis smartphones.

O sistema pode ser acessado simultaneamente através de todos eles, sem tornar nenhum dispositivo lento, pois geralmente os sistemas são extremamente leves, podendo ser acessados através da própria internet do celular.

Como o sistema é o mesmo para todos, ele oferece uma centralização e integração de dados incrível, permitindo que suas análises sejam muito mais efetivas e rápidas.

Ou seja, é possível ter uma visão total do histórico do paciente e oferecer um atendimento ainda mais humanizado, já que se tem acesso a todas as informações de forma simples e completa.

O agendamento de pacientes, prontuários, histórico de atendimentos, todos os documentos que antes ficavam espalhados, podem ser acessados em um único local.

Pense na sua rotina médica e responda às seguintes questões:

  • Você só pode acessar sua agenda médica quando está no consultório?
  • Os pacientes costumam cancelar consultas em cima da hora?
  • Seus atendimentos costumam atrasar?
  • Você tem controle total sobre o financeiro da sua clínica?
  • Você utiliza grande parte do seu tempo fora do expediente para organizar a gestão do consultório?

Essas são apenas algumas das situações que acontecem diariamente na maioria dos consultórios médicos do Brasil.

Segundo a pesquisa iClinic sobre tendências do mercado médico em 2019, o paciente costuma passar 66% do tempo na sala de espera, ao invés de estar atendimento com um profissional.

Para entender mais sobre como essa tecnologia funciona, assista nosso vídeo e continue a leitura para descobrir como um sistema na nuvem soluciona todos esses problemas.

5 principais vantagens de um sistema médico na nuvem

Um sistema na nuvem traz diversos benefícios para todas as áreas do seu negócio, quando usado da melhor maneira possível.

Confira a seguir as 5 principais vantagens que esse sistema pode oferecer para seu consultório ou faça um teste grátis para conhecer todos os benefícios na prática.

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

1. Gestão de excelência

Você se vê como um médico empreendedor?

A maioria dos profissionais da saúde que administram uma clínica ainda não se enxergam como empreendedores.

Muitas vezes, isso significa que acabam deixando de lado tarefas extremamente importantes como controle financeiro, análise de resultados, entre outros.

É muito importante estar atento aos aspectos do AAFR: Atrair, Atender, Fidelizar pacientes e Rentabilizar. Para alcançar todos esses objetivos, é fundamental que uma gestão excelente seja feita.

Porém, como um sistema médico na nuvem pode auxiliar nesse processo?

Como todos os seus dados ficam concentrados em um único local, há uma integração de dados eficiente no seu sistema.

Caso ele disponibilize, por exemplo, relatórios e gráficos automáticos sobre as finanças do seu consultório, você ganha mais tempo para analisar de fato se seus investimentos estão trazendo resultados.

Além disso, esses relatórios podem mostrar de forma bem visual onde estão os gargalos do seu negócio, quais convênios seus pacientes mais usam, qual procedimento traz mais retorno, e muito mais.

2. Suporte técnico eficiente

Normalmente, os sistemas médicos são desenvolvidos para serem intuitivos e bem fáceis de usar.

Porém, é normal que dúvidas surjam pelo caminho, até mesmo quando a empresa conta com um curso gratuito de como usar o sistema da melhor forma, por exemplo.

Pensando nisso, é importante se certificar de que a empresa fornecedora possui um suporte técnico dedicado para auxiliar a solucionar suas dúvidas no dia a dia.

Diferentemente de sistemas instalados que, geralmente, não possuem uma equipe de suporte ágil, um sistema na nuvem conta com profissionais especialistas, que podem oferecer apoio a qualquer momento por vários canais diferentes.

No caso da equipe de suporte da iClinic, você pode entrar em contato por meio do chat do sistema, e receber uma resposta em até três minutos.

3. Segurança dos dados médicos

Como todos os seus dados médicos estão armazenados na nuvem, e não em um documento físico, ou em um sistema instalado, isso significa que é praticamente impossível que eles sejam roubados ou perdidos.

Mas, e em relação ao ataque de hackers ou vírus?

Caso algum ataque grave aconteça com o sistema, se a empresa fornecedora realmente se comprometer com seus usuários, seus bancos de dados e servidores serão especialistas em combater esse tipo de ataque.

seguranca-de-um-sistema-medico-na-nuvem

A AWS, por exemplo, é a plataforma em nuvem mais utilizada no mundo, inclusive utilizada pela NASA e Casa Branca.


Além de possuir um sistema de refrigeração próprio, também segue a HIPPA, uma norma americana que garante a privacidade e segurança das informações médicas.

Quando paramos para comparar as situações, se você está procurando a opção mais segura para seus pacientes, você optará por um sistema na nuvem.

Afinal, as chances de acontecer um furto, acidentes como derramamento de líquidos, queda de energia, ou a ocasião de perda total dos dados que estão em documentos físicos ou sistemas instalados, são muito maiores do que um hacker tentar invadir seu sistema.

4. Mais acessibilidade

Já mencionamos durante o conteúdo que um sistema na nuvem permite uma acessibilidade muito maior do que qualquer outro tipo de armazenamento.

Assim como você acessa seu Facebook ou Netflix, uma plataforma na nuvem funciona da mesma maneira, basta que você tenha um computador, tablet ou smartphone com acesso à internet para entrar na sua conta.

Porém, um dos principais diferenciais que você pode entregar com esse sistema, é a acessibilidade para seu paciente.

Normalmente, os pacientes recebem apenas arquivos em papéis como seus prontuários ou receitas médicas. Muitas vezes eles podem não entender exatamente o que está escrito, ou até mesmo perder os documentos.

Tudo isso gera um retrabalho que poderia ser evitado facilmente. Com um sistema médico eficiente, você pode enviar o prontuário através de um e-mail, por exemplo, e uma cópia da receita médica por SMS.

Isso sem contar que um [prontuário eletrônico](https://iclinic.com.br/prontuario-eletronico/, assim como a receita online, evita problemas enormes como ilegibilidade do documento, mal entendido sobre quantidade do remédio, e outros.

As normas do CFM exigem que o prontuário do paciente deve estar sempre disponível para o mesmo. Fazer isso com um prontuário de papel que fica guardado em uma gaveta no seu consultório com certeza não é uma tarefa fácil.

5. Atendimento mais humanizado

Uma das maiores vantagens que um sistema médico na nuvem pode oferecer é o atendimento humanizado que você irá entregar para seus pacientes.

Cada paciente tem seu histórico, particularidades, e precisa ser tratado de acordo com suas necessidades. Porém, sabemos que não é fácil guardar todos os mínimos detalhes sobre cada um, principalmente em uma rotina tão agitada.

Um sistema na nuvem pode te ajudar a ter uma visão única sobre cada paciente, com funcionalidades como tags (anotações) no prontuário, por exemplo.

No prontuário do iClinic, as tags funcionam da seguinte forma: você adiciona pequenos lembretes que acha importante se lembrar para próximas consultas, como “paciente tem um cachorro chamado Bob”.

Assim, na próxima vez que ele vier para um atendimento, você pode mostrar que se lembrou de um pequeno detalhe sobre sua vida, mostrando que realmente prestou atenção e se importa com o que ele fala.

Apesar de ser um gesto pequeno, pode fazer toda a diferença na visão que o paciente tem do seu serviço médico e do seu consultório.

Além dessa funcionalidade, serviços como e-mail de aniversariantes e até mesmo lembretes de consultas por SMS e e-mail mostram que você se lembra dos seus pacientes no momento antes e após consulta.

Confirmações de consultas por SMS também podem diminuir a taxa de falta dos seus pacientes em até 30%, tornando seu consultório ainda mais rentável.

Viu como um sistema médico na nuvem pode facilitar sua rotina e transformar seu consultório em um verdadeiro destaque?

Se ainda está em dúvida se seu negócio precisa mesmo de um sistema na nuvem, baixe nossa checklist gratuita e confira você mesmo:

Checklist Grátis: Descubra se seu consultório está precisando de um Sistema em Nuvem. Clique aqui e baixe nossa checklist!

O que achou das vantagens de um sistema médico na nuvem? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários, reaja e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos!

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online