Controle Financeiro

5 dicas para manter o controle financeiro de clínicas na crise

A crise financeira está atingindo todos os profissionais no Brasil, incluindo os médicos e donos de clínicas de atendimento de saúde. Para continuar no mercado, nesse cenário, a chave é se organizar.

Preparamos algumas dicas para que você possa contornar essa situação mantendo um ótimo controle financeiro de clínicas. Confira as dicas a seguir:

1. Controle as finanças da sua clínica

O grande inimigo de todo médico é a falta de controle financeiro. É preciso gerenciar com excelência o capital de giro para que a clínica gere bons frutos.

BAIXE O EBOOK DE CAPITAL GIRO PARA CLÍNICAS

Sempre registre as movimentações financeiras utilizando planilhas de controle de despesas e de recursos que entram na clínica. Mas para ter informações centralizadas, experimente o uso de algum software de gestão, que pode ajudar bastante a organizar os gastos e gerar relatórios.

Não se esqueça, também, de que uma das principais causas de falência em consultórios e clínicas médicas é envolver as contas pessoais com as contas da clínica. Deixe isso bem delimitado.

2. Invista em marketing

Desenvolva o marketing digital, mostrando dicas de saúde para o seu paciente. Os médicos exploram pouco esse campo e isso pode ser um diferencial na sua clínica.

Além do mais, insira o local do seu consultório, por exemplo, no Google Maps para que as pessoas possam achar o seu contato e localização mais facilmente.

Contudo, nunca se esqueça de que o maior marketing do médico são os seus pacientes: invista sempre na sua relação médico-paciente, assim, eles irão divulgar seu trabalho naturalmente. Ela não custa nada e é uma máxima da medicina.

3. Escolha bem os seus fornecedores

A rotina médica envolve, muitas vezes, a utilização de materiais médicos, como seringa e luvas. Na hora de escolher um fornecedor, preste atenção aos preços oferecidos e à qualidade dos produtos.

Tente negociar com o seu fornecedor as condições de pagamento, observando também a sua capacidade de entrega. A relação de confiança deve ser mútua, por isso evite atrasos nas contas. Uma boa relação com os fornecedores é imprescindível para o adequado controle financeiro da clínica.

4. Use a tecnologia a seu favor

Controle Financeiro Clínicas

Invista em softwares de agendas eletrônicas e prontuários eletrônicos em sua clínica. Com eles, é possível maximizar o seu tempo, garantindo atendimento melhor e eficaz para o seu ambiente de trabalho.

Com isso, os pacientes ficarão mais satisfeitos e você ganhará a confiança deles, ponto essencial para um médico, principalmente em momentos de crise financeira.

Manter um grupo fidelizado de pacientes no seu consultório pode ser a chave para a continuação do sucesso da sua clínica.

5. Planeje sempre

Tenha sempre em mente que o planejamento é o ponto crucial para o controle financeiro de clínicas. Com planejamento por meio de relatórios e gráficos, será possível prever a sua receita, possibilitando realizar projeções para períodos posteriores.

Esse é um dos pontos que vários médicos não seguem e que leva à falência de várias clínicas. Dê atenção a como e quando gastar para que possa manter a qualidade do seu atendimento. Veja outras dicas de planejamento.

Atente-se para que nunca falte Capital de Giro para a clínica e tenha cautela na hora de investir durante a crise.

Se gostou das nossas dicas de controle financeiro, inscreva-se na nossa newsletter para continuar sempre a par dos nossos artigos.

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

comments powered by Disqus