como lidar com pacientes dificeis

5 tipos de pacientes e como lidar com cada um deles

Lidar com vários tipos de pacientes é algo complicado e pode exigir muita inteligência emocional do profissional da saúde. É necessário ter uma grande competência humana e saber lidar com diferentes perfis de pessoas.

Ao atender um paciente, você pode se deparar com alguém com perfil inseguro, fragilizado ou do tipo “sabe tudo”. É importante saber lidar com cada uma dessas características, já que cada pessoa tem os seus motivos para agir de determinada maneira.

Como profissional de saúde você deve saber conquistar cada tipo de pessoa independente de sua personalidade.

Tipos de pacientes e como lidar com cada um deles:

1. “Sabe tudo”

Esse paciente é cada vez mais comum com o advento da Internet.

Antes de ir ao médico, faz extensas pesquisas sobre os seus sintomas e chega ao consultório sabendo (ou imaginando saber) todos os procedimentos que serão feitos e remédios que serão utilizados. Se o seu diagnóstico for diferente do que ele encontrou ao pesquisar na Internet, ele pode perder a confiança no médico.

Nesse caso é importante manter uma postura firme e falar com segurança e em detalhes sobre o quadro do paciente e as demandas medicinais para resolvê-lo.

2. Fragilizado

Ao sentir dores ou descobrir algum problema de saúde, muitos pacientes se mostram fragilizados.

Nesse momento eles precisam de toda a atenção e compaixão dos médicos.

Ao notar esse tipo de comportamento, ofereça café, suco ou água, converse e ouça tudo o que ele tem a dizer e demonstre querer ajudá-lo para conseguir conquistar sua confiança.

tipos de pacientes fragilizado

3. Inseguro

É comum haver muita insegurança na hora de optar por um caminho para começar um tratamento.

Por isso, ao se deparar com um paciente inseguro é importante mostrar todas as opções de tratamento de maneira detalhada, calma e clara.

Também é necessário ter paciência para tirar todas as suas eventuais dúvidas e ajudá-lo a decidir com consciência.

4. Contestador

Outro tipo de paciente comum é o contestador. Ele costuma reclamar de tudo: horário, preço, serviço, atendimento… O importante nesses casos é entender que essa é a personalidade da pessoa e o dever do médico é ajudá-lo a não desanimar.

Tente ouvir com lucidez as suas reclamações e saiba separar o que é relevante do que não é. Sempre deixe-o falar e nunca fique com uma postura defensiva.

E, se a reclamação for válida, peça desculpas pelo inconveniente e tome as providências necessárias para resolver a situação.

5. Exigente

Esse é um dos tipos de pacientes mais difícil de lidar. Por saber que está investindo o seu dinheiro num serviço, ele se torna exigente em desejar receber todo o retorno possível.

Nesses casos, ele precisa do máximo de informação e dados que o médico puder dar.

Esse tipo de paciente costuma questionar tudo, então o importante é tirar todas as suas dúvidas de forma clara e transparente.

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