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Como aplicar o Canvas em uma clínica

Abrir um consultório não é tarefa fácil, são tantos detalhes a serem levados em consideração que muitas pessoas ficam confusas e desnorteadas.

Para te ajudar nesse processo, gostaria de apresentar uma ferramenta muito utilizada pelos administradores no processo de viabilização e estruturação do modelo de negócios: o Business Model Canvas.

Enxergar sua clínica como uma empresa pode fazer com que as suas finanças já estejam organizadas desde o início e você já entre no mercado com o pé direito.

O Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico que permite mapear novos negócios e negócios já existentes, o qual te mostra os pontos chaves a serem levados em consideração a respeito da sua clínica.

Nada impede de você utilizar o Canvas se você já possui um consultório.

Essa ferramenta pode te ajudar bastante a conhecer seu consultório mais a fundo e identificar pontos de sucesso ou correção.

Como aplicar o Canvas em uma clínica médica

A simplicidade dessa ferramenta permite que ela seja aplicada sem grandes problemas à realidade da sua clínica, trata-se de um mapa mental contendo nove blocos a serem preenchidos.

Pensando na realidade de uma clínica, cada um desses pontos levantados podem ser interpretados dessa maneira:

Proposta de valor

O que sua clínica vai oferecer à comunidade que realmente terá valor para seus pacientes. Neste ponto temos a questão da gestão de expectativa dos pacientes.

Quando o paciente vai até a clínica ele tem um determinada expectativa. O que você faz para atender essa expectativa e superá-la, causando deslumbre?

Segmento de clientes

Quais são os pacientes foco da sua clínica. Isto é, você precisa identificar o público-alvo do seu consultório para poder atendê-lo de maneira personalizada e ter foco em seu bem estar.

Canais de comunicação

Quais serão os canais de comunicação para que seus pacientes saibam a proposta de valor da sua clínica. Pode ser site, e-mail marketing, página no Facebook… Enfim, como os pacientes conseguem entrar em contato com você?

Relacionamento com Paciente

Se trata de como o consultório irá interagir de maneira externa com os pacientes. Assim é preciso pensar como será esta interação para manter os pacientes na clínica e atrair novos no futuro.

Para ficar mais visual, exemplos desse relacionamento seriam a consulta em si, os acompanhamentos pós consulta, o conteúdo interativo do site entre outros.

Canvas em uma clínica

Fontes de Receita

Quais seriam as fontes de receita da sua clínica, trata-se de pensar em todas as entradas financeiras do consultório e identificar da onde elas vêm.

Vão desde os procedimentos que os pacientes estão dispostos a pagar até a receita proveniente do aluguel de salas da sua clínica.

Recursos Principais

É tudo aquilo utilizado para dar vida a sua clínica e fazer com que ela tenha uma proposta de valor.

Vai muito além de apenas recursos financeiros, também tem que ser levado em consideração os recursos intelectuais, humanos, tecnológicos, equipamentos

Atividades-chave

Que tipo de atividades serão executadas na clínica para que seja entregue a proposta de valor, levando em consideração as ações mais importantes.

São exemplos destas atividades-chave: atendimentos personalizados, capacitação de pessoal, aluguel de salas, compra de material.

Parcerias-chave

Quais empresas e profissionais podem – e estão dispostos a - te ajudar a entregar sua proposta de valor de forma a trazer um benefício mútuo para ambos os lados.

Portanto se trata das atividades-chave desenvolvidas por terceiros e os recursos principais adquiridos fora da empresa.

Estrutura de custo

Trata-se dos custos necessários para gerar valor desejado ao paciente, tornar o consultório acessível ao seu público e manter os recursos e atividades.

Ou seja, são os custos mais relevantes e necessários para que a estrutura possa funcionar.

O ideal é que a construção do Canvas seja feita por aqueles que se importam com o sucesso duradouro do consultório e que as ideias fluam no decorrer do processo, quebrando paradigmas e sendo todas elas livres de julgamentos.

A ferramenta está diretamente voltada para novas idéias, conceitos, inovação e análise dos negócios, sendo assim essa análise deve ser sistêmica e abranger todos os pontos chaves do seu consultório.

Após montado o Canvas, os nove blocos mostram a conceitualização da sua clínica, desde a forma com que ela vai operar até a geração de valor trazida para comunidade que ela vai atingir.

Além disso, também ficam claros seus principais fluxos e processos, o que permite uma análise constante para melhorar as atividades realizadas.

Se animou com a ideia? Estamos disponibilizando gratuitamente um modelo de Canvas bem simples, construído no excel e já preenchido a partir de um exemplo real de uma clínica de fisioterapia esportiva.

Quer fazer o seu? Basta deletar os espaços preenchidos e preencher de acordo com as atividades da sua clínica!

eBook Gratuito sobre Gestão de Clínicas e Consultórios

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