relatórios na gestão da clínica

A importância estratégica de relatórios na gestão da clínica

As graduações da área de saúde dificilmente oferecem disciplinas voltadas à administração e gestão em sua grade, então na maioria dos casos os profissionais acabam se formando sem estarem totalmente aptos para assumir um negócio.

Este déficit de conhecimento impacta principalmente na saúde financeira das clínicas, que são empreendimentos e, muitas vezes, geridos por profissionais de saúde.

Para suprir tal necessidade, esses profissionais podem contar com o apoio da tecnologia.

Podemos encontrar diversas soluções para gestão de clínicas e consultórios no mercado, dentre elas temos os sistemas online, que permitem controlarmos os processos de qualquer lugar.

Um recurso poderoso presente nestes sistemas é a geração de relatórios a partir dos dados inseridos. Mas, o que são esses relatórios?

 

Relatórios gerenciais reúnem, de forma organizada, as principais informações geradas e compartilhadas no dia a dia de uma empresa, em nosso caso, de uma clínica.

 

Os relatórios apresentam, então, um conjunto de informações. Esta apresentação pode ocorrer na forma de gráficos, tabelas ou até mesmo em um texto descritivo.

 

Importância dos Relatórios gerenciais

Na correria do dia a dia, não temos tempo suficiente para analisarmos um grande volume de dados, além disso, esta situação é inviável, independente do porte do negócio.

 

Neste sentido, os relatórios são práticos, pois exibem a informação de forma simplificada.

 

Entretanto, um relatório por si só não vai além de informações.

Para auxiliar de fato a gestão da clínica, o relatório deve ser utilizado como um instrumento para a tomada de decisão, ou seja, orientamos nossas ações com base em valores concretos e mensuráveis ao invés de nos guiarmos pelos “achismos”.

 relatórios na gestão do consultório

Tipos de Relatórios disponíveis no iClinic

O iClinic possui um módulo integralmente destinado à geração de Relatórios, eles são divididos em dois tipos: Relatórios de Atendimento e Relatórios Financeiros.

 

Relatórios de Atendimento

Os Relatórios de Atendimento são gerados a partir das informações da agenda.

No caso do relatório de atendimentos realizados, você pode trabalhar com os filtros, sendo eles: Convênio, Paciente, Procedimento e Profissional de Saúde, agrupando então os dados conforme suas necessidades.

Há também os relatórios de pacientes para retorno, pacientes por período e pacientes por CID.

 

Relatórios Financeiros

Já os Relatórios Financeiros são baseados nos lançamentos no módulo de Finanças.

Aqui temos as Análises de Receitas e as Análises de Despesas, você pode determinar o período de análise e, mais uma vez, utilizar os seguintes filtros: Categoria, Centro de Custo, Conta, Convênio, Paciente, Procedimento ou Profissional de Saúde.

É possível trabalhar também com filtros avançados, especificando ainda mais as informações que serão apresentadas.

 

Além disso, o iClinic gera automaticamente um Fluxo de Caixa para sua clínica.

 

Relacionamento com Pacientes

Por fim, uma ferramenta simples e que pode ajudar a aumentar a satisfação de seus pacientes é o Relatório de Aniversariante do Dia.

Basta um clique para descobrir quem faz aniversário naquele dia e em posse dessa informação você pode adotar uma série de ações, tais como oferecer uma condição especial ou uma simples mensagem parabenizando-o, que certamente irão estreitar suas relações.

 

Como usar os Relatórios na gestão da clínica

Por meio do Relatório de Pacientes para Retorno podemos gerar uma lista dos pacientes que não passam por nenhum tipo de atendimento em sua clínica há mais de algum tempo que você definir.

Com isso em mãos, você pode resgatar tais pacientes, ou seja, entrar em contato com eles para agendar uma consulta de rotina, por exemplo.

Uma ação simples, mas certamente irá surpreender a expectativa dos seus pacientes.

Você também pode utilizar os relatórios de forma estratégica para entender quais procedimentos são mais realizados, ou então, quais convênios são mais atendidos.

 

Tudo isso é útil para poder alinhar sua estratégia de marketing e alavancar seus resultados.

 

Utilizar de forma estratégica os relatórios na gestão da clínica ou do consultório é essencial para que as ações sejam motivadas por dados reais.

O primeiro passo para o sucesso é estipular metas e mensurar os resultados. E os relatórios são um poderoso instrumento neste processo.

Conheça e experimente o iClinic

Otávio Lopes

Formado em Engenharia de Produção pela UFSCar e especialista em gestão de processos internos de clínicas e consultórios.
Atua como Consultor de Negócios na iClinic.

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Otávio Lopes

Formado em Engenharia de Produção pela UFSCar e especialista em gestão de processos internos de clínicas e consultórios. Atua como Consultor de Negócios na iClinic.

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