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4 Dicas de marketing médico, os seus desafios e limites

Cada vez mais novos profissionais de saúde têm mostrado seu lado empreendedor, seja iniciando suas clínicas ou consultórios, criando  novos negócios em saúde ou até mesmo agregando novos serviços àqueles já existentes.

Entretanto, na hora de divulgar sua clínica e seus serviços é natural que

Isso acontece pelo fato de médicos, dentistas, psicólogos e outros profissionais possuírem pouca ou nenhuma experiência em como se promover um negócio de maneira correta e eficiente no mercado.

marketingchannels

Por este motivo, separamos algumas dicas de como fazer seu consultório se destacar e posicionar de maneira diferenciada através do marketing médico.

**1. Os limites do marketing médico

**

Antes de buscar qualquer meio de divulgação, a primeira coisa a se fazer é consultar o código de ética do conselho que regulamenta sua profissão. É muito importante ficar atento às normas e condutas recomendadas pela instituição, em respeito a seus colegas de profissão e pacientes.

Uma vez  tendo isso esclarecido, é hora de iniciar seu trabalho de divulgação online, afinal os pacientes buscam cada vez mais por recomendações de clínicas e profissionais para que possam consultar.

Um bom começo é cadastrar sua clínica em portais e listagens de serviços de saúde. Isso irá render muitas visualizações de seu nome, endereço e informações de contato para quem faz este tipo de pesquisa.

2. Devo ter um site?

O segundo ponto é construir um site sério e profissional, preparado inclusive para ser acessado de aparelhos móveis, como tablets e *smartphones, *pois muitos pacientes usam o tempo livre durante o caminho entre casa e trabalho ou intervalo de almoço para efetuar estas pesquisas a partir destes dispositivos.

busca no google médicos em sorocaba

No entanto, apenas manter e atualizar seu site não é suficiente. É preciso que ele seja encontrado. Um estudo do Google, em 2012, revelou que:

*77% dos pacientes buscam um médico no Google *antes de marcarem suas consultas.

Por este motivo, em SEO – Search Engine Optimization, ou em português, otimização de mecanismos de busca – é fundamental para que sua clínica figure sempre entre os primeiros resultados de busca no Google.

3. E uma página no Facebook?

Estar presente nas redes sociais não é mais uma opção, e sim uma real necessidade – principalmente para clínicas que contam com atendimentos em mais de uma especialidade.

Uma das maneiras mais fáceis e eficazes de estar mais perto dos seus pacientes é a criar uma página no Facebook. Mas atenção, a idéia neste caso é criar um espaço institucional, ou seja, da clínica, o que deve ser feito através de uma *fanpage  *e não de uma perfil, como muitas pessoas fazem erroneamente.

clinicamirabilefacebook

Se sua intenção é se posicionar como profissional e se tornar autoridade e referência em determinado segmento, é recomendado que se crie um perfil no Twitter e/ou um blog. Entretanto, não basta apenas criar suas contas em qualquer uma destes canais se você não irá alimenta-los com conteúdo. É preciso atualiza-los com conteúdos frequentes e de qualidade, relacionado com o real interesse do seu público de modo a atrai-los e engajá-los.

Para tirar o máximo proveito da internet, leia também nosso artigo 7 truques infalíveis para o médico aumentar sua visibilidade na internet.

**4. Qual imagem seus pacientes tem da sua clínica?

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De nada adianta conseguir uma boa imagem se não for capaz de mantê-la.

A única forma de ter sua imagem sempre em alta é através de uma boa comunicação e bom relacionamento com seus pacientes.

Um dos pontos mais importantes neste aspecto é a sua marca.

Além de ser um dos primeiros contatos que alguns dos seus pacientes terão com você – principalmente online – a marca gera expectativa em relação ao atendimento que receberam da sua clínica ou consultório.

A clínica ou consultório deve possuir uma marca forte e moderna, que passe segurança a seu público e seja facilmente lembrada por ele.

Esta marca deve ser zelada e divulgada amplamente através da aplicação em diversos locais, desde fachadas, cartões de visita, formulários de receita e papelaria e até mesmo em canais de mídia. Se você tem alguma dificuldade nessa área, é recomendado que procure uma boa agência de publicidade e comunicação visual.

jsmedicalclinic

Uma outra ação simples e de baixo custo é cadastrar seus e-mails dos seus pacientes e enviar a eles newsletters informativos, com notícias e artigos sobre saúde e felicitações de aniversário, por exemplo.

Este cadastro pode ser feito por softwares de gestão médica como o iClinic, que além do cadastro de pacientes oferece serviços de prontuários customizáveis, prescrição eletrônica e envio de SMS com lembretes de agendamento, entre outras* funções que facilitam a interação com o pacientes.*

A divulgação da sua clínica a novos pacientes e um bom relacionamento com aqueles já existentes é que farão com que eles lembrem de você e seu atendimento sempre que precisarem ou quando perguntados se conhecem alguma indicação na área.

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