como montar clínica

4 Perguntas fundamentais antes de montar seu consultório

Montar seu consultório próprio é um dos primeiros passos na* construção de sua reputação e da sua carreira como profissional de saúde,* mas esse processo envolve muitos desafios financeiros e administrativos.

Dessa forma, não basta apenas ser um bom profissional para obter sucesso com um consultório médico, é necessário expandir seu conhecimento para além da medicina e preparar-se para enfrentar o mercado.

Nesse artigo, buscamos esclarecer 4 principais dúvidas e temas que o profissional de saúde normalmente tem quando começa a pensar em abrir sua própria clínica:

1. Devo ter um sócio?

Uma das primeiras questões a surgir quando você toma a decisão de que quer um consultório próprio é se vai abri-lo sozinho ou com algum sócio.

Existem questões financeiras, legais e logísticas que não podem fugir do seu planejamento quanto à isso

medico_e_socio

Por exemplo, o tipo de registro e categoria que será feito quanto aos órgãos públicos, ou seja, a Natureza Jurídica da clínica – sociedade simples, sociedade limitada, empresa individual de responsabilidade limitada ou empresa individual – pode interferir, entre outros fatores, se os seus bens individuais de cada sócio poderão ser atingidos pelas dívidas contraídas pelo consultório ou não.

Se a sociedade for a melhor opção, seu sócio deve ser uma pessoa que esteja a bordo dos seus planos em relação ao tipo de consultório, ao tempo mínimo de dedicação, ao perfil do paciente, ao retorno financeiro e a todas as questões que terão que ser resolvidas em conjunto.

2. O que preciso saber? Quais conhecimentos são fundamentais?

Mesmo que você pretenda contratar um contador, um administrador e até mesmo uma consultoria de gestão, é essencial que como dono — ou sócio — você também entenda as questões administrativas do consultório.

Conhecer os custos fixos — água, luz, aluguel, telefone etc— e os custos variáveis da clínica — luvas descartáveis, abaixador de língua, papel etc – é entender como esses valores podem ser usados para calcular o custo real de uma consulta.

Além disso, estes são aspectos fundamentais na hora de construir o seu Fluxo de Caixa.

Determinar o preço da consulta é fundamental,  especialmente se você deseja atender apenas ou majoritariamente pacientes particulares.

Aprenda como é feita a gestão de um consultório, quais as novidades tecnológicas disponíveis no mercado e como mantê-lo sempre cumprindo seu principal objetivo – atender seus pacientes – com o máximo de eficiência.

Muitas vezes, a literatura voltada à Administração pode ser densa e pouco alinhada à realidade clínica.

Porém, existem no mercado diversos livros de médicos que abordam temas como a gestão de pequenas clínicas, Marketing para consultórios médicos e a relação entre médico paciente que podem ser muito úteis.

3. Como conseguir meus primeiros pacientes?

Por melhor que você seja em sua especialidade, qualquer consultório tem dificuldades nos primeiros anos, demorando um pouco para conquistar pacientes e ser reconhecido – principalmente em relação aos atendimentos particulares.

Pode ser necessário, por exemplo, ir equilibrando os atendimentos particulares com os de planos de saúde, que oferecem um gama grande de pacientes imediatamente, embora a uma menor remuneração.

Mais que isso, é importante já ter em mente e começar a aplicar algumas práticas de Marketing Médico, para aumentar sua visibilidade, encontrar e reter pacientes.

marketing médico

4. Qual o investimento necessário?

É essencial para qualquer empresa ou negócio entender sobre seus aspectos financeiros.

Na área da saúde não é diferente. Afinal, de nada adianta você oferecer um excelente atendimento e acabar fechando sua clínica por problemas administrativos financeiros.

Dessa forma, o investimento inicial deve ser suficiente para a compra de móveis, para o aluguel de alguns meses, para o pagamento dos funcionários, para manutenção da estrutura física e de equipamentos e para um fundo de reservas.

O fundo de reservas servirá então para cobrir esses momentos de emergência que surgem quando a clínica ainda não consegue cobrir todos os seus gastos com o capital de giro.

Mais importante ainda que o investimento financeiro, é o investimento de tempo para garantir que toda a burocracia de abertura do consultório foi seguida e que toda a documentação está certa junto a ANVISA e aos outros órgãos públicos.

É necessário que tudo esteja bem resolvido antes de abrir a agenda para a atender seus primeiros pacientes.

Outro ponto é quanto ao recolhimento de impostos.

Existem diversas categorias de impostos as quais você pode optar e esta decisão envolve alguns fatores chave como, por exemplo, folha de pagamento.

Estar atento ao aspecto tributário e planejar-se para tal pode economizar muito dinheiro – o que é fundamental no começo da sua clínica.

Paciência é uma virtude

O consultório próprio representa o médico. Desde uma relação médico paciente mais fortalecida, é um retorno pela sua dedicação à profissão a um posicionamento de autoridade em relação a outros profissionais da área.

No entanto, para que o consultório consiga trazer estes e outros benefícios, pode demorar alguns anos e é importante não ver isso como um desencorajamento.

Ao começar sua clínica é preciso não ter pressa.

Planejar todos os detalhes, tomar as decisões de forma segura, calcular bem os investimentos necessários, investir em marketing pelos canais certos e compreender que o setor da saúde tem um ritmo próprio.

Para informações mais completas sobre como montar seu consultório, preparamos um Guia completo para ajudá-lo nesta tarefa e deixá-la muito mais simples e prática:

eBook gratuito sobre Como Montar Seu Consultório Médico

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus