Administração e Gestão

10 tendências para quem quer empreender na área da saúde em 2017

Já pensou que 2017 pode ser um ano incrível para ter novas ideias, aproveitar oportunidades de negócios, se destacar no mercado… Enfim, empreender na área da saúde?

Neste artigo listamos 10 oportunidades de negócios incríveis para você que é médico ou profissional da saúde

1. Construção de produtos tecnológicos

Para quem quer ter sucesso nos negócios, a relação com inovações tecnológicas é mais importante do que nunca. Em 2017, a tecnologia será indispensável para que o negócio tenha potencial de competição no mercado.

A tecnologia pode tanto ser inserida nos processos da clínica, por meio da telemedicina, da implantação de equipamentos modernos ou da utilização de softwares de gestão, como também por meio da criação de aplicativos para o uso dos pacientes. Hoje os dispositivos wearables (de monitoramento do corpo) e apps de saúde estão super em alta.

Não é necessário ter muita bagagem técnica para usufruir da tecnologia!

Plataformas auto explicativas, como o WordPress, para criação de sites, o iClinic, para a gestão do consultório, o Google CloudPatform, para criação de apps, fazem muito sucesso porque permitem um gerenciamento simples sem a necessidade de muito conhecimento técnico por parte dos usuários.

2. Marketing de conteúdo

Para empreender na área da saúde em um universo cheio de concorrentes, uma estratégia de marketing bem feita pode fazer a diferença na hora de conquistar os pacientes.

O marketing de conteúdo é uma ótima forma de divulgação para a área da saúde! Isso porque a maior base dessa estratégia é a produção e a divulgação de conteúdos de qualidade.

Com ele você fortalece a marca da sua clínica no mercado, destacando-se frente aos concorrentes.

3. Presença online

A crescente demanda por serviços e informações disponibilizados na internet faz com que esse nicho de mercado se fortaleça cada vez mais.

Não fique para trás nesse aspecto. Divulgue sua clínica nas redes sociais e também por meio de um site. Pense em tudo que um paciente com algum problema buscaria na internet, como sintomas, clínicas renomadas, formas de tratamento, consultórios próximos a sua casa, etc.

Esteja presente nessas buscas, através de patrocínio do seu site no Google e também por meio da  produção de conteúdos para suprir essa necessidade dos pacientes.

Crie um relacionamento online com os pacientes. Sempre responda mensagens e comentários relacionados ao seu consultório.

4. Estratégias de satisfação dos pacientes

Para tornar sua organização cada vez mais popular, é importante manter uma ligação próxima com o paciente. Os serviços e o atendimento da clínica devem ser de alta qualidade.

Um software de gestão pode te ajudar nessa tarefa, pois ele agiliza processos, evita erros, facilita o agendamento e a comunicação e ainda estreita laços com os pacientes, através de confirmação de consulta por SMS e envio de e-mails em datas comemorativas, como seu aniversário.

O paciente é sempre o chefe! Cuide bem de sua saúde e de sua experiência na clínica.

O “boca a boca” é uma forma de divulgação muito impactante para a clínica, portanto zele para que os pacientes tenham uma boa impressão de seus serviços para indicá-los a mais pessoas. Prezar pela satisfação dos pacientes garante que os comentários sobre seu consultório sejam sempre positivos!

Mas como saber a opinião de seus pacientes? Para isso, a clínica deve fazer uma pesquisa de satisfação após as consultas, perguntando sobre todos os componentes de sua experiência, desde o agendamento da consulta, até o retorno.

5. De olho nos jovens

Empreender na área da saúde requer estar sempre atualizado. Portanto fique de olho nos jovens que estão entrando no mercado de trabalho. Eles vêm se profissionalizando cada vez mais e podem ajudar muito na atividade dos profissionais da saúde.

Ter alguém que entenda de tecnologia e tenha uma formação qualificada pode valorizar muito a clínica e facilitar o dia a dia do médico. Você pode usar esses critérios na hora da contratação da sua recepcionista da clínica, por exemplo.

6. Saúde e nutrição

Ao invés de se fecharem em relação aos novos consumidores de saúde, a chamada  geração Millennial, os hospitais, consultórios e todo o mercado envolvido com a saúde deverão cada vez mais enxergá-los como pacientes importantes. Entender sua maneira de pensar, adequar os serviços e a forma de comunicação e atendimento para esta geração é uma tendência para quem quer empreender na área da saúde.

Empreender na área da saúde

A nova geração preocupa-se muito mais com a saúde e nutrição do que seus pais e avós. Eles utilizam a tecnologia diariamente para monitorar e facilitar os hábitos saudáveis, medindo calorias, monitorando o sono e o desempenho esportivo, fazendo registros nutricionais por meio de aplicativos e dispositivos de monitoramento.

Portanto, é importante estar antenado nas novidades e aberto a novas formas de relacionamento com estes jovens pacientes.

7. Treinamento de funcionários e criação de cultura organizacional

Vem acontecendo uma reestruturação na forma como as habilidades de liderança e de treinamento são desenvolvidas nas organizações. Ao invés de ensinar a todos as mesmas competências, vale a pena focar nos pontos fortes de cada funcionário e desenvolvê-los, investindo mais no reforço de seus talentos naturais do que na padronização forçada de todos os funcionários.

Por isso é importante ficar muito atento no momento da contratação da sua equipe!

Ao contratar novos funcionários, analise sempre as habilidades pessoais e a facilidade e disposição de desenvolver-se. Além de valorizar pessoas que se identifiquem com os princípios da clínica.

8. Treinamento para funcionários remotos

O trabalho remoto será, cada vez mais, uma tendência. Pensando nisso, organizações que sejam eficientes no treinamento de funcionários que trabalham longe da sede da clínica ou hospital devem crescer.

Por isso, é importante considerar essa possibilidade. Pode ser que essa forma de trabalho tenha custos menores à organização e também seja mais produtiva. Em uma clínica grande, por exemplo, pode ser necessário ter um funcionário para cuidar do marketing, uma opção moderna e econômica é oferecer treinamentos para que ele possa trabalhar em sua casa.

9. Possíveis vendas e fusões de organizações

No momento atual da economia, a quantidade de fusões e aquisições de organizações aumentou. Por isso é importante ficar atento ao mercado. Caso tenha uma estrutura financeira e administrativa preparada, você poderá participar de fusões e ações de consultórios e hospitais.

Também há a possibilidade de ampliar sua clínica e incorporar mais profissionais de saúde.

10. Ações sustentáveis

As ações sustentáveis vêm tomando grande força nas organizações. Portanto, preze para que sua clínica e seus atendimentos sejam o mais sustentável possível!

Quanto a atitudes para preservar o meio ambiente, faça a coleta seletiva do lixo e reduza o desperdício de papéis, copos, água, energia e de matérias primas utilizadas nos atendimentos.

Mas lembre-se,  ser sustentável também envolve cuidar das finanças, para que o negócio se auto sustente, cuidar dos seus funcionários, para que sejam valorizados e desenvolvam suas habilidades ao longo do tempo, cuidar de si mesmo, para não se esgotar no trabalho e cuidar dos pacientes, para que sejam respeitados e fiquem satisfeitos com o atendimento!

Viu quantas oportunidades legais para empreender na área da saúde neste ano? Aproveite as dicas e mãos à obra!

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