Controle Financeiro

Entenda a importância da gestão financeira em uma clínica médica

Desde o agendamento da primeira consulta até a remarcação para acompanhamento, o consultório concentra todas as suas energias em atender o paciente com respeito e profissionalismo.
No entanto, não é somente o paciente que precisa de cuidados: as finanças da clínica também merecem a mesma atenção, e é por isso que você deve enxergar a importância da gestão financeira com outros olhos.
 

Esqueça tudo o que você já ouviu sobre as dificuldades da burocracia administrativa.

Hoje, você aprenderá que é possível gerenciar uma clínica com muito mais agilidade e eficiência.

Confira mais detalhes a seguir:

gestão financeira em uma clínica

O que é gestão financeira?

Apesar de parecer um conceito de uso exclusivo para as organizações, você provavelmente já deve ter tido contato com a gestão financeira em uma clínica mesmo sem saber.

Quando sentamos no fim do mês para avaliar como utilizaremos nosso salário, por exemplo, estamos exercendo a prática do controle, que é uma das funções da gestão financeira.

Só que quando se trata do fluxo de caixa de um consultório, outros itens precisam ser considerados para que a gestão financeira atinja seu objetivo.

Além de controlar a movimentação de gastos, essa atividade também permite que você analise os custos internos e realize um planejamento mais seguro para qualquer ação futura.

Fluxo de Caixa para clínicas e consultórios

Como eu posso fazer a gestão financeira em uma clínica?

É aqui que está o “pulo do gato” para entender a importância da gestão financeira em uma clínica médica.

Esses dados vão oferecer uma visão ampla do consultório, possibilitando que você visualize problemas, corrija-os e ainda promova melhorias na relação médico e paciente.

Imagine que uma análise financeira do mês passado tenha mostrado um aumento significativo no consumo de papel para impressão de prontuários.

Com esse balanço, você pode apresentar aos médicos da equipe outros métodos para fazer o mesmo serviço, porém com uma redução dos custos.

Atualmente, graças à tecnologia, as clínicas podem gerenciar tanto os atendimentos quanto as finanças em um único lugar: em um sistema de gestão na nuvem.

Esse tipo de sistema é muito prático pois centraliza todas as informações e pode ser acessado de qualquer lugar por meio de um smartphone.

Além disso, todos os dados inseridos no software têm sigilo absoluto.

eBook Gratuito sobre Gestão de Clínicas e Consultórios

O que o paciente ganha com isso?

Atendimento personalizado e organizado são apenas algumas das vantagens.

Através da gestão financeira, sua clínica poderá investir em melhorias, como a instalação de ar-condicionado e televisão na recepção.

Também é possível comprar novo mobiliário e equipamentos médicos, enfim, coisas possam aprimorar a experiência do paciente no consultório.

Geralmente, os motivos que levam uma pessoa a procurar uma clínica médica causam angústia e desconforto.

Para que o paciente se sinta acolhido, vale a pena pensar também na estrutura do consultório de uma maneira que, aliada ao atendimento, possa oferecer tranquilidade e segurança ao paciente.

O exercício da gestão financeira em uma clínica ou consultório médico é mais do que uma maneira de gerenciar lucros e dividendos.

É através dessa análise que sua clínica poderá aprimorar os seus serviços e encantar cada paciente atendido.

Independentemente do porte ou segmento, o consultório que compreender a importância da gestão financeira ganhará em competitividade, confiabilidade do paciente e vivenciará um crescimento gradativo e permanente na área da saúde.

modulo financeiro iclinic

Veja também:

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Casos de Sucesso ... Mar 22, 2016

Caso de Sucesso: Como abrir (e gerir bem) uma clínica, com Espaço M

Veja também:

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Casos de Sucesso ... Mar 22, 2016

Caso de Sucesso: Como abrir (e gerir bem) uma clínica, com Espaço M

comments powered by Disqus