Controle Financeiro

4 dicas para cortar gastos no consultório médico

Cortar gastos no consultório médico é uma tarefa que exige muito cuidado para não diminuir a qualidade no atendimento ao paciente. Porém, existem algumas despesas que pesam muito no orçamento da clínica, mas que não podem ser eliminadas por completo. O que fazer nessa situação?

Atualmente, com o avanço da tecnologia, ficou mais fácil de reduzir as despesas sem interferir na produtividade dos seus colaboradores, e qualidade na recepção dos seus pacientes.

Pensando em ajudar, separamos 4 dicas essenciais para cortar gastos no consultório médico, sem prejudicar o valor dos serviços prestados. Acompanhe!

1. Conscientize seus colaboradores sobre a necessidade dos cortes

Quando o assunto é a diminuição de custos,  os colaboradores precisam apoiar a ideia e entender a necessidade dos cortes. Esclareça que o consultório adotará novas práticas para que a economia seja feita, e que você precisa da colaboração de todos.

Antes disso, reúna-se com sua equipe a fim de verificar onde estão os gastos excedentes, para evitar de diminuir algo que seja essencial para o bom funcionamento da clínica.

2. Procure formas alternativas de comunicação

As tarifas telefônicas costumam ser muito caras, principalmente, em ligações de fixo para móvel. Mas como o telefone é uma ferramenta indispensável dentro de um consultório, não tem como eliminá-lo. Por isso, é importante pensar em formas alternativas de comunicação.

Além do telefone fixo, a sua clínica também pode ter um smartphone, para possibilitar o contato com pacientes que utilizam o aplicativo WhatsApp ou Skype.

Dica: veja neste artigo quais as permissões e como atender os pacientes pelo WhtasApp.

Outra ferramenta que pode ser utilizada é o e-mail, por exemplo. Se o paciente tem o costume de acessá-lo constantemente, ele se torna uma boa opção para reduzir os custos com telefonia. É muito recomendado que se pergunte ao paciente quais as preferências que ele tem para ser contato.

3. Negocie com seus fornecedores

Quando o profissional tem uma boa reputação no mercado, a negociação torna-se mais fácil. Mas, antes de negociar, procure verificar os preços praticados no mercado. Separe os orçamentos e negocie com todos os fornecedores.

Antes de optar pelo menor preço, confira a qualidade do produto. O fornecedor precisa oferecer todo o suporte necessário para o seu consultório, para que a qualidade no atendimento aos seus pacientes seja sempre apreciada por eles.

4. Invista em um software de clínicas médicas

mobilidade ao medico

A tecnologia é uma excelente aliada para a redução de custos. Além de diminuir as chances de erros em informações importantes, ela também contribui para a diminuição de gastos com papel, impressão, arquivos etc.

Procure por um software que ofereça vários benefícios, como:

Todas essas vantagens auxiliam na diminuição de custos do seu consultório, e o melhor, otimizam o atendimento, tornando-o mais prático, pois o agendamento de consultas, contas, compra de materiais etc. serão organizados, agilizando assim os processos internos da sua clínica.

Ao cortar gastos no consultório médico, você vai perceber que será possível até realizar novos investimentos para melhorar a infraestrutura da sua clínica, e assim proporcionar aos seus pacientes mais conforto e segurança no atendimento.

Porém, é preciso que todos colaborem. Dessa forma o seu consultório vai crescer de maneira sustentável, destacando-se da concorrência e ganhando a preferência dos pacientes.

Ah! Antes de pensar que um software de gestão é só mais um custo para o consultório, fizemos as contas e registramos todas as vantagens e economias que um sistema pode proporcionar, veja: Preço do software médico:  esse é o único critério que você deve utilizar?

Planilha Grátis: Encontre os gargalos, diminua a ineficiência e aumente sua lucratividade. Clique aqui!

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

comments powered by Disqus