fidelização de pacientes

Os 5 segredos para modernizar consultórios médicos

Em meio ao crescimento da concorrência, às mudanças nos perfis dos públicos-alvo e ao avanço irrefreável da tecnologia, torna-se cada vez mais fundamental tomar medidas planejadas e eficientes para modernizar consultórios médicos.

A modernização garante um ambiente agradável para você e sua equipe trabalharem e um atendimento impecável para os pacientes. Quer saber como embarcar nessa? Continue a leitura e conheça os 5 segredos para modernizar consultórios médicos!

1. Coloque o paciente sempre em primeiro lugar

Isso não é exatamente uma novidade, mas trata-se de algo que jamais pode ser esquecido, mesmo enquanto tudo ao redor parece mudar: o paciente está em primeiro lugar. Tudo o que você faz e as decisões que você toma devem ter sempre o bem-estar, a saúde, o conforto e a satisfação do paciente como principais objetivos.

Tendo isso em mente, você se certifica de que todas as demais estratégias colocadas em prática sejam para aprimorar o atendimento e o serviço oferecidos pelos profissionais aos pacientes em todos os momentos, desde a primeira visita ao consultório até o acompanhamento.

Sempre pense: o que meu paciente deseja? Como ele gostaria que fosse esse serviço?

2. Ofereça um atendimento de excelência

Se você valoriza o paciente acima de tudo, como destacamos no tópico anterior, é imprescindível oferecer o melhor atendimento possível para ele. Desde o momento em que o paciente (em potencial) entra em contato com a clínica pela primeira vez, seja por telefone ou pessoalmente, ele deve se sentir acolhido.

A empatia, o carinho, a paciência e a sensibilidade são fundamentais no atendimento médico e vão garantir que o paciente sinta-se confortável e satisfeito o bastante para iniciar um tratamento ou um acompanhamento com você.

Para tanto, é necessário que toda a sua equipe, desde as secretárias até os gestores, estejam alinhados quanto aos objetivos e aos valores da clínica e dedicados a receber o paciente com excelência em todos os diferentes estágios em que ele passar por ali.

Um atendimento personalizado é um diferencial e faz sua clínica se destacar no mercado.

Modernizar Consultórios Médicos

3. Garanta a presença digital da sua clínica

Atualmente, realizar um bom atendimento na clínica não é mais o suficiente para atrair a atenção do seu público-alvo e desenvolver um relacionamento próximo com os pacientes já fidelizados — apesar de ainda ser o mais importante, como acabamos de mostrar.

Para demonstrar a autoridade da clínica e suas capacitações na área em que atua, invista nas redes sociais para engajar os pacientes e levar conteúdo relevante e interessante até eles.

Dicas rápidas de saúde, novidades da clínica, lembretes para manter os exames de rotina em dia, divulgação de programas de prevenção, entre outros tópicos: tudo isso fará com que os pacientes encontrem um valor real em acompanhar as páginas da sua clínica na internet.

Para garantir o sucesso da estratégia, descubra quais redes seus pacientes usam, quais temas são interessantes para eles e esteja lá, sempre próximo e interagindo.

4. Mantenha um ambiente sempre agradável

A clínica médica deve ser um ambiente de tranquilidade, dedicação, carinho e harmonia. E isso vale não apenas para os pacientes, mas também para a equipe médica e todo o seu quadro de funcionários.

Afinal, o ambiente precisa ser agradável para que a equipe trabalhe em conjunto e possa ter a motivação e a energia necessárias para dedicar-se ao objetivo número um da clínica (que, como você vai lembrar, é atender o paciente com excelência).

Em meio a um dia a dia tão estressante, seus pacientes vão se impressionar com o clima auspicioso da sua clínica!

Portanto, trabalhe a integração das equipes, decore o consultório, mantenha tudo muito bem organizado e, assim, garanta um ambiente agradável para todos que circulam por ali.

5. Adote um software de gestão

A adoção de um software de gestão tornará sua clínica mais moderna, pois trará praticidade e segurança para as mais diversas demandas do dia a dia.

Montanhas de papéis, demora no processamento de documentos, arquivos importantes perdidos ou fora do lugar, horas de trabalho desperdiçadas com tarefas que poderiam ser digitalizadas, erros na marcação de consultas, atrasos na disponibilização de laudos… Já passou por situações como essas?

Elas se tornarão passado se você investir em um software de gestão para sua clínica. Ele permitirá a automatização e a digitalização desses e de tantos outros processos. O paciente receberá um serviço/atendimento mais eficiente.

Além disso, um software de gestão também contribui para o aumento da produtividade da equipe.

Viu só a importância de modernizar consultórios médicos? Se você deseja que sua clínica se destaque em meio a concorrência, assine grátis nossa News e fique antenado:

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus