agenda médica

5 Benefícios que uma agenda médica online oferece aos médicos

No dia a dia corrido do consultório, todo ganho de eficiência é bem vindo.

Para isso, a tecnologia torna-se uma grande aliada do profissional de saúde e de sua equipe.

O agendamento online de consultas e exames está se tornando cada vez mais comum — o que não é de se surpreender considerando que a tecnologia traz benefícios tanto para o médico quanto para o paciente.

  • O paciente ganha praticidade e agilidade;

  • O médico reduz os custos e aumenta a rentabilidade;

  • E a secretária ganha produtividade e facilidade.

Estes ganhos só são possíveis por 5 características principais de sistemas de agenda médica online:

1. Agendamentos instantâneos

Do momento que o paciente se conecta ao site ao que a marcação é finalizada, não se passam mais do que alguns poucos minutos.

Utilizando o serviço disponível pelo site Doctoralia, basta escolher qual profissional se deseja e em seguida o melhor dia e horário para o atendimento.

O site ainda oferece uma review com comentários de outros pacientes a respeito do serviço do médico.

Rápido, simples e prático.

Os agendamentos pelo telefone, no entanto, ficam limitados à capacidade de trabalho da secretária, que tem que atender todas as chamadas, tentar encaixar os pacientes nos horários vagos e ainda recepcionar os pacientes que estão na clínica aguardando atendimento.

Se considerarmos ainda que o telefone pode estar ocupado ou que o expediente da secretária pode já ter chegado ao fim, a experiência de marcação pode se tornar ainda mais desagradável e cansativa para o paciente.

Em um sistema de agenda médica online, isso não é problema.

O serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano.

2. Lembretes de consulta

Um sistema de agendamento online conta ainda com lembretes de consulta.

Lembretes SMS do iClinic

No dia anterior ao atendimento o paciente recebe o aviso em seu E-mail ou em seu celular via SMS, informando-o do horário e do local de atendimento.

Além de lembrá-lo da consulta, reduzindo as faltas por esquecimento.

Os lembretes dão ao paciente ainda a oportunidade de confirmar a presença ou de cancelar a consulta, buscando um horário para a remarcação.

Isso reduz os horários vagos por pacientes que não comparecem à consulta em até 40%, garantindo que a agenda do médico ficará cheia todo o dia e aumentando a rentabilidade da clínica.

3. Melhor gerenciamento das consultas

Com a agenda online fica fácil ter controle total sobre as consultas.

A qualquer momento, de qualquer aparelho eletrônico e de qualquer lugar, o médico pode conferir sua agenda e planejar seus compromissos.

Principalmente porque a agenda do consultório pode ser integrada à agenda pessoal, sincronizando e unificando todas as atividades do dia.

Uma mudança pequena que beneficia imensamente a gestão do seu tempo.

A secretária pode ainda desmarcar e remarcar atendimentos com apenas alguns cliques, de forma simples, sem rasuras na agenda.

4. Secretária livre para tarefas mais importantes

Esta é uma situação extremamente comum em consultórios médicos:.

O paciente chega na recepção e quando vai falar com a secretária se depara com a seguinte situação:

“Só um momentinho, por favor…”

Secretárias em ligação e ocupadas

O telefone é uma das maiores responsabilidades – e aquela que toma mais tempo – das recepcionistas.

Uma vez que a secretária não tem mais que passar o dia ao telefone lutando com a agenda, ela pode focar nos pacientes que já estão na clínica.

Isso implica em recepcioná-los melhor, tirar dúvidas, garantir que o ambiente da sala de recepção esteja agradável e se dispor para resolver qualquer problema.

Dessa forma, o agendamento online contribui ainda para a redução dos custos com ligações telefônicas. Um dinheiro extra que poderá ser investido em outros setores do consultório.

5. Total integração do sistema de gestão

Com o agendamento online é possível integrar todo o sistema de gestão do consultório médico.

Isso significa que do agendamento ao faturamento, o paciente poderá ser acompanhado pelo mesmo sistema.

Assim, a partir da agenda médica é possível acessar o prontuário eletrônico do paciente e, após a consulta, já incluir o atendimento no Fluxo de Caixa da clínica, por exemplo.

Isso automatiza os processos, agilizando-os e reduzindo a chance de erros.

Consultas incríveis com iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus