Controle Financeiro

4 técnicas infalíveis de controle de inadimplência no consultório

A inadimplência no consultório precisa ser combatida através de ações eficientes que estimulam o relacionamento com os pacientes e mantenha-os sempre próximos.

Um rígido controle acerca das datas e valores devidos e um contato frequente com os pacientes permitem a redução no número de inadimplentes.

A maioria das pessoas, em alguma vez na vida, já enfrentou problemas para deixar as contas em dia. Cabe a você, responsável por efetuar a cobrança, empatia para lidar com elas e identificar as melhores oportunidades para o pagamento. Para isso, basta seguir 4 dicas fundamentais. Veja só:

1. Mantenha o cadastro sempre atualizado

A primeira técnica para controlar a inadimplência no consultório é a mais importante de todas. Manter o cadastro dos pacientes sempre atualizado é fundamental para que, diante de um não pagamento, por exemplo, você consiga entrar em contato com a pessoa. Não é recomendável deixar a coleta dos dados somente quando for preciso cobrar a dívida.

Por esse motivo, toda vez que tiver a oportunidade de falar com os pacientes, aproveite para atualizar a ficha cadastral. Não é necessário solicitar um novo preenchimento. A atualização pode ser feita de modo rápido, através da confirmação dos dados mais importantes, ou seja, os contatos.

Veja como otimizar o processo de cadastro neste artigo.

2. Previna-se para o futuro

Controle rigidamente os pagamentos de todos os pacientes do consultório. Conte com o apoio de um sistema de gestão, onde seja possível registrar todos os recebimentos de forma simples e prática. Coloque nesse sistema as informações como os nomes dos pacientes, os valores devidos e as datas para pagamento.

Observe o seu controle diariamente e destaque quais são os pacientes que têm mais dificuldades para pagar em dia. Por mais que alguns não paguem por falta de dinheiro, outros simplesmente são esquecidos ou ocupados demais. Sendo assim, alguns dias antes do pagamento, ou no mesmo dia, lembre o paciente.

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3. Estabeleça uma boa comunicação

Da mesma maneira que é chato receber uma cobrança, quem precisa cobrar também fica em uma posição delicada.

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Para evitar problemas, estabeleça uma boa comunicação com os pacientes. Saiba como fazer a melhor abordagem, sem transmitir impaciência, arrogância ou falta de educação: LEIA ESTE ARTIGO.

Não leve a cobrança para o lado pessoal, portanto, trate o paciente que está inadimplente de um modo que o estimule a pagar. Quando tocar no assunto, tenha simpatia e compreensão. Tente chegar a um acordo, oferecendo opções e planos que facilitam o rápido pagamento do valor devido.

4. Não deixe a cobrança para depois

Por mais que o seu dia a dia no consultório seja bastante intenso, separe um momento dele para checar o controle de pagamentos e entrar em contato com os pacientes que possuem valores a pagar. Não deixe a cobrança para depois, afinal, o atraso será maior e o consultório ficará mais tempo sem o dinheiro. O paciente, por seu lado, arcará com um valor ainda maior — se somarmos juros e multa.

Crie uma rotina onde a cobrança faça parte dela, de diversos modos.

Não esqueça de enviar um alerta para os pacientes sobre os valores que estão para vencer, da mesma forma que você relembra as datas e horários das consultas e exames. Trabalhe com o paciente, jamais contra ele e evite a inadimplência no consultório.

Preparado para colocar as dicas em prática?

Deixe o seu comentário a seguir e nos conte quais são as maiores dificuldades que você enfrenta para fazer a gestão financeira do consultório!

Olha só esse material sobre como conversar com os paciente por Whats App e Redes Sociais:

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