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8 critérios do paciente para escolher um profissional da saúde

O que você considera na hora de escolher algum prestador de serviços? Quer um arquiteto criativo e atencioso, um cabeleireiro qualificado e com preço justo, um pintor caprichoso e confiável…

Os pacientes também têm seus critérios ao escolher um dentista, médico ou esteticista, por exemplo. E se você tiver interesse em aumentar o número de consultas particulares, precisa entender o que o seu público realmente procura.

Neste artigo, vamos desvendar os 8 desejos dos seus pacientes! Continue lendo.

Pacientes são exigentes

A primeira coisa para entender o que se passa na cabeça dos seus pacientes é perceber que, assim como os clientes das outras profissões, eles são exigentes e usam certos critérios de escolha antes de realizar uma compra ou contratar um serviço.

Pacientes são ainda mais cautelosos, já que escolher um profissional da saúde pode envolver questões íntimas.

Por isso, para que não tenham dúvidas na hora de escolher sua clínica, você precisa oferecer o que eles esperam e procurar exceder suas expectativas. Ou seja, o serviço que seu consultório oferece deve focar nas necessidades de cada paciente e sempre colocá-los em primeiro lugar.

1. Querem entrar em contato facilmente

Sua clínica não pode ficar esquecida. Coloque seu contato e endereço em todos os meios: lista telefônica, listas online da sua especialidade, Facebook, Site e, principalmente, no Google Maps.

Uma ótima vantagem competitiva é ter um agendador online. O que é isso? É uma página na internet que os pacientes marcam sozinhos o horário da consulta e tudo isso fica organizado em um sistema da clínica. É bem fácil de usar, veja aqui.

2. Querem empatia

Quando um paciente procura por serviços na área da saúde, é porque ele está vivenciando alguma situação particular e precisa da sua ajuda. Por isso, tente sempre compreender o momento que ele está vivenciando, se colocar no lugar da pessoa e ser cuidadoso com questões emocionais e com as particularidades de cada um dos pacientes.

3. Querem ser bem atendidos

O paciente deseja ser bem atendido o tempo todo na clínica. Desde o agendamento, depois na recepção, na consulta, nas ligações… Enfim, ele quer ter uma experiência única e positiva.

Trate sempre o paciente como alguém especial. Dê atenção a cada detalhe do seu caso e instrua a secretária a dar um atendimento personalizado a cada paciente. Além disso, busque ter agilidade em todos os processos, pois este é um dos principais critérios levados em consideração.

Para saber como otimizar o tempo de atendimento aos pacientes, clique aqui.

4. Buscam um profissional confiável

Um grande influenciador na escolha dos pacientes é a conduta do médico ou outro profissional da saúde. Eles precisam confiar no seu serviço. Então, o que eles esperam?

  • Um profissional com boa formação;
  • Atualizado em novas técnicas e estudos;
  • Honesto;
  • Com boas referências.

5. Buscam um preço justo

Um fator de muito peso na escolha é o preço das consultas e serviços. Isso não quer dizer que o paciente vai optar pelo mais barato, na verdade, ele analisará custo x benefício.

Um paciente espera que o serviço seja condizente com o valor que irá pagar. Por essa razão, é importante acertar na precificação dos serviços que a clínica oferece.

Atente-se também às formas de pagamento que seu consultório oferece. Conquiste seu paciente facilitando esse processo.

6. Preferem ambientes confortáveis

A estrutura da clínica é fundamental para encantar o paciente e garantir que ele realize seu tratamento lá. Aqui vão algumas dicas:

  • Busque uma localização segura e de fácil acesso;
  • Atente-se à arquitetura do lugar, como cores e móveis, por exemplo;
  • Mantenha a clínica sempre organizada;
  • Monte uma sala de recepção confortável, com assentos confortáveis, temperatura agradável e formas de entretenimento, como livros, WiFi e música ambiente;
  • Invista em tecnologia e modernidade. Ter equipamentos novos e em um bom Sistema de Gestão traz agilidade e transmite confiança.

Se quiser conhecer uma ferramenta prática que te ajuda em tudo isso, clique aqui.

7. Querem entender seu próprio caso

Geralmente, os pacientes não tem muito conhecimento do seu caso ou dos procedimentos da área da saúde. Mas ninguém gosta de ficar perdido, sem instrução, não é mesmo?

Todo paciente espera que o profissional esclareça a situação, explique como funcionam os tratamentos e o atualize sobre o seu quadro de evolução.

Colocar o paciente a par do tratamento é um diferencial. Ele irá se lembrar dessa atitude positiva sempre que precisar agendar uma nova consulta.

8. Querem ter um bom pós atendimento

Ser atencioso com o paciente mesmo depois da consulta ou do tratamento faz toda a diferença na experiência que ele levará da clínica.

Mandar um email, uma mensagem ou fazer uma ligação demonstra que você realmente se importa com seu caso e que está disposto a ajudá-lo. Com certeza, quando este paciente precisar de um profissional da sua área, ele irá se lembrar de você.

Portanto, esteja na memória positiva de seus pacientes. E lembre-se, pacientes sempre em 1º lugar!

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