como divulgar minha clinica

3 Dicas para melhorar o seu Marketing Médico para clínicas e consultórios

O marketing médico precisa ser feito com muita cautela, afinal, o Conselho Federal de Medicina (CFM) impõe uma série de regras para a publicidade médica.

No entanto, há diversos meios simples de implementar propagandas para conseguir pacientes fieis e ampliar a rede de contatos de sua clínica. Confira 3 dicas de marketing médico para você se destacar em sua especialidade.

Atendimento de excelência

Em qualquer área de atuação, o marketing boca a boca é uma das melhores formas de divulgação.

Na busca bom um bom médico de determinada especialidade, por exemplo, o paciente é muito mais propenso a confiar em um profissional que algum familiar ou amigo indicou.

atendimento_bom_medico

Para ser o primeiro lembrado é preciso prestar um atendimento de excelência. Este padrão envolve todas as áreas da clínica, do atendimento telefônico à consulta do paciente e seu retorno.

Não há nada pior do que a sensação de que o médico está sempre com pressa. Ser atencioso, responder todas as dúvidas, manter a cordialidade e a paciência são qualidades fundamentais que devem estar presentes em todas as consultas. Além disso, outros fatores como limpeza e organização também contam.

Estes fatores, quando postos em prática diariamente, aumentam a confiança dos pacientes e faz com que que sua propaganda cresça de forma orgânica, através do boca a boca. Afinal só se indica em quem se confia.

**Presença online

**

Já abordamos por aqui a importância de estar nos meios digitais.

Manter um blog com informações úteis, uma conta no Twitter e uma fanpage no Facebook, são formas baratas e simples de engajamento e faz com que a clínica seja reconhecida por mais pessoas.

Sua marca

marca_do_medico

Outro fator importante é manter um site e uma logomarca que reflitam seriedade e confiança.

Existem diversas plataformas online de design, como o We Do Logos e a 99designs, onde é possível receber, por um preço mais em conta, um número considerável de exemplos de logos e escolher o melhor.

Após cadastrar o seu projeto e definir o valor do prêmio a ser pago, vários designers do Brasil e do mundo enviam seus trabalhos de acordo com o briefing que você definiu.

Nestas plataforma também é possível desenvolver layouts de qualidade para papelaria, receituários, cartões de visita, brindes e até design de sites.

Mídia espontânea

Os meios de comunicação ainda têm grande influência na população. Mídia espontânea é uma forma bem eficiente de marketing para profissionais de saúde, e a jeito mais comum de consegui-la é através de uma boa assessoria de imprensa, também conhecida como Relações Públicas.

medico_jornal

Existem diversas agências de comunicação no mercado, dos mais variados tamanhos e preços.

O trabalho de mídia deve ser feito para que o profissional de saúde seja reconhecido como especialista em determinado assunto.

Para isso, médico e agência devem trabalhar em sintonia, sempre com o objetivo de oferecer boas pautas para os veículos: o médico com informações úteis e de interesse da população e a agência transformando as informações em notícia.

Outra forma que traz resultados bastante significativos junto a assessoria de imprensa é trabalhar cases de sucesso. Novas formas de tratamento, pacientes recuperados e ações que fogem do comum, são alguns exemplos de boas pautas que podem render boas histórias nos jornais, revistas, rádios e sites.

Curso Marketing Medico

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