Médicos nas redes sociais: quais são as melhores práticas?

Médicos nas redes sociais: quais são as melhores práticas?

Principais tópicos

Atualmente, é difícil encontrar uma pessoa que não passe boa parte de seu tempo conectada à internet e às redes sociais.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

Aparelhos como smartphones se transformaram em uma ferramenta primordial para a comunicação e a administração de tarefas do cotidiano.

Devido aos avanços, não demorou muito para que pacientes começassem a recorrer à tecnologia para se comunicar com seus médicos.

Trazer um toque de modernidade para a prática clínica pode ser uma boa ideia.

Afinal, com as redes sociais, médicos podem divulgar e compartilhar informações úteis e descomplicar o relacionamento com os pacientes.

Entretanto, se todo mundo já tem que tomar muito cuidado com a superexposição nas plataformas virtuais, você, como profissional da saúde, precisa ter cuidado redobrado.

Quer entender mais sobre o assunto e conhecer as melhores práticas para médicos nas redes sociais? Então acompanhe o nosso post e conheça os benefícios que elas oferecem para você e seus pacientes!

Reforce a importância do atendimento presencial

De acordo com resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), médicos não podem realizar consultas, diagnósticos ou prescrições de remédios por meio de redes sociais ou ferramentas de comunicação à distância, como o Skype, por exemplo.

Os médicos podem, sim, comunicar-se com os pacientes pelas redes para solucionar dúvidas simples.

É uma ótima forma de diversificar os canais de contato e fidelizar pacientes ao consultório.

Porém, é importante que as pessoas saibam que existem limites e que esse atendimento não substitui uma consulta presencial.

No consultório, o médico consegue fazer uma melhor avaliação do estado físico do paciente e realizar exames que levarão a um diagnóstico preciso.

boas práticas para médicos nas redes sociais

Esteja atento a sua imagem nas redes sociais

Como todas as pessoas, médicos também gostam de se divertir nas redes sociais e dividir momentos com os amigos.

Porém, compartilhar algumas imagens do dia a dia no trabalho pode expor pacientes e violar os princípios ético-profissionais.

Uma boa dica é investir em um perfil profissional para poder falar com pacientes e divulgar conteúdo pertinente à área da saúde.

Use o seu perfil pessoal para interagir com amigos e familiares, mas, mesmo assim, é importante que você tenha cuidado na utilização dessa ferramenta.

Um ponto que não pode ser esquecido é que as pessoas atribuem muita importância ao que é transmitido pelos médicos, ou seja, os profissionais da medicina são formadores de opinião.

Por isso, é preciso ter muito cuidado com o que se curte ou se compartilha nas redes.

Os seus seguidores lerão as publicações que você postar e vão considerar o que está em sua página como uma verdade absoluta.

Informações equivocadas podem gerar uma série de mal-entendidos, além de comprometer a sua imagem. Por isso, uma das melhores práticas para médicos nas redes sociais é verificar se você está sendo marcado em outras publicações.

Se essas publicações promovem ideias ou atitudes com as quais você discorda, sinta-se livre para remover a marcação.

Melhores práticas para médicos nas redes sociais: aproveite as oportunidades

Além de estreitar a relação com os pacientes, as redes sociais podem ajudar você a alavancar excelentes contatos profissionais.

Afinal, a troca de conhecimentos e experiências é um grande benefício que as plataformas virtuais proporcionam.

Para você tirar o melhor proveito das redes sociais, participe de grupos da sua área, que vão conectar você com profissionais de várias partes do Brasil e do mundo. As possibilidades para novos aprendizados são infinitas!

O fluxo de debates, trocas e novidades costuma ser bem intenso.
Dessa forma, você conhece outros colegas de trabalho e se mantém sempre atualizado sobre a sua área de atuação.

Por fim, saiba que o que é publicado na internet fica registrado e, dificilmente, consegue ser totalmente apagado.

Por isso, é essencial que você esteja atento ao comportamento nas redes sociais. Elas facilitam muito a comunicação no dia a dia, mas um pequeno deslize pode gerar uma grande confusão.

O ideal é usar as redes com bom senso para não ferir a relação de confiança que você criou com os seus pacientes.

Gostou do conteúdo e quer saber mais o uso das redes sociais? Baixe agora esse ebook gratuito e alavanque ainda mais os resultados da sua clínica.

redes sociais para medicos e profissionais da saude

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online