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5 dicas de escuta ativa para recepcionistas

A escuta ativa tem sido cada vez mais apontada como um caminho para a boa atuação de profissionais que trabalham com o antedimento público, como as recepcionistas.

Essa é uma técnica de comunicação que garante um diálogo efetivo. Ou seja, ao prestar a atenção àquele que fala, todas as informações são devidamente compreendidas e interpretadas por aquele que escuta.

Com a escuta ativa, é possível aumentar a eficiência e a qualidade do atendimento feito pela recepcionista, melhorando a resolução de problemas e o encaminhamento do paciente para o atendimento médico mais adequado.

Entenda exatamente o que é a escuta ativa

O primeiro ponto sobre escuta ativa para recepcionistas é: ouvir não é o mesmo que escutar.

A escuta envolve uma entrega quase total para aquele que fala.

É preciso dedicar toda a sua atenção para aquilo que é dito, para compreender e absorver todos os detalhes daquilo que você ouve, sem julgamentos ou pré-conceitos.

É essa entrega que evita mal entendidos e informações desencontradas.

Não interrompa a fala do outro

Lembre-se que a pessoa que procura um consultório médico, na maior parte das vezes, o faz devido à existência de um problema.

É comum que ela fale bastante — por vezes, até desabafe.

Por isso, procure não interromper, de imediato, o fluxo da fala.

A escuta ativa exige tempo e dedicação.

É preciso ter comprometimento com aquele que você escuta e não é compatível com julgamentos prévios sobre a pessoa que fala ou sobre o problema que ela tem.

Só faça perguntas pontuais, no caso de algum ponto estar realmente difícil de entender. Mas lembre-se que a pessoa pode solucionar essa questão no desenrolar da conversa.

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Mantenha-se relaxado

Busque transmitir serenidade e tranquilidade para a pessoa que fala.

Manter-se atento não é sinônimo de tensão. Como ouvinte, você precisa fazer com que o falante se sinta à vontade para expressar o que pretende e conseguir transmitir adequadamente o conteúdo que lhe diz respeito.

Dê um retorno cuidadoso

Após ouvir com atenção, sem interrupções e respeitosamente, aquilo que o falante disse, busque dar um retorno atencioso e que demonstre o seu interesse com o que foi colocado.

Demonstre a sua vontade de resolver a situação no momento em que falar com o paciente.  

Além disso, busque expressar essa atenção no olhar que você dirige ao falante enquanto ele diz algo, no caso de uma conversa presencial.

Treine a escuta ativa

Um bom caminho para aplicar a escuta ativa no seu trabalho no consultório é exercitá-la.

Um exercício interessante para fazer em casa é convidar um familiar ou um amigo para descrever as qualidades que você tem.

Peça-o para falar dessas qualidades por cerca de dez minutos e teste a possibilidade de ficar sem interrompê-lo durante todo esse tempo.

Use um cronômetro e tente fazer a sua avaliação somente após o final. Você verá que não é nada fácil.

Além de melhorar o relacionamento com os pacientes, a escuta ativa facilita a vida da recepcionista e pode melhorar a imagem da clínica com o seu público.

Treine e busque praticá-la no seu dia a dia e torne-se uma profissional diferenciada.
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